CineSesc exibe Fellini, Denys Arcand, e pré-estreias de Orlando, de Paul B. Preciado, e o brasileiro A Flor do Buriti

Junho termina e julho começa no CineSesc com programação plural. 

Estreia Testamento, filme de 2023 de Denys Arcand, que traz Jean-Michel, um solteirão de 73 anos que mora em uma casa de repouso tranquilamente, até a chegada repentina de manifestantes que pedem a retirada de uma obra que ofende os povos originários. 

A seu lado, CineSesc exibe A Doce Vida, Federico Fellini, em versão restaurada em 4K, que acompanha o jornalista Marcello em sua descoberta por um novo sentido para a vida. 

Na quinta, dia 27, a partir das 20h, tem a pré-estreia gratuita de A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader, destaque em festivais internacionais, e que traz a luta dos Krahô desde 1940 para se manterem em suas terras. Após a sessão acontece bate-papo entre os diretores, a escritora Verônica Stigger e o jornalista Eduardo Sterz. 

A outra pré-estreia gratuita acontece na segunda, dia 1/07, a partir das 20h30, com o aguardado Orlando, Minha Biografia Política, dirigido por Paul B. Preciado. Nele, o diretor escreve para Virginia Woolf, para contar que sua personagem Orlando virou realidade: o mundo está a tornar-se orlandesco. Após a sessão, a atriz, escritora e produtora Helena Vieira, a escritora Amara Moira e o ator Gabriel Lodi conversam com mediação da antropóloga Terra Johari. 

Os ingressos para as duas sessões de pré-estreia são gratuitos e podem ser retirados uma hora antes na bilheteria do CineSesc.

 

Para fechar a semana, dia 3 tem a sessão especial, também gratuita, do documentário Aretha no Everest, dirigido por Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva, e que contam a trajetória de Aretha Duarte, a primeira mulher negra a chegar no cume do Everest, desde seu começo na periferia de Campinas (SP), quando fez reciclagem de resíduos para financiar a escalada. Após a sessão tem bate-papo com Tatiana Lohmann, Roberta Estrela D’Alva e Aretha Duarte.

No dia 30/06, domingo, o CineClubinho exibe Kung Fu Panda 4, de Mike Mitchell e Stephanie Stine. Desta vez, Po se prepara para se tornar o Líder Espiritual do Vale da Paz, se deparando com diversos desafios. A sessão é gratuita para crianças até 12 anos e conta com acessibilidade em Libras, audiodescrição e legendas descritivas pelos aplicativos CineAssista e Mobi Load. Antes, no saguão, tem a atividade gratuita Capoeira, Arte Marcial Brasileira, com Mãegerona e Escola Flor d'Aroeira, com Mestre Nenê apresentando na roda sua técnica capoeira de banco, acompanhada de toques e cantorias da luta. 

***** 

As inscrições para o curso online e gratuito "Mulheres em Cena: Envelhecimento e Representação no Cinema Contemporâneo", ministrado pela escritora e pesquisadora Karina Almeida, vão de 27/06 a 1/07. 

São seis encontros voltados para a reflexão sobre as diferentes abordagens e representações do envelhecimento feminino no cinema contemporâneo, onde Karina traz dados e exemplos sobre a representação do envelhecimento no cinema brasileiro, tema de suas teses de mestrado e doutorado. Os encontros acontecem de 2 a 18 de julho, das 19h às 21h. Mais informações na Programação. 

Serviço 

CineSesc

Rua Augusta, 2075 | São Paulo

sescsp.org.br/cinesesc

 

CineClubinho - todos os domingos

Ingresso gratuito para crianças até 12 anos

 

Sesc Digital

sescsp.org.br/cinemaemcasa 

Nenhum comentário:

Crítica Filme "A Mais Preciosa das Cargas" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira a animação “A Mais Preciosa das Cargas” com direção do cineasta Michel Hazanavicius, que dirigiu também “O Prínci...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba