Warner Bros. Pictures lança primeiro trailer de Operação Natal, filme estrelado por Chris Evans e Dwayne Johnson


A Warner Bros. Pictures divulgou nesta terça-feira (25) o primeiro trailer de Operação Natal, novo filme de ação e comédia protagonizado por Chris Evans e Dwayne Johnson. A produção conta com direção de Jake Kasdan, responsável pelos últimos filmes da série Jumanji. Na trama, depois que o Papai Noel – codinome: Das Neves – é sequestrado, o Chefe de Segurança do Polo Norte (Dwayne Johnson) deve se unir ao mais infame caçador de recompensas do mundo (Chris Evans) em uma missão global e cheia de ação para salvar o Natal.  

Com produção de Hiram Garcia, de Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw e Velozes e Furiosos 7, o filme também conta com Lucy Liu, Kiernan Shipka, Bonnie Hunt, Kristofer Hivju, Nick Kroll, Wesley Kimmel e J.K. Simmons no elenco. 

Operação Natal está previsto para estrear em novembro nos cinemas brasileiros.

 

Sobre o filme

Depois que o Papai Noel – codinome: Das Neves – é sequestrado, o Chefe de Segurança do Polo Norte (Dwayne Johnson) deve se unir ao mais infame caçador de recompensas do mundo (Chris Evans) em uma missão global e cheia de ação para salvar o Natal.

Canal Brasil exibe Mostra LGBTQIAP+ no Mês do Orgulho

"Três Tigres Tristes", "Corpolítica", "Tinta Bruta" e "As Boas Maneiras". Crédito: Divulgação

No Mês do Orgulho LGBTQIAP+, o Canal Brasil preparou uma programação especial que visa dar ainda mais espaço para o tema, refletido nas lentes de cineastas brasileiros premiados. A mostra teve início no dia 7 de junho e é exibida toda sexta, sábado e domingo, sempre às 22h30. Na semana em que é comemorado o Dia do Orgulho, vão ao ar os últimos três longas da maratona: "Três Tigres Tristes", no dia 28; "Corpolítica", no dia 29; e "Tinta Bruta", no dia 30. E, complementando a programação, a nova faixa fixa "Quarta Sapatão" exibe o filme "As Boas Maneiras", no dia 3 de julho.

"Três Tigres Tristes", de Gustavo Vinagre, retrata a história de um trio de jovens que dividem uma quitinete no bairro da Liberdade, em São Paulo. Isabella é uma mulher transexual que busca oportunidades de vida em São Paulo; Pedro é um artista plástico que, para ganhar dinheiro rápido, realiza performances eróticas na internet; e Jonata, drag queen e soropositivo, busca administrar todos os desafios de sua vida. O trio recebe uma ordem de despejo e se vê obrigado a lutar por dinheiro, o que os faz entrar em contato com seus passados individuais e suas realidades de vida e família. O longa foi premiado com o Teddy Award na categoria Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2022, e foi o vencedor do Prêmio do Júri do Dragão Rosa no 38º Festival de Cinema LGBT de Liubliana, na Eslovênia. 

O documentário "Corpolítica", dirigido por Pedro Henrique França e produzido pelo ator Marco Pigossi, traz o recorde histórico de candidaturas LGBTQIAP+ nas eleições de 2020 no Brasil e acompanha a campanha eleitoral de quatro candidatos: a vereadora de São Paulo Erika Hilton, do Psol; a então candidata pelo Rio de Janeiro Andréa Bak, pelo Psol; a vereadora do Rio de Janeiro Mônica Benício, também do Psol; e o então candidato a vereador por São Paulo William de Lucca, do PT. O longa venceu o Prêmio de Melhor Documentário no Queer Lisboa, em Portugal, em 2022, o Prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2022, a Première Brasil no Festival do Rio, também em 2022, e participou da 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo no mesmo ano. 

"Tinta Bruta", de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, foi exibido pela primeira vez no Festival de Berlim, onde faturou o Teddy, principal prêmio do cinema LGBTQIAP+ do mundo. O filme percorreu mais de 45 festivais pelo mundo, e também levou o Troféu Redentor de Melhor Filme, além dos prêmios de Roteiro, Ator e Ator Coadjuvante no Festival do Rio de 2018. O longa acompanha o introspectivo Pedro em um momento complicado. Ele responde a um processo criminal ao mesmo tempo em que precisa se despedir da irmã, Luiza, que está de mudança. Na busca por liberdade, ele assume o codinome Garoto Neon e passa a se apresentar anonimamente na internet com o corpo coberto apenas por tintas fluorescentes.

No Mês do Orgulho, o Canal Brasil anunciou a nova faixa fixa da programação, a "Quarta Sapatão", com filmes brasileiros que têm como temática histórias e vivências de mulheres lésbicas. Um novo título será exibido toda primeira quarta-feira do mês, sempre às 22h. A faixa tem o propósito de provocar reflexão, dar visibilidade e normalizar as relações entre mulheres através de filmes representativos, dispostos a criar diálogos construtivos sobre questões fundamentais, impulsionando a conscientização e o respeito. Na estreia de “Quarta Sapatão” em junho foram exibidos o curta “Aonde Vão os Pés”, de Débora Zanatta, e o longa “Amor Maldito”, de Adélia Sampaio. Já na quarta, 3 de julho, vai ao ar o longa "As Boas Maneiras", de Juliana Rojas e Marco Dutra, estrelado por Marjorie Estiano e Isabél Zuaa e vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Locarno.


Mostra LGBTQIAP+

Horário: Sextas, sábados e domingos de junho, às 22h30


Três Tigres Tristes (2022) (86')

Horário: Sexta, 28/06, às 22h30

Classificação: 14 anos

Direção:  Gustavo Vinagre

Sinopse: São Paulo, em um futuro distópico não muito distante do presente. Três jovens queer que andam à deriva por uma cidade sangrando pela pandemia e pelo capitalismo desenfreado, lembrando-se dos últimos amantes um do outro, compartilhando suas experiências com o HIV, recebendo dicas de maquiagem para rostos mascarados e finalmente se juntando a outros esquecidos pela sociedade.


Corpolítica (2022) (95')

Horário: Sábado, 29/06, às 22h30

Direção: Pedro Henrique França

Classificação: 14 anos

Sinopse: O documentário investiga o vazio de representatividade LGBTQIA+ no cenário político do Brasil, país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo. Diante de um recorde de candidaturas LGBTQIA+ nas eleições brasileiras de 2020, em um momento histórico no país e no mundo, candidatos e políticos relatam suas experiências e as violências vividas dentro de seus processos de afirmação e na luta por direitos.


Tinta Bruta (2018) (118’)

Horário: Domingo, 30/06, às 22h30

Classificação: 18 anos

Direção: Filipe Matzembacher e Marcio Reolon

Sinopse: Enquanto responde a um processo criminal, Pedro é forçado a lidar com a mudança da irmã para o outro lado do país. Sozinho no escuro do seu quarto, ele dança coberto de tinta neon, enquanto milhares de estranhos o assistem pela webcam.


Quarta Sapatão Julho:

As Boas Maneiras (2023) (132')

Horário: Quarta, 03/07, às 22h

Classificação: 16 anos

Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra

Sinopse: Ana contrata Clara, uma solitária enfermeira, para ser babá de seu filho ainda não nascido. Conforme a gravidez avança, Ana começa a apresentar comportamentos cada vez mais estranhos e sinistros. 

UCI inicia venda de ingressos para as sessões especiais de "Coraline e o Mundo Secreto", em comemoração aos 15 anos do lançamento do longa


O longa “Coraline e o Mundo Secreto” completa 15 anos de estreia em 2024 e os cinemas UCI vão comemorar de uma forma especial. Nos dias 15 e 17 de agosto, os fãs do filme poderão conferir a adaptação para o cinema do livro homônimo de Neil Gaiman nas telonas, em sessões especiais. Os ingressos já estão à venda. O longa, lançado em 2009, é dirigido e roteirizado por ​​Henry Selick e no ano de estreia bateu a marca de mais de U$130 milhões de bilheteria.

A fantasia traz a história de Coraline, uma menina que passa por questões cotidianas da adolescência e após descobrir uma entrada secreta para um novo mundo, se deslumbra com as possibilidades e as pessoas que encontra por lá. No novo universo, ela convive com pessoas muito semelhantes às que conhece na vida real, mas elas têm botões no lugar dos olhos e agem de forma diferente com a menina. Em um primeiro momento ela se deslumbra com as percepções sobre o que vê, mas aos poucos percebe alguns comportamentos e segredos estranhos sobre aquela nova realidade.

 

Para mais informações sobre a compra, valores e programação, acesse o site oficial da rede. Os clientes do UCI Unique, o programa de relacionamento da rede, têm o benefício de pagar meia-entrada em qualquer dia e sessão. Para fazer parte do grupo, basta ser maior de 18 anos, adquirir o cartão na bilheteria de qualquer cinema UCI e fazer o cadastro no site. Os novos associados ganham um ingresso cortesia que pode ser utilizado de segunda a quinta-feira, inclusive feriados.

Programação Cinesystem - 27 de junho a 03 de julho

 


ESTREIAS

Um Lugar Silencioso - Dia um (Paramount) 1h39 -

Tô de Graça (Paris) 1h36

A grande fuga (Diamond) 1h37 - BSB, FLN, MCZ, BTF, PPA, FCC, MTW 

Testamento (Imovision) 1h55 - BSB, BTF, FCC, PPA, FLN

Salamandra (Pandora) 1h57 -  FCC

Aquela sensação que o tempo de fazer algo passou (Synapse) 1h28 - FCC

Casa Izabel (Olhar Distribuição) 1h35 - FCC

EVENTOS

Festa do Cinema Italiano - FCC, BTF, BSB, MCZ

Pré-estreia - Meu Malvado Favorito 4 (Universal) - 03/07

Segunda Chance - Harry Potter & O Prisioneiro de Azkaban - 29/06 

Cine Azul - 29/06 Divertida Mente 2


www.cinesystem.com.br

Programação Cinépolis São Paulo - 27/06 à 03/07


Estreias:

Um Lugar Silencioso – Dia Um
Tô de Graça 
A Grande Fuga
 
Pré-estreia:
Meu Malvado Favorito 4 (apenas quarta-feira)
 
Conteúdo especial:
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (sessões apenas sábado)
Sessão Inclusiva Divertida Mente 2 (apenas sábado)


www.cinepolis.com.br 

Novo LatAm Content Market é anunciado

Evento dedicado a conteúdos de não-ficção e documentários será realizado no Rio de Janeiro de 10 a 13 de março de 2025, e tem como objetivo atrair principais players da América Latina e do mundo

As sessões de pitch do LatAm Content Market terão a curadoria do Sunny Side of the Doc, parceiro da nova iniciativa 

A América Latina é uma região rica em produção de conteúdo audiovisual que é exibido em todo o mundo, sendo o segundo maior mercado consumidor depois dos Estados Unidos. O novo LatAm Content Market pretende reforçar essa vocação em um evento dedicado a gerar negócios para as produtoras da região por meio de coprodução, distribuição, licenciamento e vendas com parceiros globais, com foco em produtos de não-ficção, como documentários e reality shows. 

A primeira edição do LatAm Content Market será realizada de 10 a 13 de março de 2025, no Othon Palace Hotel, no Rio de Janeiro, na icônica Praia de Copacabana, e conta com o apoio da Embratur, BRAVI e Visit Rio.

O anúncio foi feito durante o almoço oferecido pelo Brasil no Sunny Side of the Doc, evento internacional dedicado a documentários lineares e não lineares (24-27 de junho de 2024, La Rochelle, França). "No calendário de eventos globais, falta um espaço dedicado ao mercado latino-americano, comprometido com produções de não ficção”, acredita Fernando Dias, fundador do LatAm Content Market e sócio da produtora brasileira Grifa. “Estamos conversando com vários players, e vários já manifestaram interesse em ir ao Brasil, porque sabem que farão negócios lá.

O LatAm Content Market oferecerá sessões de pitch, palestras, sessões de conferência, workshops, reuniões one-to-one e oportunidades de networking com importantes participantes. As três sessões temáticas de pitching, que serão uma das principais atividades do evento, serão gerenciadas através de uma parceria com a Sunny Side of the Doc.

"Estamos muito satisfeitos por contribuir com nossa reconhecida experiência e comunidade global para o LatAm Content Market, com a ambição de oferecer sessões de pitching de alta qualidade, que são sempre um dos destaques do Sunny Side of the Doc", diz Aurélie Reman, diretora administrativa do Sunny Side of the Doc. "É importante apoiar a diversidade do nosso setor além das fronteiras e promover novas oportunidades de negócios. Essa nova colaboração tem como objetivo impulsionar e abrir um canal de coprodução entre as Américas, a Europa e a África, conectando novos talentos de produção e narração de histórias aos principais executivos do setor. Essa parceria também é muito oportuna, já que o Brasil e a França lançarão temporadas culturais cruzadas em 2025". 

Além desse anúncio exclusivo, as atividades do LatAm Content Market no Sunny Side of the Doc contaram com o painel “Co-production Opportunities in Brazil”, para antecipar discussões e aumentar a visibilidade dos principais palestrantes: Tatiana Dias (Grifa Filmes), Tiago Ornaghi (Globoplay), Natalia Furtado (Canal Curta!), Eneas Pereira (TV Cultura) e o produtor Christian Beetz na moderação.

O LatAm Content Market também está realizando uma parceria com as comemorações do 35º aniversário do Sunny Side of the Doc no emblemático estádio de rúgbi Marcel Deflandre, em La Rochelle.

Sustentabilidade

Como parte de nosso compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, estamos empenhados em garantir que a organização desse evento esteja comprometida com práticas sustentáveis. Ao aderir aos padrões internacionais de organização e logística do mercado, pretendemos oferecer uma plataforma que não apenas promova a troca de ideias e a criatividade, mas também defenda práticas ambientalmente responsáveis.

Patrocinadores e apoiadores 

Embratur, BRAVI e Visit Rio

Organizadores

Grifa Filmes e Stay and Fly Docs

Sessões de Pitch 

Sunny Side of The Doc

SALAMANDRA, Filme de Alex Carvalho, Estreia Nesta Quinta-Feira, 27 de Junho

SALAMANDRA, filme de estreia de Alex Carvalho, conta em seu elenco com uma das maiores atrizes francesas contemporâneas, Marina Foïs; e o talento devastador do brasileiro Maicon Rodrigues. O roteiro, assinado pelo diretor, é baseado no romance de Jean-Christophe Rufin, La Salamandre, um clássico da literatura francesa moderna. O longa estreou no Festival de Veneza e na 45ª Mostra Internacional de São Paulo, em 2021. Foi rodado inteiramente em Olinda e no Recife, onde Rufin atuou como adido cultural do Consulado Francês no final dos anos 80. SALAMANDRA é uma coprodução do Canal Brasil e Telecine, e chega nesta quinta-feira com distribuição da Pandora Filmes.

No filme, Marina é Catherine, uma francesa que vem para o Brasil. Hospedada em Recife, onde mora sua irmã (Anna Mouglalis), ela acaba conhecendo o jovem Gil (Maicon). Os dois embarcam numa relação inesperada que transforma suas vidas. O colonialismo retratado no livro é abordado de maneira muito interessante e original, expondo, por meio de metáforas, o senso de culpa carregado pela protagonista europeia, que não é necessariamente privilegiada socialmente em seu lugar de origem.  “Tive alguns conflitos com o livro, principalmente pelo ponto de vista estar centrado nos olhos da protagonista europeia, mas vi muita força no choque entre as experiências dos personagens. Como vivi metade da minha vida fora do Brasil, com passagens pela África e Europa, sempre tive um grande interesse em diálogos multiculturais. Tentei fazer uma abordagem pessoal e tridimensional, considerando o público brasileiro e minhas próprias questões em relação à temática. Minha intenção era tocar mais a classe que explora do que a que normalmente é explorada. Nas diversas conversas que tive com a montadora do filme, Joana Collier, costumávamos chamar essa abordagem de ‘cortar a própria pele’.” – diz Carvalho. 

Sinopse

Depois de passar anos cuidando do pai, Catherine se sente sufocada pelo contraste entre seus sentimentos e a sua realidade. Ela foge para o Brasil esperando se reconectar com sua irmã. Nesse novo cenário, livre de responsabilidades, mas ainda desorientada, ela se vê envolvida num romance inesperado com Gil, um jovem carismático. Catherine é tocada pela fragilidade de Gil, e a atração mútua entre eles surge do desejo compartilhado de aceitação, ambos como estrangeiros nessa nova paisagem. Enquanto seus corpos se encontram, as tensões da cidade ecoam entre eles, intensificando cada contato e tornando a libertação uma miragem distante. Determinada a não olhar para trás, Catherine enfrenta a difícil escolha de seguir adiante com sua transformação, mesmo que isso a leve a um desfecho violento e irreversível. 

Ficha Técnica

Direção e roteiro: Alex Carvalho, a partir do romance La Salamandre, de Jean-Christophe Rufin

Colaboração na adaptação: Rita Toledo, Nelson Caldas Filho, no Brasil. Alix Delaporte e Thomas Bidegain, na França.

Elenco: Marina Foïs, Maicon Rodrigues, Anna Mouglalis, Bruno Garcia, Allan Souza Lima, Buda Lira, Suzy Lopes

Gênero: Drama

País: Brasil, França, Alemanha, Bélgica

Ano: 2021

Duração: 116 min

Episódios inéditos de Inexplicável com William Shatner estão de volta ao History


Episódios inéditos de Inexplicável com William Shatner estão de volta ao History.

Apresentada e produzida pelo astro vencedor do Golden Globe e Emmy, série de não ficção explora os mistérios mais fascinantes e estranhos do mundo.
Novos episódios abordam temas como sobrenatural, misticismo, história, mitos, futurismo e extraterrestres
 

ESTREIA: 29/6, sábado, 22h10
A partir do próximo sábado, 29 de junho, o History exibe episódios inéditos da quarta temporada de Inexplicável com William Shatner (The Unxplained with William Shatner), a série de não ficção apresentada e produzida pelo ator vencedor do Globo de Ouro e do Emmy, William Shatner (Star Trek, Boston Legal), que explora os mistérios mais fascinantes, estranhos e sem explicação do mundo.

A quarta temporada de Inexplicável com William Shatner se aprofunda em temas como o sobrenatural e o místico: trata de casos sobre pessoas que desafiaram a morte e como conseguiram sobreviver a situações impossíveis, como acidentes de avião ou quedas de raios; as capacidades extraordinárias dos indivíduos ao longo da história, incluindo visionários que previram eventos futuros, desde Nostradamus aos profetas modernos, explorando a possibilidade de que algumas pessoas possam ter verdadeiras premonições do futuro. Além disso, um dos episódios investiga a possibilidade de existência de forças misteriosas e obscuras em nosso mundo, examinando lugares e objetos que parecem concentrar energias negativas e poderosas.

Esta nova leva de episódios de Inexplicável com William Shatner também aborda o histórico e o mítico, ao investigar a autenticidade e os possíveis poderes de relíquias como a Arca da Aliança e o Santo Graal, explorando se estes objetos têm uma ligação real com o divino; e ao examinar bases históricas de lendas e mitos antigos, desvendando a realidade por trás de histórias como Atlântida e outros mistérios. A mente humana também está entre os temas investigados, a partir de diferentes perspectivas, por exemplo, o profundo impacto que os gênios tiveram nas sociedades ao longo da história e como as suas realizações moldaram a civilização humana; e ao analisar os casos de criminosos astutos e seus feitos elaborados, de impostores a assassinos, explorando suas motivações e táticas.

“Vivemos nossas vidas em mistério. Não sabemos como chegamos aqui e certamente não sabemos para onde estamos indo”, explicou William Shatner durante evento virtual realizado pela History em março. "O que acontece depois que morremos? Não sabemos. É um final misterioso e inexplicável. E enfrentar isso todos os dias é desafiador e gratificante. Procuro fazer o máximo possível durante o dia, seja compartilhando amor com minha família, meus filhos, minha esposa, meus cachorros e meus cavalos, ou se é algo que nunca experimentei antes (…) meu dia está cheio de aventuras, de amor, de dor. Estou vendo a vida como uma história. Esta é a minha história e você agora faz parte da minha história, mas ela é continuamente reescrita”, disse o ator.

O episódio de estreia, Estruturas místicas, investiga o mistério que envolve certas construções antigas ao redor do mundo. Durante milênios, a humanidade construiu edifícios impressionantes, mas alguns parecem possuir qualidades que transcendem a mera engenharia. Do monólito Mên-an-Tol, no Reino Unido, às colossais cabeças olmecas, surge a intrigante possibilidade de que essas estruturas possam estar imbuídas de poderes místicos inexplicáveis. Será possível que estes monumentos antigos funcionem como receptáculos para energias desconhecidas ou canais para dimensões além da nossa compreensão racional? Essas teorias são exploradas, convidando-nos a refletir sobre o enigma que rodeia estas estruturas monumentais e a sua potencial influência na história e cultura humanas.
Classificação Indicativa: 10 anos

Sobre HISTORY
HISTORY é o líder incontestável em conteúdos históricos e produções originais, oferecendo entretenimento inteligente e relevante. HISTORY apresenta séries como Trato Feito, Caçadores de Relíquias, Loucos Por Carros e Alienígenas do Passado, combinadas com superproduções históricas como Eu Conheci Jesus, Knightfall e produções exclusivas para a América Latina, como Desafio Sob Fogo América Latina, Desastres em Tempo Real e a vencedora do Emmy Internacional, O Jesuíta. HISTORY alcança mais de 76 milhões de lares. HISTORY faz parte do portfólio da A+E Networks América Latina.

historylatam.com
instagram.com/canalhistory/
twitter.com/CanalHistory

CineSesc exibe Fellini, Denys Arcand, e pré-estreias de Orlando, de Paul B. Preciado, e o brasileiro A Flor do Buriti

Junho termina e julho começa no CineSesc com programação plural. 

Estreia Testamento, filme de 2023 de Denys Arcand, que traz Jean-Michel, um solteirão de 73 anos que mora em uma casa de repouso tranquilamente, até a chegada repentina de manifestantes que pedem a retirada de uma obra que ofende os povos originários. 

A seu lado, CineSesc exibe A Doce Vida, Federico Fellini, em versão restaurada em 4K, que acompanha o jornalista Marcello em sua descoberta por um novo sentido para a vida. 

Na quinta, dia 27, a partir das 20h, tem a pré-estreia gratuita de A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader, destaque em festivais internacionais, e que traz a luta dos Krahô desde 1940 para se manterem em suas terras. Após a sessão acontece bate-papo entre os diretores, a escritora Verônica Stigger e o jornalista Eduardo Sterz. 

A outra pré-estreia gratuita acontece na segunda, dia 1/07, a partir das 20h30, com o aguardado Orlando, Minha Biografia Política, dirigido por Paul B. Preciado. Nele, o diretor escreve para Virginia Woolf, para contar que sua personagem Orlando virou realidade: o mundo está a tornar-se orlandesco. Após a sessão, a atriz, escritora e produtora Helena Vieira, a escritora Amara Moira e o ator Gabriel Lodi conversam com mediação da antropóloga Terra Johari. 

Os ingressos para as duas sessões de pré-estreia são gratuitos e podem ser retirados uma hora antes na bilheteria do CineSesc.

 

Para fechar a semana, dia 3 tem a sessão especial, também gratuita, do documentário Aretha no Everest, dirigido por Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva, e que contam a trajetória de Aretha Duarte, a primeira mulher negra a chegar no cume do Everest, desde seu começo na periferia de Campinas (SP), quando fez reciclagem de resíduos para financiar a escalada. Após a sessão tem bate-papo com Tatiana Lohmann, Roberta Estrela D’Alva e Aretha Duarte.

No dia 30/06, domingo, o CineClubinho exibe Kung Fu Panda 4, de Mike Mitchell e Stephanie Stine. Desta vez, Po se prepara para se tornar o Líder Espiritual do Vale da Paz, se deparando com diversos desafios. A sessão é gratuita para crianças até 12 anos e conta com acessibilidade em Libras, audiodescrição e legendas descritivas pelos aplicativos CineAssista e Mobi Load. Antes, no saguão, tem a atividade gratuita Capoeira, Arte Marcial Brasileira, com Mãegerona e Escola Flor d'Aroeira, com Mestre Nenê apresentando na roda sua técnica capoeira de banco, acompanhada de toques e cantorias da luta. 

***** 

As inscrições para o curso online e gratuito "Mulheres em Cena: Envelhecimento e Representação no Cinema Contemporâneo", ministrado pela escritora e pesquisadora Karina Almeida, vão de 27/06 a 1/07. 

São seis encontros voltados para a reflexão sobre as diferentes abordagens e representações do envelhecimento feminino no cinema contemporâneo, onde Karina traz dados e exemplos sobre a representação do envelhecimento no cinema brasileiro, tema de suas teses de mestrado e doutorado. Os encontros acontecem de 2 a 18 de julho, das 19h às 21h. Mais informações na Programação. 

Serviço 

CineSesc

Rua Augusta, 2075 | São Paulo

sescsp.org.br/cinesesc

 

CineClubinho - todos os domingos

Ingresso gratuito para crianças até 12 anos

 

Sesc Digital

sescsp.org.br/cinemaemcasa 

Centro Cultural Special Dog apresenta 1º Festival de Curtas-Metragens

Evento gratuito de alcance nacional, acessível para participantes de todos os níveis de experiência

                                          Créditos: Divulgação Centro Cultural Special Dog 

Imagine um lugar onde cada história, por mais breve que seja, tem o poder de transformar vidas. É com esse espírito que o Centro Cultural Special Dog (CCSD), braço social da Special Dog Company, anuncia o lançamento do 1º Festival de Curtas-Metragens. Intitulado Festival 2 Minutos, o evento faz parte do programa "Academia de Cinema" do CCSD e integra o Projeto “Viva o Presente da Vida”, contemplado pelo PROAC ICMS, programa de fomento paulista que funciona por meio de patrocínios incentivados.

Para os organizadores, o Festival 2 Minutos não é apenas um evento; é uma celebração da diversidade artística e da capacidade humana de contar histórias. Juliana Manfrim, Diretora Executiva do Centro Cultural Special Dog, ressalta: “Promover este tipo de evento é essencial, pois oferece a todos, desde profissionais experientes a iniciantes, uma plataforma para expressarem suas visões únicas e inspirarem a comunidade. Ao dar voz a todas as idades e habilidades, o festival reforça a ideia de que a arte é uma linguagem universal que une e transforma”.

Como Participar

Tema Inspirador: o tema inaugural do festival é “Viva o Presente da Vida”, incentivando todos os participantes a explorarem suas perspectivas sobre a vida em curtas de até 120 segundos.
Inscrições: o festival é aberto a participantes a partir dos 12 anos, seja com experiência ou sem, de todas as regiões do Brasil. As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 01 de julho a 31 de julho de 2024.
Ferramentas à mão: seja utilizando uma câmera profissional ou um smartphone, o importante é capturar a história de maneira autêntica e envolvente.

Seleção e Premiação

As 10 narrativas mais envolventes serão escolhidas por uma equipe de profissionais do audiovisual do Centro Cultural e premiadas, bem como exibidas durante o ‘Festival 2 Minutos’, que ocorre em setembro. Posteriormente, serão reexibidas em dezembro durante o evento ‘Cantata de Natal’ do Centro Cultural Special Dog.

Regulamento e Inscrições

Para mais detalhes sobre como participar, consulte o regulamento completo e realize a inscrição através deste link.

Sobre o Centro Cultural Special Dog

O Centro Cultural Special Dog (CCSD) foi estabelecido pela Special Dog Company, empresa que firmou compromisso com o Pacto Global da ONU no Brasil, localizado na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) em um prédio do século 19 totalmente reformado, onde foram mantidos todos os traços originais, incluindo a estrutura interna e fachada. Há 10 anos se destaca pelo seu compromisso com a formação cultural da sociedade e sua contribuição para o avanço da Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Sua influência significativa na região se manifesta através de iniciativas que promovem a cultura e a educação, desempenhando um papel crucial no combate à pobreza, na preservação do meio ambiente e na promoção da paz e prosperidade tanto para as pessoas quanto para o planeta por meio de aulas de canto, instrumentos, culinária, corte e costura, artesanato, arte circense, bazares beneficentes e workshops.

Sobre a Special Dog Company

Fundada no ano de 2001 na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo, a Special Dog Company nasceu com o desejo de alimentar cães e gatos com a alta qualidade e o carinho que eles merecem. Atualmente, a marca atua em mais de 38 mil pontos de vendas em nove Estados brasileiros e no Distrito Federal, além de exportação para países da América do Sul, sendo uma das maiores indústrias do segmento no Brasil.

Com o intuito de ser um agente transformador dentro da comunidade, a Special Dog Company atua fortemente na promoção de práticas sustentáveis, no sentido de construir um mundo melhor para as gerações futuras. Referência por aliar a excelência dos produtos e serviços com a valorização de seus colaboradores, a indústria é constantemente reconhecida como uma das Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil.

Com Olivia Colman, “Pequenas Cartas Obscenas” ganha pôster e trailer

Com estreia marcada para 25 de julho, “Pequenas Cartas Obscenas” acaba de ganhar pôster e trailer oficiais. O filme, que chega exclusivamente aos cinemas, é uma comédia escandalosa estrelada por Olivia Colman.

Baseada em uma história real, a trama é ambientada nos anos 1920, em uma cidade litorânea inglesa. Duas vizinhas, Edith (Colman) e Rose Gooding (Jessie Buckley) entram em um embate quando os moradores da cidade começam a receber cartas maldosas e Rose é acusada de ser culpada.

Sinopse

Uma cidade litorânea inglesa dos anos 1920 testemunha um escândalo falso e ocasionalmente sinistro nesta comédia de mistério tumultuosa. Baseado em uma história real mais estranha que a ficção, “Pequenas Cartas Obscenas” segue duas vizinhas: a profundamente conservadora Edith Swan (Olivia Colman) e a desordeira imigrante irlandesa Rose Gooding (Jessie Buckley). Quando Edith e outros vizinhos começam a receber cartas maldosas, cheias de palavrões involuntariamente hilários, a desbocada Rose é acusada do crime. As cartas anônimas provocam uma comoção nacional, e um julgamento é iniciado. No entanto, à medida que as mulheres da cidade - lideradas pela policial Gladys Moss (Anjana Vasan) - começam a investigar o crime por conta própria, elas suspeitam que há algo errado, e Rose pode não ser a culpada afinal.

Ficha Técnica

Direção: Thea Sharrock

Roteiro: Jonny Sweet

Elenco: Oliva Colman, Jessie Buckley, Anjana Vasan, Joanna Scanlan, Gemma Jones, Malachi Kirby, Lolly Adefope, Eileen Atkins, Timothy Spall, Hugh Skinner, Paul Chahidi, Jason Watkins, Alisha Weir

Projeto Paradiso é presença confirmada no Festival Internacional de Cinema Karlovy Vary, na República Tcheca

Entre os dias 28 de junho e 6 de julho acontece a 58ª edição do tradicional Festival Internacional de Cinema Karlovy Vary, na República Tcheca. Este, que é considerado o mais importante e representativo festival do Centro e Leste da Europa, exibe mais de 200 títulos, além de contar com uma programação extensa com atividades voltadas ao mercado audiovisual. Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso, participa do painel “When public funds dry out: How can our film ecosystem survive?” (“Quando o financiamento público fica escasso: Como o ecossistema audiovisual pode sobreviver?”), no dia 2 de julho.

Nessa atividade, Josephine vai abordar o tema da diversificação dos modelos de financiamento e do papel do setor privado no mercado audiovisual no contexto brasileiro. A ideia da conversa é apresentar algo que inspire profissionais de países onde o dinheiro público para o setor está acabando.

“Estamos muito felizes de ser convidados para participar deste festival tão importante”, afirma Josephine Bourgois. “Frente a um cenário tão desafiador em termos de financiamento público, é importante que haja o compartilhamento de experiências, ideias e estratégias entre diferentes países para criar um referencial ao qual recorrer em momentos de dificuldade. Precisamos, cada vez mais, nos unir e aprender com as experiências uns dos outros, ainda que o contexto local e as especificidades de cada território tenham que ser sempre considerados”.

Além disso, “Sangue do Meu Sangue”, primeiro longa-metragem de Rafaela Camelo, vai participar do First Cut+, representado pela produtora brasiliense Daniela Marinho, por meio de uma Bolsa Paradiso. O First Cut+ é um programa voltado ao impulsionamento de estratégias de promoção e engajamento do público de longas-metragens. Os projetos participantes passam por palestras e consultorias, tanto individuais quanto coletivas, sobre promoção, marketing, relações públicas e imprensa, além de festivais e estratégia de vendas.

No início deste ano, "Sangue do Meu Sangue" participou do First Cut Lab Paradiso Brazil, programa de formação e consultoria voltado para longas-metragens de ficção em estágio inicial de montagem, trazido ao Brasil pelo Projeto Paradiso. 


Sobre o Projeto Paradiso

O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização,  atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Desde 2019 a iniciativa já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas.

Megapix exibe ‘Cidade de Deus’, de Fernando Meirelles e Kátia Lund, nesta sexta (28)


Leandro Firmino em cena de ‘Cidade de Deus’

Nesta sexta (dia 28), o Megapix apresenta, a partir das 18h45, ‘Cidade de Deus’, filme que rendeu a Fernando Meirelles e a Kátia Lund a indicação ao Oscar® de Melhor Direção e que concorreu a outras três categorias do prêmio. A trama é centrada em Buscapé, um menino nascido em uma das maiores comunidades do Rio de Janeiro, a Cidade de Deus. Enquanto ele cresce e se torna adulto, a violência aumenta e altera a sua relação com o bairro.

 

Cidade de Deus (2002)

Sexta, 28, às 18h45.

Sinopse: Buscapé é um jovem pobre que cresce na Cidade de Deus, a favela mais violenta da cidade. Com talento para a fotografia, ele registra o dia a dia da comunidade. 

Direção: Fernando Meirelles, Kátia Lund

Elenco: Alexandre Rodrigues, Douglas Silva, Jonathan Haagensen, Leandro Firmino, Matheus Nachtergaele, Phellipe Haagensen, Seu Jorge, Alice Braga, Roberta Rodrigues  

Ação | 16 anos | BRA, DEU, FRA| 127’

 

Siga o Megapix nas redes sociais:

 

TikTok: @canalmegapix

Twitter: @megapix

Facebook: @canalmegapix 

Instagram: @megapixtv

Liderado por Rodrigo Sant'Anna, "Tô de Graça - O Filme" estreia nos cinemas nesta quinta-feira

Baseada na série de sucesso do Multishow que teve seis temporadas, “Tô de Graça - O Filme” estreia nesta quinta-feira, em 27 de junho, nos cinemas. Protagonizado por Rodrigo Sant’Anna, o longa é dirigido por César Rodrigues (“Minha Mãe É Uma Peça 2”) e traz no elenco os principais nomes da produção televisiva, além de diversas participações especiais.

A história do filme mostra como, depois de ganhar uma indenização inesperada, Graça (Rodrigo Sant'Anna) decide torrar o dinheiro levando metade dos seus 14 filhos e filhas para um feriadão num resort luxuoso. A ideia é fazer uma grande surpresa para a filha mais velha que está namorando o playboy dono do estabelecimento. Mas o plano vai por água abaixo e, entre trapalhadas e confusões, a família acaba tendo que se acomodar num camping perto de uma praia onde Graça reencontra um antigo crush.

Integram o elenco Isabelle Marques, Roberta Rodrigues, Andy Gercker, Evelyn Castro, Gracyanne Barbosa e Eliezer Motta, além de João Fernandes, Faiska Alves e Valentina Leão. “Tô de Graça - O Filme” traz participações especiais de MC Soffia, Estevam Nabote, Dhu Moraes, Roney Villela e Luisa Thiré.

Dirigido por César Rodrigues, conhecido por seu trabalho em “Minha Mãe É Uma Peça 2”, o longa é produzido por Leonardo M Barros e Eliana Soarez, com produção executiva de Juliana Capelini, Tania Pacheco e Renata Brandão, e roteiro de Rodrigo Sant’Anna, Junior Figueiredo e Sabrina Garcia. Com distribuição da Paris Filmes nos cinemas brasileiros, a produção é da Conspiração em coprodução com Globo Filmes, Multishow e Telecine.

11ª Mostra de Cinema de Gostoso, Abre suas Inscrições em 27 de Junho

A partir de 27 de junho estarão abertas as inscrições para a 11ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO, uma realização da Heco Produções, do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania, e da Guajiru Produções. A direção geral é de Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do festival    www.mostradecinemadegostoso.com.br até 25 de agosto.

Poderão se inscrever na 11ª Mostra de Cinema de Gostoso, filmes de todos os gêneros (obras ficcionais, não ficcionais e animações, exceto videoclipes) desde que tenham sido produzidos no Brasil e finalizados a partir de 2023.

Em sua primeira década de existência, a Mostra de Cinema de Gostoso se consolidou como um evento único no Brasil. São construídas duas salas de cinema com alta qualidade de som e imagem, instaladas em meio à exuberante natureza da praia de São Miguel do Gostoso. Nestas salas são exibidos lançamentos cinematográficos brasileiros que aliam alta qualidade artística e temas de relevância social para a atualidade. 

Em 2024, a Mostra se prepara para a realização de sua décima primeira edição, com muitas novidades a serem anunciadas, consolidando sua trajetória junto à cidade e à população de São Miguel do Gostoso. O palco principal da mostra é a sala ao ar livre montada na Praia do Maceió, onde acontecem as sessões da Mostra Competitiva. Com 650 cadeiras espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2K e 4K e som 7.1, a sala de cinema ao ar livre montada na praia, propicia uma imersão de uma sala de cinema de alta tecnologia. Além disso, é realizada uma programação paralela de filmes em uma tenda climatizada em formato geodésico com capacidade para 130 lugares, também instalada na praia.

A 11ª Mostra de Cinema de Gostoso será realizada entre os dias 22 e 26 de novembro, e ao longo desses dias o público poderá assistir aos mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros. Serão exibidos mais de 30 filmes, entre as mostras Competitiva, Panorama e Sessões Especiais. Os filmes da Mostra Competitiva concorrem ao Prêmio do Público, concedido pelo voto popular ao melhor curta e longa-metragem. Também será concedido o Prêmio da Crítica, a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema presentes à Mostra.

Diariamente ocorrem debates com cineastas, atores e atrizes, que tiveram seus filmes exibidos e seminários com profissionais do audiovisual. Toda a programação é gratuita.


Cursos de Formação

Meses antes do início da mostra, são oferecidos cursos de formação técnica e audiovisual para jovens de São Miguel do Gostoso. Desde sua primeira edição, o projeto oferece a jovens do município uma série de cursos de formação técnica e audiovisual objetivando proporcionar aos jovens o domínio de toda a cadeia da produção cinematográfica. São transmitidos conhecimentos teóricos e práticos, abordando temas como história do cinema, linguagem audiovisual, roteiro, produção e fotografia. O conhecimento adquirido pelos alunos é colocado em prática com a realização de curtas-metragens, que são exibidos na ampla sala de cinema montada na Praia do Maceió durante a Mostra de Cinema de Gostoso. Por fim, os alunos participam diretamente da equipe de organização da Mostra. Desde 2013, 153 alunos se formaram nos cursos, resultando na realização de 25 curtas-metragens e 56 oficinas. Muitos destes alunos se encontram cursando ensino técnico/superior e trabalhando com audiovisual e outras áreas. Os curtas produzidos pelos alunos têm proporcionado a esse grupo de jovens uma visibilidade em âmbito nacional e internacional, tendo sido exibidos em dezenas de festivais de cinema e comercializados para canais de TV aberta e a cabo. 

Em 2024 os alunos participarão das oficinas de Linguagem Audiovisual, Roteiro, Direção de Arte, Realização Audiovisual e Edição de Imagem.

O projeto tem conquistado espaço como um modelo nacional para políticas públicas culturais, atuando ao longo de toda a cadeia cinematográfica – da formação profissional à exibição de filmes —, ao mesmo tempo que difunde o cinema brasileiro e promove a integração da comunidade ao seu redor.

Site Oficial: http://mostradecinemadegostoso.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Mostra-de-cinema-de-Gostoso/157396617695645

Instagram: https://www.instagram.com/mostradecinemadegostoso/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCZkBwY-vwvfWxqLPDyVt2xA

Site Heco Produções: www.heco.com.br

Produção de longa-metragem mexe com a rotina e a economia de cidades do interior do Paraná

"Rumor" acaba de ser filmado nas cidades de Cambará, Jacarezinho e Ribeirão Claro

A rodagem de um filme mexeu com a rotina da população e com a economia de três pacatas cidades do interior do Paraná. Nos últimos dois meses, Cambará, Jacarezinho e Ribeirão Claro, na região Norte, se viram transformadas com a movimentação de cerca de trezentas pessoas que compõem o elenco e a equipe de produção do longa-metragem “Rumor”, realizado pela Sambaqui Cultural em coprodução com O Candeeiro, com direção de Joana Nin. As filmagens foram encerradas na última semana.

Principalmente entre os mais jovens, a sensação foi a presença da atriz Giulia Benite (a Mônica, dos filmes em live-action da “Turma da Mônica”), que dá vida à protagonista Olívia, uma jovem que busca justiça para um caso de linchamento público. Junto com ela, foi grande a curiosidade em torno dos atores Emílio Orciollo Netto e Cristina Lago, que interpretam os personagens Fausto e Beatriz, os pais da adolescente. Roteiro e argumento são de Alana Rodrigues e Helena Schoenau.

Para bem receber a todos, as populações locais não mediram esforços. Com a presença dos artistas e técnicos, o movimento aumentou bastante, principalmente nas redes hoteleira e alimentícia. Segundo o secretário executivo da PrFilm Commission, criada e mantida pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Luiz Gustavo Vilela, do ponto de vista econômico, é muito importante poder levar uma produção de cinema de grande porte para uma cidade do interior.

“Há estudos que demonstram que cerca de 60% do orçamento de um filme é gasto no local de filmagem, gerando incremento real na cadeia produtiva”, afirma. “Ao mesmo tempo, é louvável o esforço da Sambaqui Cultural de empregar atores e figurantes das cidades, o que é uma forma de inserir a população local no universo artístico. No nível simbólico, é importante que a população brasileira possa se ver nas telas e saiba que o audiovisual não é lugar apenas de americanos e europeus”.

O chef de cozinha Matheus Schiavo, que é dono de uma empresa de buffet e produção de eventos e trabalha no restaurante de um hotel de Cambará, foi um dos profissionais que teve seu dia a dia alterado pelas rodagens. Ele conta que, para atender à demanda gerada pelo filme, teve que aumentar em 70% seus pedidos de mercadorias. A preferência foi por alimentos produzidos por produtores locais.

“É importante fomentar a nossa economia e a produção de ‘Rumor’ impactou diretamente no comércio local não somente pelo aumento no consumo, mas também pela adaptação no atendimento ao cliente. A região não estava acostumada com a rotina de uma produção grande, com suas demandas em curto prazo de tempo”, conta. “Além do aumento nos pedidos de mercadoria, foi preciso reforçar o nosso time de profissionais, através da contratação de freelancers nas áreas de gastronomia, segurança, limpeza e hospitalidade”.

Também foi dada preferência a comerciantes locais na hora de adquirir cenários e comidas utilizadas em cena. Estima-se que entre fornecedores e profissionais direta ou indiretamente ligados à produção, mais de 600 pessoas locais tenham participado das filmagens. O elenco é um ótimo exemplo. Dos 38 atores que dão vida aos personagens de “Rumor”, 28 são originários da região norte do Paraná ou de Ourinhos (SP). Todos os duzentos figurantes são locais, selecionados através da empresa CNX Produções, que pertence a Renan Bonito, de Jacarezinho. A equipe técnica tinha 60 integrantes, oito deles vivem e trabalham na região das rodagens e tiveram a oportunidade de serem contratados.

 “Rumor” deve ser lançado no final de 2025, com distribuição pela Olhar Filmes, de Curitiba. O projeto, idealizado por Alana Rodrigues em 2014, sócia da coprodutora O Candeeiro, foi abraçado por Joana Nin em 2018, que assumiu a direção e por sua produtora, Sambaqui Cultural, que viabilizou o financiamento. Os recursos para a produção - R$ 3 milhões - foram captados junto ao Fundo Setorial do Audiovisual – FSA/BRDE, via Ancine – Agência Nacional do Cinema. A produtora ainda busca recursos para complementar a pós-produção.

Zezé Motta faz 80 anos e recebe homenagem do Canal Brasil

A atriz e cantora brasileira Zezé Motta completa 80 anos na próxima quinta, dia 27 de junho, e o Canal Brasil preparou uma maratona para comemorar a data. A programação começa na virada do seu aniversário, a partir de meia-noite, com a apresentação do Cinejornal especial e segue por quase 24 horas com a exibição em sequência de 13 filmes emblemáticos que marcaram a trajetória de Zezé no cinema desde a década de 1970.

Uma entrevista inédita com a atriz abre a maratona à 0h, em um Cinejornal comemorativo apresentado por Simone Zuccolotto. Na conversa, Zezé destaca a importância de ser uma mulher negra que, ao longo da vida, conquistou grande destaque no cinema e na televisão. "Quando as coisas deram certo pra mim, vi que éramos poucos negros em cena. Comecei a cobrar dos produtores e da mídia sobre essa invisibilidade do negro. Foi aí que criei um arquivo de atores negros, o CIDAN. Apesar de o país ser tão miscigenado, é um país racista, vou ter que brigar por isso", conta Zezé, que em 1984 fundou o Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (CIDAN), um espaço que facilitou e potencializou a entrada de artistas negros no audiovisual. Zezé também fala sobre suas próximas estreias, papéis marcantes de sua carreira e a chegada aos 80 anos. "Eu fico muito feliz de inspirar as pessoas e de ter conseguido passar, principalmente para as mulheres negras, o poder de olhar e falar: eu também posso!". 


Zezé Motta e Simone Zuccolotto no Cinejornal especial.

Entre os destaques da Maratona Zezé Motta, está o clássico “Xica da Silva”, dirigido por Cacá Diegues. O filme é baseado no romance "Memórias do Distrito de Diamantina", do autor João Felício dos Santos. A atriz interpreta a escrava Xica da Silva, que torna-se a primeira dama negra brasileira. O papel rendeu à ela troféus de Melhor Atriz no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no Prêmio Coruja de Ouro de Cinema e no Prêmio Air France de Cinema em 1976, e no Prêmio Governador do Estado de São Paulo em 1977. 

Ainda completam a programação os longas-metragens “A Serpente”, do diretor Alberto Magno; “Para Viver Um Grande Amor”, de Miguel Faria Jr.; “Jubiabá”, de Nelson Pereira dos Santos; “Natal da Portela”, de Paulo César Saraceni; “Vai Trabalhar Vagabundo”, de Hugo Carvana; “Orfeu” e “Tieta do Agreste”, de Carlos Diegues; “Bróder”, de Jeferson De; “Nó do Diabo”, de Gabriel Martins, Ramon Porto Mota, Ian Abé e Jhésus Tribuzi; “Alemão 2”, de José Eduardo Belmonte; e “Gonzaga - De Pai Pra Filho”, de Breno Silveira.


Mostra Zezé Motta 80 Anos

Cinejornal Especial

Horário: Quinta, 27/06, 0h


“Xica da Silva” (1976) (114')

Horário: Quinta, 27/06, 0h30

Direção: Cacá Diegues

Classificação: 14 anos

Sinopse: O filme focaliza a trajetória de Xica da Silva, que de escrava, tornou-se a primeira dama negra de nossa história, seduzindo o milionário contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira. Promovendo luxuosas festas e banquetes, e exibindo grupos de teatro europeu, que se apresentavam nas salas de sua imensa casa, Xica da Silva ficou conhecida até na corte portuguesa. A ostentação atingiu aspectos surrealistas, quando João Fernandes de Oliveira satisfez o caprichoso desejo de sua amante de fazer uma viagem marítima sem sair da região, construindo um lago artificial e uma caravela manobrada por uma tripulação de dez homens.


“A Serpente” (1992) (77')

Horário: Quinta, 27/06, 2h30

Direção: Alberto Magno

Sinopse: Duas irmãs são recém-casadas; Guida para Paulo e Lígia para Décio. Eles passam a lua de mel no apartamento, presente do pai das noivas. Eles vão morar lá. Apenas um muro separa a intimidade dos dois casais. Guida e Paulo estão muito felizes. Mas do outro lado do muro, Lígia e Décio nunca conseguiram consumar o casamento. Décio fica impotente e Lígia decide suicidar-se. Para evitar a tragédia, Guida pede ao próprio marido Paul que durma uma noite com a irmã para ajudá-la a perder a virgindade. Mas quando eles continuam a se ver, Guida fica com ciúmes.


“Para Viver Um Grande Amor” (1984) (113')

Horário: Quinta, 27/06, 3h50

Direção: Miguel Faria Jr.

Classificação: 16 anos

Sinopse: Baseado na peça musical "Pobre Menina Rica", de Vinícius de Moraes e Carlos Lyra, conta a história de moradores de favelas que ocupam uma cidade vazia e ali estabelecem uma nova sociedade. Ao mesmo tempo, uma garota rica se apaixona por um cara da favela.


“Jubiabá” (1986) (110')

Horário: Quinta, 27/06, 5h35

Direção: Nelson Pereira dos Santos

Classificação: 14 anos

Sinopse: Jubiabá é um filme franco-brasileiro baseado no romance homônimo de Jorge Amado. O filme conta a história do amor inter-racial entre a filha de um comendador rico e Antonio Balduíno, um malandro, lutador e amante famoso de Salvador.


“Natal da Portela” (1988) (110')

Horário: Quinta, 27/06, 7h20

Direção: Paulo César Saraceni

Sinopse: Biografia de um dos nomes lendários do gênero Samba da música brasileira. Embora dificilmente dançasse ou tocasse algum instrumento, tornou-se um dos principais compositores da Portela, importante "escola" de samba do Rio de Janeiro.


“Vai Trabalhar Vagabundo” (1973) (110')

Horário: Quinta, 27/06, 8h55

Direção: Hugo Carvana

Classificação: 16 anos

Sinopse: Tendo saído recentemente da prisão, um vagabundo decide enganar um falso milionário, que só aparenta ser rico.


“Orfeu” (1999) (120')

Horário: Quinta, 27/06, 10h35

Direção: Carlos Diegues

Classificação: 12 anos

Sinopse: Em uma favela perigosa, mas humana no Rio, surge a história de amor entre Orfeu e Eurydice, provocando ciúmes e violência na época do carnaval.


“Tieta do Agreste” (1996) (140’)

Horário: Quinta, 27/06, 12h25

Direção: Carlos Diegues

Classificação: 18 anos

Sinopse: Aos 17 anos de idade, Tieta viveu aventuras amorosas que escandalizaram a população de Santana do Agreste, o que motivou seu pai a expulsá-la de casa. Longe da família, Tieta enviava ajuda financeira ao pai e às irmãs, Tonha e Perpétua. Vinte e seis anos após ter sido expulsa, Tieta retorna a Santana do Agreste com sua enteada. A presença de Tieta na cidade transforma por completo a pacata cidade, ainda mais quando ela se envolve com o próprio sobrinho.


“Bróder” (2010) (93’)

Horário: Quinta, 27/06, 14h20

Direção: Jeferson De

Classificação: 14 anos

Sinopse: Traça o reencontro de três amigos que dividiram a infância no Capão: Jaiminho, um jogador de futebol em ascensão; Pibe, um sacrificado corretor de imóveis e Macu, o jovem protagonista que se mantém no bairro, flertando com a criminalidade.


“O Nó do Diabo” (2018) (128’)

Horário: Quinta, 27/06, 16h10

Direção: Gabriel Martins, Ramon Porto Mota, Ian Abé e Jhésus Tribuzi

Classificação: 16 anos

Sinopse: Idealizado inicialmente como uma série de televisão, o longa-metragem de terror “O Nó do Diabo” (2018) retrata através de cinco contos completamente distintos e, ao mesmo tempo, interligados, a história da escravidão no Brasil e seus reflexos na sociedade.


“Alemão 2” (2022) (100’)

Horário: Quinta, 27/06, 18h20

Direção: José Eduardo Belmonte

Classificação: 16 anos

Sinopse: Em Alemão 2, nove anos após os acontecimentos do primeiro filme em 2017, o policial civil, Machado (Vladimir Brichta), lidera uma perigosa e secreta ação no complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Acompanhado por Ciro (Gabriel Leone) e Freitas (Leandra Leal), o trio entra no complexo à paisana para ir atrás de um grande líder do tráfico de drogas que está escondido no local. Sendo comandados pela delegada Amanda e seguindo pistas de uma informante, o trio sofre uma emboscada que os colocam em perigo eminente. Foragidos dentro do complexo, os policiais precisam se esconder e escolher bem os próximos passos enquanto são caçados por traficantes. No centro de operações, Amanda, que não foi com o grupo, tenta ajudá-los a sair com vida no local e voltar para a delegacia, enquanto ela também comanda uma investigação para saber o que aconteceu de errado ou quem informou o traficante sobre a ação no Alemão.


“Gonzaga - De Pai Pra Filho” (2012) (120’)

Horário: Quinta, 27/06, 20h10

Direção: Breno Silveira

Classificação: 12 anos

Sinopse: Conheça a trajetória do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e a sua relação com seu filho, Gonzaguinha, um símbolo da MPB. Uma história que fala da integração do Brasil por meio do afeto e da música, a mesma música que os uniu, os consagrou e os distanciou.


“Tudo Bem” (1978) (111’)

Horário: Quinta, 27/06, 22h15

Direção: Arnaldo Jabor

Classificação: 14 anos

Sinopse: Anos 1970. Juarez é um aposentado que vive em Copacabana e acha ser capaz de ficar isolado dos males do mundo. Isso até conhecer um grupo de operários, que traz consigo as loucuras da vida lá fora.

Universal Pictures divulga primeiro trailer de Nosferatu, novo filme do cineasta Robert Eggers

A Universal Pictures acaba de divulgar o primeiro trailer de Nosferatu, remake do clássico gótico alemão de 1922 dirigido por F.W. Murnau. Sob a visão do diretor Robert Eggers, de A Bruxa e O Farol, que também assina o roteiro, a história acompanha a obsessão entre uma jovem mulher amedrontada e o aterrorizante vampiro apaixonado por ela. Com elenco liderado por Bill Skarsgård e Lily-Rose Depp, também estão no time Nicholas Hoult, Aaron Taylor-Johnson, Emma Corrin, Ralph Ineson, Simon McBurney e Willem Dafoe, que repete a parceria com o diretor.  

Produzido por Jeff Robinov e John Graham, o longa também conta com a colaboração de Chris Columbus, diretor dos primeiros filmes da série Harry Potter. Sua filha, Eleanor Columbus, também faz parte da equipe de produção do filme. 

Nosferatu tem previsão de chegar aos cinemas de todo o país em janeiro de 2025.


Sobre o filme:

Nosferatu, de Robert Eggers, é um conto cinematográfico gótico sobre a obsessão entre uma jovem mulher amedrontada e o aterrorizante vampiro apaixonado por ela, indiferente ao rastro do mais puro horror que deixa em seu caminho em direção a ela.   

Pré-venda de ingressos para MaXXXine começa nesta quinta-feira (27)

A Universal Pictures acaba de anunciar que, a partir desta quinta-feira (27), estará aberta a pré-venda de ingressos para MaXXXine, novo filme da trilogia dirigida e escrita por Ti West. Os fãs da saga estrelada por Mia Goth poderão garantir com antecedência seus lugares para prestigiar o novo capítulo da vida de Maxine Minx.

Após eventos traumáticos em X – A Marca da Morte, Maxine vai atrás de seu sonho de ser uma grande atriz de Hollywood, mas ela não contava que um misterioso assassino iria perseguir as jovens estrelas. MaXXXine estreia em 11 de julho nos cinemas de todo o país, também em versões acessíveis. Para mais informações, consulte o cinema de sua cidade. 

Sobre o filme

Na Hollywood dos anos 1980, a estrela de filmes adultos e aspirante a atriz Maxine Minx finalmente parece ter conquistado a chance de fazer sua estreia triunfal na telona. Mas quando um misterioso assassino começa a perseguir justamente as jovens estrelas de Hollywood, uma trilha de sangue ameaça revelar o passado sinistro de Maxine.

🍿🎥 Cinépolis anuncia combo de "Meu Malvado Favorito 4", com balde exclusivo

A Cinépolis, maior operadora de cinemas da América Latina, anuncia que os combos promocionais de “Meu Malvado favorito 4” estarão disponíveis nas bombonières da rede a partir desta quinta-feira (27). A novidade é que a Cinépolis preparou um balde personalizado exclusivo do filme com tampa.

Além disso, o combo chega em duas versões: o combo tradicional, composto por pipoca dentro do balde e duas bebidas grandes de 1 litro cada e o combo individual, composto por pipoca dentro do balde e uma bebida de 700 ml. Para os colecionadores, o balde promocional também poderá ser adquirido individualmente.  

*Confira o trailer aqui
 

Nesta sequência, o vilão mais amado do planeta retorna e agora Gru, Lucy, Margo, Edith e Agnes dão as boas-vindas a um novo membro da família: Gru Jr., que pretende atormentar seu pai.

Enquanto se adapta com o pequeno, Gru enfrenta um novo inimigo,
Maxime Le Mal, forçando sua namorada Valentina e a família a fugir do perigo.

A Universal Pictures Brasil divulgou os dubladores nacionais de Meu Malvado Favorito 4, que conta com os já veteranos Leandro Hassum como Gru e Maria Clara Gueiros como Lucy, e com a grande novidade: a atriz Lorena Queiroz dando voz à Poppy, uma adolescente que está decidida a se tornar uma vilã excepcional.

Dono da voz de Gru desde o primeiro filme da franquia, lançado em 2010, Leandro Hassum retorna ao seu papel que, desta vez, passa por uma situação difícil onde sua família, além de ter crescido, é obrigada a mudar de vida em favor da segurança após um vilão escapar da prisão em que estava e prometer vingança contra a família de Gru.

O elenco de dublagem conta ainda com Jorge Lucas como o vilão Maxime Le Mal, Pamella Rodrigues como Agnes, Ana Elena Bittencourt como Edith, Bruna Laynes como Margo e Mauro Ramos como Silas.

O longa entra em cartaz na Cinépolis em 04 de julho e o combo pode ser comprado exclusivamente nas bombonières da rede.


Os ingressos para as sessões podem ser adquiridos nas bilheterias, ATMs ou por meio do site.
 
Sinopse
Nesta sequência, o vilão mais amado do planeta retorna e agora Gru, Lucy, Margo, Edith e Agnes dão as boas-vindas a um novo membro da família: Gru Jr., que pretende atormentar seu pai. Enquanto se adapta com o pequeno, Gru enfrenta um novo inimigo, Maxime Le Mal, forçando sua namorada Valentina e a família a fugir do perigo.

Ficha Técnica

Meu Malvado Favorito 4
Animação
Comédia
Diretores: Patrick Delage, Chris Renaud 
Dubladores: Leandro Hassum, Maria Clara Gueiros, Lorena Queiroz, Jorge Lucas, Pamela Rodrigues, Ana Elena Bittencourt, Bruna Laynes, Mauro Ramos
Roteiro: Ken Daurio, Mike White
Produção: Chris Meledandri, e Brett Hoffman
Distribuidora: Universal Pictures

Luiz Gonzaga - Légua Tirana, filme sobre a origem do Rei do Baião, ganha pôster oficial

O longa-metragem Luiz Gonzaga - Légua Tirana, dirigido por Diogo Fontes e Marcos Carvalho, ganhou pôster inédito, destacando o elenco. O fil...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba