Casimiro de Abreu - A Valsa


A Valsa - Casimiro de Abreu

Tu, ontem,
Na dança
Que cansa,
Voavas
Co'as faces
Em rosas
Formosas
De vivo,
Lascivo
Carmim;
Na valsa
Tão falsa,
Corrias,
Fugias,
Ardente,
Contente,
Tranqüila,
Serena,
Sem pena
De mim!
Quem dera Que sintas As dores De amores Que louco Senti! Quem dera Que sintas!... — Não negues, Não mintas... — Eu vi!... Valsavas: — Teus belos Cabelos, Já soltos, Revoltos, Saltavam,
Voavam, Brincavam No colo Que é meu; E os olhos Escuros Tão puros, Os olhos Perjuros Volvias,
Tremias, Sorrias, P'ra outro Não eu! Quem dera Que sintas As dores De amores Que louco Senti!
Quem dera Que sintas!... — Não negues, Não mintas... — Eu vi!... Meu Deus! Eras bela Donzela,
Valsando, Sorrindo, Fugindo, Qual silfo Risonho Que em sonho Nos vem! Mas esse Sorriso Tão liso Que tinhas Nos lábios De rosa, Formosa, Tu davas, Mandavas A quem ?! Quem dera Que sintas As dores De amores Que louco Senti! Quem dera Que sintas!... — Não negues, Não mintas,.. — Eu vi!... Calado, Sózinho, Mesquinho, Em zelos Ardendo, Eu vi-te Correndo Tão falsa
Na valsa Veloz! Eu triste Vi tudo! Mas mudo Não tive Nas galas Das salas, Nem falas, Nem cantos, Nem prantos, Nem voz! Quem dera Que sintas As dores De amores Que louco Senti!
Quem dera Que sintas!... — Não negues Não mintas... — Eu vi! Na valsa Cansaste; Ficaste Prostrada, Turbada! Pensavas, Cismavas, E estavas Tão pálida Então; Qual pálida Rosa Mimosa
No vale Do vento Cruento Batida, Caída Sem vida. No chão! Quem dera Que sintas As dores
De amores Que louco Senti! Quem dera Que sintas!... — Não negues, Não mintas... Eu vi!

Natal do HSBC 2008 em Curitiba


O Natal do HSBC 2008, principal espetáculo natalino de Curitiba e cartão postal da cidade, promete surpreender mais uma vez o público. O evento, que começou no dia 27 de novembro, terá como tema central a oportunidade de resgatar a infância nos adultos e nas crianças, com o espetáculo "Natal Feito Criança".

Os espetáculos se estenderão de sexta a domingo, até 19 de dezembro e contarão com a participação do ator Fulvio Stefanini, que atuará lado a lado com as crianças do Coral.

A previsão é receber cerca de 20 mil pessoas por dia, totalizando mais de 200 mil em todas as apresentações. A programação, que vai de 27 de novembro a 19 de dezembro, acontece de sexta a domingo, sempre às 20h30. Apenas o espetáculo de abertura da temporada, em 27 de novembro, está previsto para as 20h.
A história a ser contada no Natal do HSBC 2008 aborda a trajetória de um adulto que terá de provar que ainda é capaz de cantar, sonhar e brincar como uma verdadeira criança. O objetivo é resgatar sua alegria infantil e celebrar o Natal com as crianças do Coral do HSBC.
Fazem parte do roteiro as músicas natalinas, "Silent Night","White Christmas", "Calix Bento", "Boas Festas" e, entre as novidades, as canções brasileiras conhecidas pelas crianças e pelo público em geral: "Aquarela", de Toquinho, "Bola de Meia", de Milton Nascimento, "Acalanto", de Dorival Caymmi, A Banda", de Chico Buarque e "O Que É", de Gonzaguinha .

Sony Estréia Quarta Temporada de "Ghost Whisperer"


O Sony Entertainment Television estréia quinta-feira, dia 04 de dezembro, às 22h, a quarta temporada de Ghost Whisperer.
O novo ano da série começa com novidades no elenco. O ator Jamie Kennedy, conhecido por suas esquetes no programa de humor “The Jamie Kennedy Experiment” e também pela atuação na trilogia de terror, “Pânico”, chega para integrar o elenco fixo da trama. Em Ghost Whisperer, Jamie será Eli James, um jovem professor de psicologia que irá descobrir o dom da mediunidade. Enquanto Eli chega, o professor Payne (Jay Mohr) se despede deixando o seriado logo no início do quarto ano.
Nos Estados Unidos, a estréia da temporada foi líder de audiência, sendo assistida por mais de 9 milhões de telespectadores, um aumento de mais de 7% na audiência em relação ao primeiro episódio da 3º temporada.

Confira a sinopse do episódio “Firestarter”: Enquanto Melinda e Jim conversam sobre a possibilidade de terem um bebê, um telefonema avisa sobre um incêndio na Universidade de Rockland. Melinda fica preocupada com o professor Payne que não atende suas ligações. Ao chegar ao local, eles se certificam que Payne está bem e Jim salva Eli, um jovem professor de psicologia. No hospital, Jim e Melinda ficam chocados quando vêem Eli conversar com a estudante, Fiona, que morreu no incêndio.

Quinta no Quintana, Com Jazz e Literatura


Nesta quinta-feira (27 de novembro), a partir das 20 horas, o Quintana Café & Restaurante presta uma homenagem ao jazzista norte-americano Cole Porter no projeto semanal Quinta do Quintana. Os músicos Kadu Lambach (guitarra e violão) e Boldrini (baixo acústico) prepararam uma seleção com as principais músicas de Porter, que ficou notabilizado por suas composições para os grandes musicais da Brodway entre os anos 40 e 60. No repertório, sucessos como "I Love You", "Love for sale", "Night and Day", "Could it be You", "Easy to Love", entre outras.

Arte e Letra: Estórias
Além do jazz, o Quinta do Quintanatam bém traz novidades para os amantes da literatura. No mesmo dia será lançada a edição C da revista Arte e Letra: Estórias. Desta vez, a publicação está totalmente dedicada aos contos. O texto de Paul Auster, "O Conto de Natal de Auggie Wren", é inédito no país. Também é inédito no Brasil o conto "Pontes como Lebres" do escritor argentino Mario Benedetti. Completam a lista de autores desta edição Jonathan Coe, Arthur Schnitzler, Horacio Quiroga, M. R. James, o estreante Ernesto Klüppel e um trecho do romance "Longe Daqui" da autora americana Amy Bloom ainda inédito por aqui. A parte gráfica desta edição é feita por cartas de baralho antigas.A Arte e Letra: Estórias é editada pela Arte & Letra Editora, tem 80 páginas e custa R$ 16,50.

Lançamento do Livro "O País dos Petralhas"


Autor do blog de política mais influente da web, Reinaldo Azevedo é um dos mais polêmicos e conhecidos comentaristas da cena pública brasileira. Seus textos precisos e implacáveis refletem as contradições do país e falam tanto de cultura quanto política, economia e religião. Criador da expressão petralha para designar, com fina ironia, os petistas do governo, Reinaldo é opositor ferrenho ao governo Lula e de todos aqueles que o apóiam.
Em O PAÍS DOS PETRALHAS, Reinaldo reúne alguns dos textos publicados no Blog do Reinaldo Azevedo, hospedado na Veja.com, e no jornal O Globo. Escolhidos entre os mais de11 mil posts escritos pelo autor em um ano e meio, os textos são auto-suficientes. Sustentam-se como um ensaio, independentemente de data de publicação e fatos conjunturais. Guardam seu sentido mesmo pinçados de uma trama maior, despidos do elenco de dados que acompanha os escritos da rede.
O PAÍS DOS PETRALHAS nasce, então, sob o signo de um paradoxo: reúne textos com passado, presente e futuro, embora escritos, originalmente, para um blog. Este é, sem dúvida, um dos aspectos mais virtuosos desta coletânea, que exibe uma impressionante unidade: o que Azevedo escreve perdura, sem perder o calor e a urgência da hora. Se tudo parece banalizado pelo pragmatismo corriqueiro, ele não teme recorrer ao aporte teórico da política, da filosofia ou da arte.
O autor consegue um registro raro no jornalismo: é culto, mas jamais obscuro; refinado, mas não pernóstico; irônico, mas esperançoso. E é bem possível que a esperança esteja na origem de sua contundência. O PAÍS DOS PETRALHAS orna o pensamento político de muitas sutilezas, mas nunca de ambigüidades. Com Reinaldo Azevedo, o Brasil fica mais claro.

Lançamento no dia 26 de novembro, quarta-deira, às 19:30 horas, na Livraria Curitiba, do Shopping Estação.



Nine Poems Basilicata, o filme de Antonello Faretta no Brasil nesta terça-feira, ás 19:30 na Cinemateca de Curitiba.


Nine Poems in Basilicata – o filme dirigido pelo diretor Lucano, Antonello Faretta, produzido pela Noeltan Film que se concentra nas letras e poemas irreverentes do poeta americano John Giorno será lançado em Curitiba no dia 25 de novembro,ás 19:30, terça-feira na Cinemateca de Curitiba.
Poucos meses após a sua última projeção no prestigiado Bowery Poetry Club, em Nova Iorque , e depois de ser sido apresentado em cerca de vinte países em todo o mundo, Japão,Espanha, França, Argentina, Alemanha, Hungria, entre outros, Nine Poems inicia a sua turnê pelo Brasil em parceria com a Astrolábio, fundada e dirigida pelo compositor e sound designer Vadeco e com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.
Terça-feira, 25 de novembro ás 19,30hs, Nine Poems em Basilicata será exibido com a presença do diretor Antonello Faretta na cinemateca de Curitiba, que vem para Curitiba para lançar seu filme, ministrar um workshop, além de iniciar uma relação de intercâmbio entre Brasil e Itália, em parceria com a sua produtora Noeltan Film e a Astrolábio.
Além da projeção de lançamento de “Nine Poems in Basilicata”, será realizada uma workshop no dia 26 de novembro com o diretor italiano, que já trabalhou com Abbas Kiorastami e Babak Payammi, sobre escrever e dirigir filmes baseados na relação entre cinema e poesia.
Serviço:
Projeção de lançamento : 25 de nov – terça-feira- 19:30hs – Cinemateca de Curitiba
Workshop: 26 de nov – quarta- feira- 19:30- Astrolábio Musica Áudio e Multimídia
Informações: 3016-6002
http://www.astrolabiomusic.com.br/

Pocket Show - "Doktor Schlaufe Experience"



Junte dois músicos virtuosos e todas as vantagens que a música eletrônica oferece. Este é o Doktor Schlaufe Experience. No repertório há composições próprias e de alguns parceiros como Paulo Leminski, Alice Ruiz, Maurício Einhorn, entre outros. A combinação de tecnologia com o talento e a criatividade dos músicos, somada ao som de seus vários instrumentos tocados ao vivo, faz com que o Doktor Schlaufe seja uma experiência única, divertida, dançante e prazerosa.
O pocket-show, acontecerá nesta terça-feira, 25 de novembro, às 19:30horas, na Fnac/Curitiba.

Cristovão Tezza na Livrarias Curitiba.



O escritor Cristovão Tezza participa de um bate-papo sobre o livro “O Filho Eterno”, pelo qual ganhou o Prêmio Jabuti de Melhor Romance do Ano. No evento, o autor falará sobre o processo criativo deste livro e a respeito do conjunto de sua obra, comentando quais as motivações que o levam a escrever e estar entre os melhores escritores brasileiros da atualidade.
O encontro acontecerá nesta terça-feira, dia 25 de novembro, às 19:30 horas, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação.

TCM apresenta a 2ª edição de "50 Filmes Para Assistir Antes de Morrer"


No ano passado, o TCM mexeu com os brios dos fãs de cinema ao reunir uma programação especial de obras-primas especialmente selecionadas sob o título de 50 FILMES PARA ASSISTIR ANTES DE MORRER. O desafio de preparar uma lista como esta é tão complexo quanto irresistível – e, ao final da primeira escolha, já se viam fortes candidatos para uma possível segunda edição. Para encerrar o ano em alto estilo, a partir do dia 1º de dezembro o TCM exibe uma nova seleção para o bloco especial 50 FILMES PARA ASSISTIR ANTES DE MORRER, que toma o cuidado de não repetir nenhum dos destaques do ano anterior. Os filmes serão exibidos em dose dupla todos os dias até o dia 25 de dezembro, a partir das 22h.

Assim como em 2007, muitas das produções estão devidamente incluídas nas mais prestigiadas listas de “melhores de todos os tempos”, escolhidas por atores, diretores, produtores e roteiristas. São trabalhos aclamados pelos críticos de todo o mundo, premiados nas grandes cerimônias da indústria cinematográfica e com personagens e histórias que se tornaram símbolos da cultura pop.

“Nós prometemos e cumprimos: chegou o mês de dezembro e compilamos uma nova edição de 50 FILMES PARA ASSISTIR ANTES DE MORRER, especial que tem tudo para se tornar um daqueles tradicionais clássicos de final de ano”, diz Marcelo Tamburri, diretor do TCM Classic Hollywood. “É uma satisfação e uma honra dividir com nossos espectadores esta nova edição. E podemos dizer que, graças ao enorme número de produções que todo cinéfilo deve assistir pelo menos uma vez na vida, podemos garantir uma terceira edição com 50 filmes diferentes para o final de 2009”, completa.

Confira abaixo a programação:


1º de dezembro – segunda-feira
22h – O Expresso de Xangai (Shanghai Express, 1932)
23h25 – Juventude Transviada (Rebel Without a Cause, 1956)

2 de dezembro – terça-feira
22h – Um Dia de Cão (Dog Day Afternoon, 1975)
0h10 – Diabo a Quatro (Duck Soup, 1933)

3 de dezembro – quarta-feira
22h – O Show Deve Continuar (All That Jazz, 1979)
0h10 – O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (What Ever Happened to Baby Jane?, 1962)

4 de dezembro – quinta-feira
22h – Rio Vermelho (Red River, 1948)
0h15 – Perseguidor Implacável (Dirty Harry, 1971)

5 de dezembro – sexta-feira
22h – O Ocaso de Uma Lenda (This is Spinal Tap, 1984)
23h30 – Vampiros de Almas (Invasion of the Body Snatchers, 1956)

6 de dezembro – sábado
22h – O Barco – Inferno no Mar (Das Boot, 1981)
0h30 – O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972)

7 de dezembro – domingo
22h – Os Dez Mandamentos (The Ten Commandments, 1956)
1h45 – As Aventuras de Robin Hood (The Adventures of Robin Hood, 1938)

8 de dezembro – segunda-feira
22h – Matar ou Morrer (High Noon, 1952)
23h30 – Confidências à Meia-Noite (Pillow Talk, 1959)

9 de dezembro – terça-feira
22h – Todos os Homens do Presidente (All the President's Men, 1976)
0h25 – Grande Hotel (Grand Hotel, 1932)

10 de dezembro – quarta-feira
22h – Pacto de Sangue (Double Indemnity, 1944)
23h55 – A Princesa e o Plebeu (Roman Holiday, 1953)

11 de dezembro – quinta-feira
22h – O Enigma do Outro Mundo (The Thing, 1982)
23h55 – Amargo Pesadelo (Deliverance, 1972)

12 de dezembro – sexta-feira
22h – Agonia e Glória (The Big Red One, 1980)
0h – O Iluminado (The Shining, 1980)

13 de dezembro – sábado
22h – O Bom, o Mau e o Feio (The Good, the Bad & the Ugly, 1966)
0h50 – Os Doze Condenados (The Dirty Dozen, 1967)

14 de dezembro – domingo
22h – A Marca da Maldade (Touch of Evil, 1958)
23h40 – Os Pássaros (The Birds, 1963)

15 de dezembro – segunda-feira
22h – A Força do Destino (An Officer and a Gentleman, 1982)
0h10 – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall, 1977)

16 de dezembro – terça-feira
22h – Meu Amigo Harvey (Harvey, 1950)
23h50 – Um Dia em Nova York (On The Town, 1949)

17 de dezembro – quarta-feira
22h – A Conversação (The Conversation, 1974)
23h55 – Galante e Sanguinário (3:10 to Yuma, 1957)

18 de dezembro – quinta-feira
22h – O Terceiro Homem (The Third Man, 1949)
23h45 – No Calor da Noite (In the Heat of the Night, 1967)

19 de dezembro – sexta-feira
22h – Tootsie (Tootsie, 1982)
0h – Se Meu Apartamento Falasse (The Apartment, 1960)

20 de dezembro – sábado
22h – Os Irmãos Cara-de-Pau (The Blues Brothers, 1980)
0h15 – O Selvagem (The Wild One, 1954)

21 de dezembro – domingo
22h – Por Quem os Sinos Dobram (For Whom The Bell Tolls, 1943)
0h40 – O Sol é Para Todos (To Kill a Mockingbird, 1962)

22 de dezembro – segunda-feira
22h – Entre Dois Amores (Out of Africa, 1985)
0h45 – Cupido é Moleque Teimoso (The Awful Truth, 1937)

23 de dezembro – terça-feira
22h – O Planeta Proibido (Forbidden Planet, 1956)
23h45 – Dr.Fantástico (Dr. Strangelove or: How I Learned to StopWorrying and Love the Bomb, 1964)

24 de dezembro – quarta-feira
22h – A Felicidade Não se Compra (It's a Wonderful Life, 1946)
0h15 – A Roda da Fortuna (The Band Wagon, 1953)

25 de dezembro – quinta-feira
22h – Spartacus (Spartacus, 1960)
1h10 – Frankenstein (Frankenstein, 1931)

Mel Gibson, Kid Rock, Willie Nelson E Britney Spears na 11ª Temporada dos Simpsons


A família mais famosa do mundo está de volta. Em 19 de novembro, a Fox Home Entertainment lançou a décima primeira temporada do seriado Os Simpsons, em um Box com quatro DVD´s recheados de aventuras e muitos extras. São mais de oito horas de diversão garantida em 22 episódios. Os fãs poderão ainda conferir as participações de estrelas como Mel Gibson, Lucy Lawless, Gary Coleman, Kid Rock, Jan Hooks, Penn & Teller, Britney Spears, Tim Robbins, John Goodman, Parker Posey, Ron Howard, Henry Winkler, The B-52's e Willie Nelson.

Esse é o primeiro lançamento após a exibição de Os Simpsons – O Filme no cinema, em agosto de 2007. Com embalagem colecionável, que traz na capa o palhaço Krusty, a décima primeira temporada da série traz extras como cenas excluídas, comentários em áudio e efeitos especiais.

Papo Musical Internacional - Andy Rourke

O Papo Musical Fnac – Lumen fecha o ano com chave de ouro. Na última edição de 2008, o convidado é o ex-baixista da lendária banda inglesa The Smiths, Andy Rourke. Ele vem à Curitiba para lançar a coletânea Hang The DJ, que contem os maiores sucessos do seu antigo grupo. Além disso, ele vai conversar, sob mediação de um colaborador da Lumem FM, sobre os anos de palco com Morrissey e cia, os tempos atuais e sua nova ocupação como DJ. Após o bate papo, você poderá conferir Andy nas carrapetas do Vox Bar.
O encontro será nesta quinta-feira, dia 20 de novembro, às 19:30horas, na Fnac - Curitiba.

Zumbi dos Palmares e o Dia da Consciência Negra


Zumbi nasceu no início de 1655, numa das aldeias do Quilombo de Palmares. Com poucos dias de vida, ele foi capturado por soldados portugueses comandados por Brás da Rocha Cardoso. O garoto foi entregue ao padre português Antônio Melo, que o batizou com o nome de Francisco.
O padre ensinou Zumbi a ler e escrever em português e latim. Quando tinha 15 anos, Zumbi fugiu da casa do padre e voltou para o Quilombo de Palmares, trocando seu nome cristão de Francisco pelo nome africano Zumbi.
Ele se tornou um grande guerreiro e estrategista militar na luta para defender Palmares contra os soldados portugueses. Porém, em 1678, Ganga-Zumba, então o chefe do quilombo, assinou um acordo de paz com o governo de Pernambuco. A decisão não foi aceita pelos quilombolas e Zumbi rompeu com Ganga-Zumba e se transformou no grande chefe.
Durante os anos de 1680 a 1691, Zumbi conseguiu derrotar todas as expedições enviadas contra o Quilombo dos Palmares.
O guerreiro só foi capturado no dia 20 de novembro de 1695. Traído por um dos seus comandantes, Antônio Soares, Zumbi foi morto, esquartejado e teve a sua cabeça exposta em praça pública na cidade de Olinda, em Pernambuco. Uma lei federal de 2003 instituiu na data da morte de Zumbi o Dia da Consciência Negra.

Leituras no Quintana


Livro da Juruá Editora aproxima Música, Ciência e Musicoterapia


Acontece na próxima quarta-feira, dia 19/11, às 19h45, no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, o lançamento do livro “A Música e a Ciência se Encontram – um estudo integrado entre a Música, Ciência e Musicoterapia”, de autoria da Professora Doutora Clotilde Espínola Leinig.
A Música e a Ciência se encontram – um estudo integrado entre a Música, Ciência e Musicoterapia traz um manual completo sobre a música e todos os aspectos em que ela se insere em nossa vida e, exatamente por isso, temos uma obra tão extensa; afinal a música está presente na vida de todos, mesmo que não se tenha a exata medida do que se ouve e de como nosso corpo está reagindo perante essas vibrações.
“A musicoterapia busca ajudar o indivíduo a estimular suas capacidades físicas, mentais, cognitivas e sociais, a partir de um processo terapêutico baseado no canal sonoro musical e na criatividade”, explica Leining.
O leitor encontrará na obra um tratado sobre a música, a história de uma vida dedicada a esse tema e a todos os aspectos que ele abrange: seus componentes, sua história, seus efeitos sobre o homem.
Por ser multidisciplinar, esta obra serve como suporte para vários profissionais de áreas distintas como: Sociólogos, Antropólogos, Filósofos, Psicólogos, Médicos, Cantores, Musicistas, Pedagogos, entre outros.

O que é Musicoterapia?
A musicoterapia é a utilização da música e de seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.

Ensaio Sobre A Cegueira Ultrapassa A Marca Dos 800 Mil Espectadores


O filme Ensaio sobre a Cegueira ultrapassou a marca dos 800 mil espectadores, mantendo desde a sua estréia uma ótima performance. O longa, que foi lançado primeiramente no Brasil, estabeleceu um novo patamar de abertura para os filmes do diretor Fernando Meirelles e nas semanas seguintes continuou com excelente acolhimento do público. Para Patricia Kamitsuji, diretora geral da FOX FILM, estes resultados foram recebidos com muita satisfação: "Ensaio Sobre A Cegueira está há 8 semanas entre os filmes mais vistos do país e com excelente sustentação, o que mostra o boca a boca extremamente positivo que o filme alcançou. Este filme serve de exemplo para futuras co-produções e projeta o Brasil internacionalmente, foi um filme concebido para ser globalizado que merece ser visto no mundo inteiro."

"Ensaio sobre a Cegueira", dirigido por Fernando Meirelles (de “O Jardineiro Fiel” e “Cidade de Deus”, pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor), é baseado na obra do escritor português José Saramago, único escritor da língua portuguesa a receber o primeiro Nobel de literatura. O filme reúne elenco internacional, com nomes de destaque como Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga, Gael Garcia Bernal, Danny Glover, entre outros.

Grua Livros lança “Da loucura dos homens & outros escritos”


Amor pelas mulheres é personagem principal.

“Da loucura dos homens & outros escritos” é o quarto título lançado pela Grua Livros neste segundo semestre de 2008.
A primeira parte do livro é constituída de nove pequenas histórias e tem como personagem principal o amor pelas mulheres. Em tempos de desgaste da palavra amor, o lirismo, esquecido e arriscado, é resgatado com precisão e delicadeza na escrita do autor Rodrigo de Faria e Silva. Rodrigo trabalha a construção do mundo interior de seu personagem narrador, em que a mulher é argamassa necessária, quer como a mãe que assopra o machucado, quer como a mulher que o encara no elevador e faz desejos entrarem em ebulição.
A segunda parte do livro, Outro escritos, são contos em que o inusitado vem como único desfecho possível, ainda que, por vezes, duros como a própria realidade.
Neste “Da loucura dos homens & outros escritos”, através dos óculos que é a boa literatura, Rodrigo instiga com a verdade atrás das máscaras. Às vezes, um burro é só um burro mesmo, e nunca será um príncipe, ainda que a moça tenha tido a melhor noite de sua vida. E às vezes, num lamento, uma reflexão, triste será o dia em que descobrir que as mulheres que seduzem na verdade pedem socorro.

Ciclo de Cinema - Bollywood


Em comemoração ao Dia Mundial do Cinema, o professor Tom Lisboa ministra a palestra “Bollywood – A indústria de Cinema da Índia”, na qual trata do maior complexo de produções cinematográficas do planeta. No evento, Lisboa apresenta a indústria de cinema indiana, mostra um documentário por ela produzido e traça um comparativo entre Bollywood e Hollywood.

A palestra será no dia 19 de novembro, quarta-feira, às 19:30 horas, na Librarias Curitiba, do Shopping Estação.


Pocket Show com a cantora Sandra Ávila


Dia 19 de novembro, quarta-feira, às 20 horas, vai acontecer o pocket-show da cantora Sandra Ávila para lançar o seu segundo CD intitulado “Bridges”, que mistura ritmos do pop internacional e de nomes consagrados da MPB como Cazuza, Djavan e Ivan Lins.

Será na Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigüi.

Em sua carreira solo como cantora, Sandra Ávila apresenta repertórios de Jazz e MPB. Combina o clássico, o lírico com o jazz. Fez apresentações memoráveis nas principais casas de shows e teatros de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.
Ao lado do Original Jazz Combo, apresentou o espetáculo “Midnight Time”. O show fez releituras de grandes mestres como George e Ira Gershwin, Thelonious Monk, entre outros.
Sandra participou do grupo vocal profissional do Conservatório de MPB, o “Brasileirão”. Também fez um show em homenagem aos Beatles chamado “Beatles em Jazz”.

Lançamento do Livro - Dicionário de Formas de Tratamento



Dia 18 de novembro, terça-feira, às 19h30 acontecerá o lançamento livro “Dicionário de Formas de Tratamento”, bate-papo e sessão de autógrafos com o autor Luiz Gonzaga Paul.

Na Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigüi.

Os tratamentos em português - por vezes complicados - já fizeram alguém afirmar que "em Portugal, uma pessoa está sujeita a ser interpretada de quatro ou mesmo de cinco modos diferentes". No Brasil não é diferente. No Dicionário de Formas de Tratamento (DFT) desfilam mais de 400 personalidades. Com ele, você acerta quem será Vossa Senhoria ou outros. O DFT é indispensável para assistentes e secretários(as) do serviço público, das empresas públicas, privadas, de eventos e de comércio exterior. O DFT lhe fornece o que é necessário para acertar o tratamento quanto à etiqueta, ou protocolo, e ao bom português. Permite conhecer mais seu destinatário e fornece as formas de tratamento.

Mondo Bacana - "Mordida"



A cada mês o site Mondo Bacana apresenta no Fórum de eventos da Fnac, o melhor do que está sendo produzido no rock curitibano. A banda da vez é o Mordida, descolado e dançante, com influências de sixties, jovem guarda, psicodelia, surf music e punk rock.

Conta com Paulo Nadal no microfone e na guitarra, Ivan Rodrigues na bateria e Álvaro Antonio, no teclado. Entre os destaques da trajetória da banda está a participação da coletânea européia de Tributo ao Kinks. Além do pocket-show a banda também participará de uma entrevista comandada pelo editor Abonico Smith e pelo blogueiro Getúlio Guerra.

Mais informações em http://www.mondobacana.com/

O encontro acontecerá nesta terça-feira, dia 18 denovembro, às 19:30 horas.

As Belas Cidades Brasileiras



Segunda-Feira, dia 17/11/2008 ás 19:30 horas, a Fnac apresenta: Bate-Papo "As Belas Cidades Brasileiras".
O fotógrafo Pablo Contreras apresenta na Fnac seu projeto cultural de produção de cadernos de postais sobre as principais cidades turísticas brasileiras. O trabalho, que ajuda a ONGs nas áreas de responsabilidade social e meio-ambiente, tem dois cadernos voltados para Curitiba - a primeira cidade a participar - e os presentes poderão ver fotos em cores e PB de toda a cidade. As próximas cidades a serem fotografadas serão Foz do Iguaçu, Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus.

Filmes Selecionados Para o 41º Festival de Brasília Concorrem a R$ 505 Mil Em Prêmios


Tem início na próxima semana mais uma edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, evento arrolado como Patrimônio Imaterial do Distrito Federal desde sua 40ª. edição.
Os filmes selecionados para o evento, tanto as produções locais quanto as de outros estados, concorrerão a um total de R$ 505 mil (quinhentos e cinco mil reais) em prêmios, conferidos pelo júri oficial, júri popular, empresas e entidades parceiras do evento.
Disputarão R$ 345 mil as produções nacionais da mostra competitiva oficial, sendo R$ 190 para longa-metragem em 35mm, R$ 55 mil para curtas ou médias em 35mm e R$ 50 mil para filmes em 16mm, escolhidos pelo júri, e mais R$ 30 mil para o melhor longa em 35mm e R$ 20 mil para o melhor curta 35mm, pelo júri popular.
Somam-se a estes o Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal (R$ 65 mil), Prêmio IESB de Cinema (R$ 15 mil), Prêmio MegaColor / Estúdios Mega (R$ 18 mil), Prêmio Quanta (R$ 22 mil), Prêmio Aquisição Canal Brasil (R$ 10) e Prêmio Aquisição TV Brasil (R$ 30 mil).
Algumas empresas e entidades parceiras do Festival também conferirão troféus e prêmios em espécie, como é o caso do Prêmio Dolby, que consiste na licença equivalente a quatro mil dólares, para utilização do sistema de som Dolby.
Troféu Marco Antônio Guimarães, conferido pelo Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, Prêmio Saruê, conferido pela equipe de cultura do jornal Correio Braziliense; Prêmio da Crítica, para o melhor longa e melhor curta em 35mm; Troféus Conterrâneos, oferecido pela Fundação CineMemória ao melhor Documentário do Festival; Prêmio ABCV DF 2008, conferido à melhor produção do Distrito Federal e Prêmio Vagalume, conferido por integrantes do projeto Cinema para Cegos, da Diretoria de Inclusão Sociocultural, da Secretaria de Cultura do DF.

Telúrica - Apresentação de Dança Integrada


Cyndi Lauper vem ao Brasil e passa por Curitiba



Cyndi Lauper, a norte-americana ícone oitentista, se apresenta em Curitiba no Teatro Positivo. O show faz parte da turnê Bring Ya To The Brink. A apresentação acontece no dia 17 de novembro, segunda-feira, às 21h. Os ingressos já estão à venda.Bring Ya To The Brink é o álbum mais recente da cantora, lançado no primeiro semestre deste ano. O primeiro single, Same Ol` Story, reflete o mesmo estilo dance music que faz, até hoje, parte de várias gerações de garotas que só queriam sair e se divertir. Into The Nightlife é o segundo single e o que mais apresenta a influência gay pela qual Cyndi Lauper passou para se reinventar e voltar a tocar nas rádios após um período mais "sério".
A volta da cantora às paradas de sucesso é resultado de parcerias com produtores renomados da dance music.

Séries do Sony Entertainment Television Começam a Ser Exibidas no Site do Canal



O Sony Entertainment Television não para de levar novidades aos seus telespectadores. Depois de anunciar as grandes estréias de sua programação, o canal vai
disponibilizar sucessos de sua programação em sua página na web. Novas séries e novas temporadas não ficarão restritas à tela do canal, os fãs de seriados também poderão assisti-los na internet.
A primeira a já ter episódios disponíveis na rede é Private Practice. Para acompanhar pela web, basta acessar o site http://www.canalsony.com.br/, no dia seguinte em que o episódio foi exibido, e clicar na área de vídeos. Lembrando que cada episódio fica exposto no site do canal pelo período de uma semana.
A iniciativa de exibir as séries no site do canal acontece devido a um acordo entre a Sony Pictures Television Internacional e os estúdios Disney, que produzem esses seriados. Por esse motivo os fãs do Sony terão muito mais novidades nos próximos meses, quando outros sucessos do canal também estarão online.

A Vida de Vera Nunes em "Raro Talento"


Conhecida como a “Bonequinha do Cinema” e a “Namoradinha do Brasil”, a atriz Vera Nunes foi uma das maiores estrelas que o cinema nacional já conheceu. Seu depoimento à jornalista Eliana Pace é repleto de detalhes de uma das épocas mais ricas das artes brasileiras. “Raro Talento” é um lançamento da Coleção Aplauso – Série Perfil, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
Filha de portugueses e batizada Izaura Nunes Henriques, Vera começou a trabalhar como radioatriz no Teatro da Mocidade da rádio do Ministério da Cultura aos 16 anos. Não demorou muito para estrear no cinema com o filme carnavalesco Noites de Copacabana, de Leo Marten. Conforme suas próprias palavras, nunca teve dificuldades para trabalhar: os convites eram freqüentes e ela atuou em mais de uma dezena de filmes. Foi protagonista de um dos períodos de maior efervescência do cinema brasileiro, quando aconteceram diversas tentativas de industrializar a produção cinematográfica. Era o tempo da lendária Companhia Vera Cruz e da Maristela, onde atuou em sucessos como Presença de Anita e Suzana e o Presidente a convite do diretor italiano Ruggero Jacobbi.
Foi ainda a primeira atriz a atuar em uma produção estrangeira, Não me Diga Adeus, de Luís Moglia Barth. No livro, ela relembra que durante as filmagens na Argentina, sua mãe, que a acompanhava nas gravações, pôde rever um irmão com quem não se encontrava há muitos anos. Estreou nos palcos com a peça Como os Maridos Enganam, de Paul Nivoix, e a partir daí construiu uma sólida carreira também no teatro, onde contracenou com Paulo Autran, Tônia Carrero, Walmor Chagas, Carlos Zara, entre tantos outros.

As Aventuras de Philippe Gratin Chegam às Livrarias Brasileiras


Um Robin Hood das artes seria uma ótima definição para Philippe Gratin. Um justiceiro às avessas, o herói tem um código de ética inusitado: rouba de quem rouba... obras de arte! É neste cenário de aventura policial, com toques de comédia, que o autor italiano Renzo Mosca situa o personagem em Philippe Gratin troca de canal, lançamento infanto-juvenil que abre a série da Editora Prumo.
As desventuras começam quando a obra "A ronda noturna", do grande pintor holandês Rembrandt, é roubada do museu nacional de Amsterdã, na Holanda. O diretor do museu, Otto Wafer, está desesperado: ele tem apenas quinze dias para recuperar o quadro e os criminosos ameaçam desfigurar a pintura, recortando... o nariz de todos os personagens retratados na tela! É quando Philippe Gratin entra em cena com a missão de recuperar o quadro roubado, percorrendo os inúmeros canais de Amsterdã.
Philippe Gratin troca de canal (o título faz menção aos diversos canais fluviais da cidade de Amsterdã, onde se passa a história), não é a primeira aventura de Philippe Gratin, ou PG. O personagem, criado em 1994, em sua língua natal, o italiano, já encabeçou uma série de livros para adolescentes, alguns já publicados em diversos países.
Nota-se uma necessidade no livro em despertar o interesse dos leitores para as obras de arte e a Arte como um todo. A trama apresenta um estilo com ritmo cinematográfico, recheado de cortes de “cenas” e capítulos com ganchos repletos de mistério — a escolha do narrador em primeira pessoa salienta essa característica. Com PG e sua trupe, visitar museus clássicos e apreciar obras-de-arte nunca soou tão divertido.
SOBRE O AUTOR:
Renzo Mosca é professor para adultos com necessidades especiais na Província de Brescia (Itália), além de realizar workshops infantis no local. Com a série Phillipe Gratin, entrou para o mundo da literatura infanto-juvenil. Suas tramas procuram resgatar o interesse dos jovens pelas obras de arte dos grandes pintores e pela Arte num âmbito geral.

Ouvir Estrelas - Olavo Bilac

“Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso! ”E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muitas vezes desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto
A Via-Láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: “Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?”

E eu vos direi: “Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas”

(Poesias, Via-Láctea, 1888).

Show de Lulu Santos será nesta Sexta no Teatro Positivo


Com um repertório repleto de grandes sucessos da carreira e as novidades do “CD LongPlay” o cantor Lulu Santos desembarca em Curitiba no dia 7 de novembro para única apresentação no Teatro Positivo. Ícone do pop nativo, ele já vendeu mais de cinco milhões de discos ao longo dos 25 anos de carreira.

Para o show, Lulu Santos traz no repertório um mix perfeito entre os inúmeros sucessos da carreira e as novidades do CD LongPlay. Do novo álbum, “Contatos”, a escolhida para as rádios; “Deixa Isso Pra Lá”, um batidão estilizado do “clássico” de Jair Rodrigues (na trilha sonora da novela Sete Pecados); a pop “Seu Aniversário”; “Domingo Maldito” e “Dopamina” com os dois pés no rock Brasil oitentista, mas sem nostalgia e, ainda, a funkeada “Se Não Fosse o Funk”; “Propriedade Particular”, que mistura levada de breque com uma guitarra saturada; a pop “Ninguém Merece” e a dançante “Olhos de Jabuticaba”.

AXN Estréia 12ª Temporada de “The Amazing Race”


A 12ª edição do reality show The Amazing Race conta com 11 times, cada um composto por duas pessoas que já possuem uma relação, sejam elas namorados, pai e filha, neto e avô, irmão e irmã, amigos, casados e melhores amigos. As equipes viajarão pelo mundo em aproximadamente 30 dias. A cada destino, as duplas terão que cumprir uma série de desafios, e apenas quando as tarefas estiverem completas, elas saberão qual é o próximo rumo. Os times que estiverem muito para trás serão eliminados gradualmente com o progresso do programa e a primeira equipe que chegar ao destino final ganhará o prêmio de US$ 1 milhão.
Os 11 times que irão participar do reality show viajarão aproximadamente 30.000 milhas, passando por quatro continentes e cinco países nunca antes visitados pelo programa, como: Irlanda, Lituânia, Croácia, Taiwan e Burquina Faso (África).
A estréia da 12ª edição de The Amazing Race , em novembro de 2007 nos Estados Unidos, obteve a maior audiência do primeiro programa do reality show entre todas as demais temporadas, com a média de 13,72 milhões de telespectadores.
No episódio “Donkeys Have Souls Too”, as 11 duplas partem da Playboy Mansion em Los Angeles. As equipes já começam na disputa por vôos para Shannon, na Irlanda, onde eles terão que andar de bicicleta em um fio 200 pés acima do Oceano Atlântico.
The Amazing Race conquistou cinco Emmys de melhor reality show.
O AXN estréia a 12ª temporada de The Amazing Race
dia 09 de novembro, domingo, às 11h, com reprise às 19h.

Tipos de Livros - Ítalo Calvino


TIPOS DE LIVROS

Livros que leste.
Livros que não leste.
Livros que não podes deixar de ler.
Livros que podes deixar de ler.
Livros já lidos sem sequer ser preciso abri-los.
Livros que se tu tivesses mais vidas para viver certamente também os lerias.
Livros demasiado caros que esperas poder comprar em saldos.
Livros que podes pedir a alguém que tos empreste.
Livros que todos leram, portanto é quase como se tu os tivesses lido também.
Livros que há tanto tempo planeias ler.
Livros que queres possuir para os teres à mão em todas as circunstâncias.
Livros que poderias pôr de lado para leres talvez este Verão.
Livros que fariam muito jeito para equilibrar a perna do sofá.
Livros que te inspiram uma curiosidade repentina, frenética e não justificável.
Livros lidos há tanto tempo que seria hora de os releres.
Livros que fazes conta que leste e que seria hora de te decidires a lê-los de facto.
Italo Calvino

Livro - Luzes no Espelho: Memória do Corpo e da Emoção


Adélia Maria Woellner - da Academia Paranaense de Letras - e o Instituto Memória Editora lançaram a 2a. edição da obra: LUZES NO ESPELHO: MEMÓRIA DO CORPO E DA EMOÇÃO .

“Uma leitura tão emocionante, com momentos tão pungentes, uma beleza do começo ao fim! Parabéns pela obra tão inspirada e profunda, que apresenta tantos momentos filosóficos com uma suavidade surpreendente. O efeito dos poemas é muito bom, compondo junto com a prosa.”
Luci Collin, doutora em literatura, professora da UFPR, Curitiba
“(...) sinto-me profundamente emocionada, não apenas com o esmero lingüístico, com a elegância plástica do livro em si.”
Tânia Gabrielli-Pohlmann, divulgadora da cultura brasileira, produtora e apresentadora do programa radiofônico Palavra Viva, em Osnabrük, Alemanha.
“(...) é uma leitura profunda da alma, a partir da carne, dos traços do mundo, do sentimento da vida. O livro é profundo e se divide em partes pensadas e sentidas e em outras descritas, verdadeiras, que contam episódios da vida da autora, de uma maneira leve como escrita, mas psicologicamente pesada, dura, profunda, de fazer sentir, sofrer e amar. Ninguém lerá Adélia Maria Woellner impunemente.”
Francisco Miguel de Moura, poeta, crítico literário, contista e cronista, Teresina – PI.
“(...) Em sua obra, a autora reflete, critica, questiona, revela, grita e deixa vir à tona detalhes ocultos que formam a vida humana; especialmente vigilante acerca da realidade feminina.... Detalhes preciosos que desvelam a composição do dia-a-dia da mulher.”
Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira, Dra., prof. de literatura (UNICENTRO), Guarapuava – PR.
“O cruzamento do lúdico com o real evoca Borges – maravilhoso!”
Vera Lúcia Japiassu Cezário de Mello, advogada, professora – Recife – PE.

Entidades do Setor Livreiro e Minc Vão Criar Grupo de Trabalho Para Debater Direitos Autorais



As entidades do setor livreiro e o MinC - Ministério da Cultura vão criar um grupo de trabalho especial para debater a questão dos direitos autorais no segmento. A idéia surgiu em encontro realizado na manhã de hoje (21), na sede da CBL - Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo, entre mais de 20 representantes de 14 entidades do setor, o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura Alfredo Manevy e o coordenador-geral de Direito Autoral Marcos Alves de Souza. Foram apresentadas propostas do ministério para regulamentação e fiscalização do direito autoral no Brasil.
“Decidimos oferecer a sede da CBL para a realização de um fórum no qual os representantes do MinC pudessem apresentar para as entidades do setor suas propostas de revisão da Lei dos Direitos Autorais”, explicou a presidente Rosely Boschini. Na análise de Antônio Laskos, do SNEL - Sindicato Nacional de Editores de Livros, agora é “imperativo que as entidades dialoguem para levar uma proposta única ao MinC”.
O diretor da UBE - União Brasileira dos Escritores, João Scortecci, lembrou que o segmento de livros não pode cair na armadilha da área musical, que achou que a internet não ia pegar e agora enfrenta sérios problemas. Já o presidente da ABDR – Associação Brasileira de Direitos Reprográficos, Enoch Bruder, defendeu o aprofundamento e ampliação da discussão das propostas que vêm sendo apresentadas pelo Ministério da Cultura: “Toda a cadeia produtiva precisa ser envolvida – começando pelo autor”.

Bate-papo Sobre Jornalismo Ambiental


Congresso entra na luta pela criação do Fundo Pró-Leitura


A Frente Parlamentar Mista da Leitura inicia nessa primeira semana de novembro, a coleta de assinaturas de deputados federais e senadores em apoio à proposta de criação do Fundo Pró-Leitura e de recriação do Instituto Nacional do Livro (INL). A decisão foi tomada, durante os debates do I Seminário de Políticas de Incentivo à Leitura no Brasil. O abaixo assinado será encabeçado pelos deputados Marcelo Almeida (PMDB-PR), presidente da Frente, e Geraldo Magela (PT-DF), autor de um requerimento que sugere ao Executivo a recriação do INL, extinto no início do governo Collor.
O manifesto ratifica o compromisso da indústria nacional de livros de destinar 1% do faturamento anual do setor para a formação e manutenção do Fundo Pró-Leitura, conforme acordado há quatro anos, quando o governo Lula desonerou o setor do pagamento de PIS/Pasep e Cofins. O setor, representado no seminário pela Câmara Brasileira do Livro, Instituto Pró-Livro, Associação Brasileira de Editores de Livros e Sindicato Nacional dos Editores de Livros, apoiou a declaração.
A criação do Fundo Pró-Livro e a recriação de um instituto para cuidar da política de incentivo ao livro e à leitura fazem parte das metas do Ministério da Cultura para 2010. Com o apoio prévio do Congresso Nacional, esse processo tende a ser antecipado.

Fox Oferece Clássicos de James Bond em Condições Especiais


Fãs do 007 podem ter a coleção completa de filmes do agente secreto, que volta às telonas, em novembro, na aventura 007 Quantum of Solace.
Desde sua primeira aparição, em 1962, James Bond já rodou o mundo inteiro e carrega uma legião de fãs, que não perdem uma nova aventura do agente secreto mais famoso do planeta. Este mês, a Fox Home Entertainment apresenta ótimas oportunidades para os colecionadores e admiradores do 007.
A grande novidade é o Standard Monster Box, que reúne os 21 filmes de Bond, todos em DVD´s duplos e recheados de extras, num total de 42 discos, ao preço inédito de R$ 499,90. Os colecionadores que gostam de exclusividade podem optar por esta mesma coleção, embalada em uma maleta de alumínio, pelo valor promocional de R$ 999,90. A maleta é produzida em quantidade limitada e é disponibilizada para o mercado apenas uma vez por ano.
Para quem já coleciona clássicos de James Bond e precisa completar o acervo, a Fox Home oferece cada um dos 20 filmes que distribui, em DVD´s duplos, pela primeira vez ao preço de R$ 24,90. E vem mais novidade por aí. Até o fim de novembro, seis filmes do agente 007 chegam ao mercado em blu-ray custando R$ 89,90 cada.

Mostra Zezé Motta - Programação Especial em Homenagem à atriz e cantora


A trajetória e a obra de Zezé Motta ganham as telas do Canal Brasil. A partir do dia 4 de novembro, à meia-noite e meia, o público confere os trabalhos que enriqueceram a carreira da atriz e consagraram-na internacionalmente. Abrindo a mostra, uma edição do Retratos Brasileiros evidencia o talento e o profissionalismo da brasileira que iniciou na carreira artística aos 23 anos, estrelando a peça Roda Viva, de Chico Buarque.

Zezé Motta atuou no teatro, cinema e televisão, além de ter se engajado no mundo da música no ano de 1971, apresentando-se em casas noturnas. Como atriz, participou dos filmes A Rainha Diaba (1974), Xica da Silva (1976) e Tieta do Agreste (1996), além das telenovelas Corpo a Corpo (1984), A Próxima Vítima (1995), Sinhá Moça (2006), dentre outras.

Quarta, dia 05/11, à meia-noite e meia. Filme "Retratos Brasileiros"
Quarta, dia 12/11, à meia-noite e meia. Filme "Tieta do Agreste"
Quarta, dia 19/11, à meia-noite e meia. Filme "Anjos da Noite"
Quarta, dia 26/11, à meia-noite e meia. Filme "Orfeu"
Quarta, dia 03/12, à meia-noite e meia. Filme "Quanto Vale Ou É por Quilo?"
Quarta, dia 10/12, à meia-noite e meia. Filme "Xica da Silva"

Recomendo a Leitura.

Hoje é sábado,
1º de novembro
vamos espantar as bruxas
saldando Todos os Santos!
Para comemorar essa data
nada como uma sugestão de leitura da Revista de Literatura e Arte - http://www.conexaomaringa.com/
Neste endereço você poderá encontrar contos, poesia, artes plásticas, visuais, a coluna da jornalista Alice Varajão, a partir de Curitiba.

Visite e se quiser deixe seu comentário no link Ágora - Recomende aos amigos.

Bom fim de semana e boa leitura!
Agradeço a atenção e salve, salve!

Alice Varajão

Programação Cinesystem - 10 a 16 de julho

ESTREIAS  Superman (Warner) 2h09 (14)  Shadow Force - Sentença de Morte [Shadow Force] (Paris) 1h44 (16) Emmanuelle (Imovision) 1h45 (...