Finalizando as Filmagens de ‘UM RIO DE JANEIRO’, Digão Ribeiro Destaca a Importância da Representatividade no Cinema Nacional Neste Dia da Consciência Negra

Nascido e criado na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, o ator Digão Ribeiro acaba de finalizar a filmagem de ‘Um Rio de Janeiro’, dirigido por Angelo Defanti, responsável pelo premiado O Clube dos Anjos, e produzido pela Sobretudo Produção, no qual protagoniza, ao interpretar o personagem Gabriel. A obra é baseada no romance Vento Sudoeste, de Luiz Alfredo Garcia-Roza.

As gravações ocorreram entre Copacabana e Bangu, mesmos cenários que moldam a trajetória do protagonista vivido por Digão. O elenco, que reúne nomes como Humberto Carrão, Regina Casé, Drica Moraes, Enrique Diaz e Pedro Ottoni, compõe um retrato múltiplo e afetivo do Rio contemporâneo.

Refletindo sobre sua caminhada profissional neste Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, Digão Ribeiro fala sobre os desafios e a potência da representatividade no audiovisual brasileiro, destacando seu papel na produção: “Fazer parte do novo longa do Defanti com a Sobretudo foi um presente para mim, enquanto fazedor e entusiasta do cinema nacional. Dar vida ao Gabriel, meu primeiro protagonista, automaticamente me concede o título de “Menino do Rio”. Me permiti olhar para isso de forma poética, com a consciência de tudo que precisei lutar para manter vivo o sonho de fazer cinema com histórias que fizessem sentido para mim, e para os meus. Para quem vem do mesmo lugar que eu.”

Ele também relembra momentos marcantes de sua trajetória: “É fruto de uma construção de carreira pensada com responsabilidade, mesmo em meio a todos os percalços. Conseguir se manter no mercado audiovisual e protagonizar um filme chamado “Um Rio de Janeiro” representa uma vitória profunda. Uma história com camadas e possibilidades de fazer o que mais amo: contar boas histórias!”, comenta Digão.

A força dessa conquista se sintetiza em sua última declaração:

“Cria da Cidade de Deus. Negro retinto. Não-binarie. Continuo sonhando e sigo realizando.”


SINOPSE “UM RIO DE JANEIRO”

Gabriel (Digão Ribeiro tenta se entregar à polícia. Há um dado curioso, porém: nenhum crime lhe cabe. Ao menos, ainda. Um vidente previu que mataria alguém em seis meses. Atormentado pelo presságio e sem saber quem, como ou por quê, ele se vê a cinco dias do prazo da profecia.

O DIRETOR

Angelo Defanti nasceu em Niterói e é diretor e roteirista. Dirigiu e escreveu seis curtas-metragens, entre ficção, documentário e animação, exibidos e premiados em festivais nacionais e estrangeiros — a exemplo do recente Eu Sou um Pastor Alemão, exibido na edição de 2025 do Festival de Clermont-Ferrand.

Em 2014, dirigiu o documentário Meia Hora e as Manchetes que Viram Manchete, sobre o tabloide carioca, exibido no Festival do Rio, e, em 2025, o longa documental Verissimo, apresentado no É Tudo Verdade.

Na televisão, dirigiu a série da HBO HQ – Edição Especial, em dez episódios de 60 minutos, e foi roteirista da série de true-crime O Caso Evandro, adaptada do podcast homônimo de Ivan Mizanzuk e indicada ao Emmy Internacional.

Em 2025, estreou na Netflix a série documental Congonhas – Tragédia Anunciada, na qual atuou como criador, diretor dos três episódios e chefe de sala de roteiro. Em sua semana de estreia, a produção alcançou o Top 1 no Brasil e o Top 4 no mundo, sendo assistida por mais de 4 milhões de pessoas.

Em 2022, lançou seu primeiro longa-metragem de ficção, O Clube dos Anjos, adaptação do romance de Luis Fernando Verissimo. O filme é uma coprodução oficial Brasil–Portugal, com a Ukbar Filmes, lançado nos cinemas brasileiros pela Vitrine Filmes e em Portugal pela Zero em Comportamento. Um Rio de Janeiro é seu segundo longa de ficção, uma produção entre a Sobretudo Produção (Brasil) e a Oportuna Films (Uruguai).

O AUTOR

Um Rio de Janeiro é uma adaptação de Vento Sudoeste, romance policial do escritor e psicanalista carioca Luiz Alfredo Garcia-Roza, conhecido por sua série de livros protagonizados pelo delegado Espinosa. 

Autor de referência na literatura policial brasileira, Garcia-Roza, falecido em 2020, construiu um universo em que a cidade do Rio de Janeiro funciona como personagem e cenário. 

Entre suas obras mais conhecidas estão Achados e Perdidos, Berenice Procura e O Silêncio da Chuva, todas adaptadas para o cinema. Escrito em 1999, Vento Sudoeste foi seu terceiro romance.

ELENCO

Digão Ribeiro

Humberto Carrão

Regina Casé

Drica Moraes

Enrique Diaz

Pedro Ottoni

Márcio Vito

Ingrid Gaigher

Augusto Madeira

Ângelo Antonio

Alan Rocha

Orã Figueiredo

Kelzy Ecard

Bruna Trindade

Roney Vilella

Florencia Santangelo

Alejandro Claveaux

Rejane Faria

Arlindo Lopes

Phellipe Azevedo

Samuel Toledo

André Marinho

FICHA TÉCNICA

Direção: Angelo Defanti

Produção: Bárbara Defanti

Roteiro: Angelo Defanti e Mariana Tesch, adaptado da obra Vento Sudoeste, de Luiz Alfredo Garcia-Roza

Direção de arte: Dina Salem Levy

Direção de fotografia: Vasco Viana

Som: Raul Locatelli

Preparação de elenco: Nina Kopko

Produção: Sobretudo Produção

Coprodução (Uruguai): Oportuna Films

Nenhum comentário:

Programação Cinesystem - 20 a 28 de novembro

ESTREIAS  Wicked: Parte II [Wicked: For Good] (Universal) 2h17 (10)  O Sobrevivente  [Running Man] (Paramount) 2h13 (18)  Silvio Santos Vem ...