Canal Brasil exibe programação especial pelo Dia da Visibilidade Trans durante todo o mês de janeiro


"Vaca Profana" e "Bixa Travesty". Crédito: Divulgação.

Dia 29 de janeiro é o Dia da Visibilidade Trans e o Canal Brasil preparou uma mostra especial que busca dar espaço para o talento, mas também para as questões de identidade de gênero, aceitação, igualdade e tolerância que a comunidade vive constantemente. Durante todo o mês de janeiro será exibida uma seleção que inclui produções dirigidas, escritas, interpretadas ou protagonizadas por homens e mulheres trans que mostram como o cinema brasileiro atua na luta contra o preconceito e a transfobia. A programação especial vai ao ar a partir do dia 1º  e se estende por todos as segundas do mês, às 21h e também às terças, a partir das 18h.

Entre os destaques da mostra está a estreia do curta "Vaca Profana", de René Guerra, que acompanha a saga de Nádia, uma travesti que sonha em ser mãe e luta para realizar o seu desejo. A produção foi premiada em diversos 28º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, em 2017, como o favorito do público; ganhou também como melhor curta no Festival de Rio, em 2017; Melhor filme na 19ª Edição Londrina do Festival Kinoarte de Cinema; o prêmio SescTV no 25º Festival Mix Brasil de Cultura e Diversidade em São Paulo; Em 2018, no Cine Jardim – Festival de Cinema de Belo Jardim, ganhou a melhor atuação, com a Roberta Coppola e o prêmio Júri Jovem e no  25º Festival de Cinema de Vitória, no mesmo ano, o filme levou o melhor roteiro.

Outras atrações que serão exibidas na programação especial são "Bixa Travesty", documentário de Claudia Priscilla e Kiko Goifman sobre Linn da Quebrada, que é uma coprodução do Canal Brasil; "Eu, Um Outro" documentário de Silvia Godinho que acompanha a vida de três homens trans: Luca, Thalles e Raul; e "Transversais", de Emerson Maranhão, com depoimentos de quatro pessoas trans que contam sobre seus processos de descoberta e aceitação e o sofrimento com o preconceito e o estranhamento das pessoas.

A mostra fica completa com a exibição de "Valentina", dirigido por Cássio Pereira dos Santos; "Inabitável", de Enock Carvalho e Matheus Farias; o curta "Tea For Two" (2018), de Julia Katharine - primeiro filme dirigido por uma pessoa trans a entrar no circuito comercial brasileiro - a coprodução do Canal Brasil "BR Trans", documentário de Raphael Alvarez e Tatiana Issa, que apresenta histórias reais de pessoas transexuais, misturadas a elementos ficcionais; "Uýra - A Retomada da Floresta", de Juliana Curi que acompanha uma artista indígena trans que viaja pela Floresta Amazônica e, através da arte performática, ensina jovens sobre suas ancestralidades; "Preciso Dizer que Te Amo", de Ariel Nobre; o longa de Rian Córdova e Leonardo Menezes, "Luana Muniz - Filha da Lua"; "Limiar", dirigido por Coraci Ruiz e a dobradinha "Bonde", de Asaph Luccas + "Filme-Catástrofe", de Gustavo Vinagre.

Também participam do especial as séries "Toda Forma de Amor" (2019), de Bruno Barreto; e "Transgente" (2019), de Adriana L. Dutra e Malu de Martino. 


HORÁRIO: Segundas, a partir das 21h
1/01
21h - Tea For Two (2018) (24’), de Julia Katharine
21h25 – Valentina (2020) (95'), de Cássio Pereira dos Santos

8/01
21h – Inabitável (2020) (19'), de Enock Carvalho, Matheus Farias
21h20 - BR Trans (2023) (80'), de Raphael Alvarez, Tatiana Issa - Coprodução

15/01
21h - Bonde (2019) (18’), de Asaph Luccas + Filme-Catástrofe (2019) (19’), de Gustavo Vinagre
21h40 – Maratona: Toda Forma de Amor (2019) (5 X 40’), de Bruno Barreto

22/01
21h – Vaca Profana (2017) (17’), de René Guerra – Estreia
21h20 – Uýra - A Retomada da Floresta (2022) (70'), de Juliana Curi

29/01
21h - Preciso Dizer que Te Amo (2018) (13'), de Ariel Nobre
21h15 – Bixa Travesty (2019) (75’), de Claudia Priscilla e Kiko Goiffman - Coprodução

HORÁRIO: Terças, a partir das 18h

2/01
18h – Maratona: Transgente (2019) (6 X 25’), de Adriana Dutra e Malu de Martino

9/01
18h - Luana Muniz - Filha da Lua (2017) (75'), de Rian Córdova, Leonardo Menezes

16/01
18h - Transversais (2021) (84’), de Émerson Maranhão

23/01
18h - Limiar (2021) (77'), de Coraci Ruiz

30/01
18h - Eu, um Outro (2019) (84’), de Silvia Godinho

Nenhum comentário:

Thriller que Reconstitui o Episódio da Fuga de Militares Franceses do Afeganistão, ‘13 DIAS, 13 NOITES’ Chega aos Cinemas Ainda Este Mês

Com distribuição da California Filmes, longa que estreou no Festival de Cannes chega ao Brasil em 26 de março  Thriller político baseado no ...