As Aventuras de Philippe Gratin Chegam às Livrarias Brasileiras


Um Robin Hood das artes seria uma ótima definição para Philippe Gratin. Um justiceiro às avessas, o herói tem um código de ética inusitado: rouba de quem rouba... obras de arte! É neste cenário de aventura policial, com toques de comédia, que o autor italiano Renzo Mosca situa o personagem em Philippe Gratin troca de canal, lançamento infanto-juvenil que abre a série da Editora Prumo.
As desventuras começam quando a obra "A ronda noturna", do grande pintor holandês Rembrandt, é roubada do museu nacional de Amsterdã, na Holanda. O diretor do museu, Otto Wafer, está desesperado: ele tem apenas quinze dias para recuperar o quadro e os criminosos ameaçam desfigurar a pintura, recortando... o nariz de todos os personagens retratados na tela! É quando Philippe Gratin entra em cena com a missão de recuperar o quadro roubado, percorrendo os inúmeros canais de Amsterdã.
Philippe Gratin troca de canal (o título faz menção aos diversos canais fluviais da cidade de Amsterdã, onde se passa a história), não é a primeira aventura de Philippe Gratin, ou PG. O personagem, criado em 1994, em sua língua natal, o italiano, já encabeçou uma série de livros para adolescentes, alguns já publicados em diversos países.
Nota-se uma necessidade no livro em despertar o interesse dos leitores para as obras de arte e a Arte como um todo. A trama apresenta um estilo com ritmo cinematográfico, recheado de cortes de “cenas” e capítulos com ganchos repletos de mistério — a escolha do narrador em primeira pessoa salienta essa característica. Com PG e sua trupe, visitar museus clássicos e apreciar obras-de-arte nunca soou tão divertido.
SOBRE O AUTOR:
Renzo Mosca é professor para adultos com necessidades especiais na Província de Brescia (Itália), além de realizar workshops infantis no local. Com a série Phillipe Gratin, entrou para o mundo da literatura infanto-juvenil. Suas tramas procuram resgatar o interesse dos jovens pelas obras de arte dos grandes pintores e pela Arte num âmbito geral.

Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba