Crítica Filme "Arca de Noé" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira a animação “Arca de Noé” dirigida pelos cineastas Sérgio Machado e Alois Di Leo.

Primeiro vamos falar do disco A Arca de Noé, de Vinícius de Moraes, no qual a animação em questão, é inspirada.

O LP do artista foi lançado em 1980, sendo a materialização de um sonho do poeta. Vinícius de Moraes, foi um dos maiores representantes da MPB, da Bossa Nova e também escreveu para as crianças, sendo que a Arca de Noé, se tormou um clássico da música infantil.

Com toda a certeza, você vai reconhecer as músicas do filme, pois, elas estão no imaginário popular, há pelo menos quatro décadas.

No longa, conhecemos Vini (Rodrigo Santoro), um ratinho poeta muito carismático, mas ao mesmo tempo muito envergonhado, e seu melhor amigo Tom (Marcelo Adnet), que também é um roedor muito talentoso que toca violão como ninguém.

Juntos formam uma dupla musical que sonha em fazer sucesso.

Quando a grande inundação é anunciada, e apenas um macho e uma fêmea de cada espécie são permitidos na Arca de Noé, os dois precisam bolar um plano para que ambos entrem na arca.

Tom consegue entrar, mas Vini fica para fora e conta com a ajuda de uma barata engenhosa e a boa sorte do destino para se juntar ao amigo.

Durante a viagem, brigas por território e alimentos se instauram, deixando os animais mais fortes contra os mais fracos.

Surge a ideia de um concurso de música, que vira o maior objetivo de todos eles e que faz Tom e Vini, os verdadeiros músicos dali, se destacarem e serem requisitados.

Os diretores Sérgio Machado e Alois Di Leo conseguem imprimir na animação, um alto teor de alegria, deixando os personagens envolventes, carismáticos e coloridos.

O longa fala dos bichos, sem conotação religiosa, mas, com muita conotação social e política.

Quando, dentro da arca se instala uma verdadeira opressão entre os animais mais fortes fisicamente, e os mais fracos, é mostrado como reações diversas acontecem. São os que não querem se incomodar com isso, são os que tem medo, são os que fingem não ver o que está acontecendo e são os que se engajam, mesmo sendo minoria e lutam pelo bem maior, por todos, independentemente de crenças e posicionamentos, o que se quer é somente justiça.

E a solução encontrada nessa história é um concurso musical, onde as preciosas músicas de Vinícius de Moraes são cantadas.

O elenco que dubla os animais é simplesmente estelar, tem vozes de Rodrigo Santoro, Marcelo Adnet, Babu Santana, Alice Braga, Adriana Calcanhoto, Eduardo Sterblitch, Heloísa Perissé, Ingrid Guimarães e muitos outros.

“Arca de Noé” é uma animação feita para crianças e adultos, pois, tem diversas leituras sobre sua história. Ela é realmente muito divertida, e vai fazer você cantar e quem sabe dançar. Recomendo!

Nenhum comentário:

Série “Puta Retrato - Trabalhadoras Sexuais” será exibida no Canal Brasil nesta segunda, 9/12

A série “Puta Retrato - Trabalhadoras Sexuais”, dirigida por Claudia Priscilla e Kiko Goifman, será exibida no Canal Brasil nesta segunda, 9...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba