Canal Brasil exibe filmes em homenagem a Wilson Grey, ator que mais estrelou longas no Brasil

Wilson Grey. Crédito: Divulgação 

O ator Wilson Grey, considerado o artista que mais fez filmes no Brasil, completaria 100 anos no sábado, dia 10 de dezembro. 

Para celebrar a data e sua obra, o Canal Brasil exibe dois filmes estrelados por ele: "Carnaval Atlântida" e "Vai Trabalhar Vagabundo", no próprio dia 10, às 10h40 e 12h15, respectivamente. 

Ao todo, ele acumula cerca de 250 longas em sua filmografia e diversos prêmios, dentre eles um Kikito de melhor ator em Gramado pelo filme "A Dança dos Bonecos", em 1987, e o mesmo prêmio em 1982 por "O Segredo da Múmia", filme que também conquistou um prêmio no Festival de Brasília e da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

Em "Carnaval Atlântida", comédia musical dirigida por José Carlos Burle e Carlos Manga, o produtor Cecílio B. de Milho (Renato Restier) contrata o professor Xenofontes (Oscarito) como consultor para uma adaptação de "Helena de Tróia" para o cinema. 

Porém, os atores pretendem mudar a ideia do produtor e transformar o clássico em uma comédia carnavalesca. 

Já o longa "Vai Trabalhar Vagabundo", dirigido por Hugo Carvana, conta a história de Dino, interpretado pelo próprio diretor, que deixa a prisão, mas se recusa a trabalhar e escolhe viver uma vida de vadiagem. 

O filme  venceu diversos prêmios internacionais e nacionais, como o Prêmio Cariddi d'Óro, na categoria de ópera prima no Festival de Taormina e o Kikito de melhor filme no Festival de Gramado, em 1974.

Carnaval Atlântida (1952) (95')

Horário: Domingo, 10/12, às 10h40

Classificação: 14 anos

Direção: José Carlos Burle

Sinopse: O produtor de cinema Cecílio B. de Milho pretende filmar um épico sobre Helena de Troia, enquanto alguns membros da equipe preferem transformá-lo em uma comédia musical.


Vai Trabalhar Vagabundo (1973) (100')

Horário: Domingo, 10/12, às 12h15

Classificação: 14 anos

Direção: Hugo Carvana

Sinopse: Recém-saído da prisão, um vagabundo decide enganar um falso milionário, que apenas aparenta ser rico.

Nenhum comentário:

Últimos dias: inscrições abertas até 20 de junho para concorrer a vaga no SeriesMakers com uma Bolsa Paradiso

O SeriesMakers, uma iniciativa do Series Mania, o maior festival de TV da Europa, e do Beta Group, uma potência do cinema e da TV na Europa,...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba