Canal Brasil comemora 25 anos com estreia de série inédita e programação especial

 


O Canal Brasil completa 25 anos hoje, dia 18 de setembro, e, no mês do aniversário, tem quase 80% de sua grade voltada para a celebração. Criada por André Barcinski e Marcelo Caetano, “Notícias Populares” é um dos destaques da grade comemorativa e tem lançamento marcado para o dia 29. A atração protagonizada por Luciana Paes volta aos anos 1990 e aborda com bom humor as principais histórias do polêmico jornal que circulou por 38 anos em São Paulo. No elenco, ainda estão Ana Flávia Cavalcanti, Luiz Bertazzo, Ary França, e Tuna Dwek, além de uma participação especial de Bruna Linzmeyer. 

 

Principal coprodutor do cinema brasileiro, o Canal Brasil soma mais de 400 longas coproduzidos e o cinema ocupa cerca de 80% da grade de exibição. A Mostra Canal Brasil 25 anos exibe, aos sábados e domingos do mês, coproduções de ficção como "Boi Neon", de Gabriel Mascaro; "Dzi Croquettes – A força do macho e a graça da fêmea", de Tatiana Issa; "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles; e "A Vida Invisível", de Karim Aïnouz. A grade conta também com maratonas de séries coproduzidas pelo canal, como "Chuva Negra" e "Lei da Selva – A História do Jogo do Bicho".

 

Quatro faixas especiais completam a grade festiva: uma dedicada a curtas-metragens vencedores do Prêmio Canal Brasil de Curtas; outra com documentários sobre diferentes temas como cultura, política, religião e meio-ambiente; a "Faixa Retrô", com programas de apresentadores que marcaram a história do canal, como "Amigos, Sons e Palavras" (Gilberto Gil), "Espelho" (Lázaro Ramos), "Tarja Preta" (Selton Mello), "Rolo Extra" (Pedro Bial), "TransMissão" (Jup do Bairro e Linn da Quebrada) e "Arte do Encontro" (Tony Ramos e Bárbara Paz); e a “Faixa Musical”, com exibição de shows de artistas como Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Ney Matogrosso, Alcione e Seu Jorge, todos produzidos pelo Canal Brasil. 

 

Mais uma novidade que celebra os 25 anos é a nova versão da cerveja Canal Brasil, que passará a ser comercializada. Agora em lata e com nova fórmula Pilsen, a bebida terá seis rótulos inéditos e colecionáveis com ilustrações (assinadas por Debora Isla) em homenagem a coproduções de cinema e programas do canal: “Barucau”, “Dzi Croquetes”, “A Vida Invisível”, “Cine Holliúdy”, “Larica Total” e “Choque de Cultura”.

 

Há 25 anos, o que pauta o Canal Brasil é o compromisso com a cultura brasileira e não à toa é o preferido da classe artística. Liberdade, criatividade, diversidade, vanguarda e irreverência são celebradas nas chamadas, nas campanhas e em cada atração que vai ao ar. Com programas antológicos que se tornaram clássicos da televisão, como “Larica Total", “Choque de Cultura”,  “Tarja Preta”, “Espelho”, “O Estranho Mundo de Zé do Caixão”, o Canal Brasil tem uma grade plural, composta por muitos discursos e sotaques de vários cantos do país, com entretenimento para todo mundo que gosta de cinema e de uma boa história. O acervo de filmes do canal conta com produções das mais diferentes épocas, fases e gêneros, da ficção ao documentário. Ao longo desses 25 anos, já foram exibidos mais de 7 mil filmes, entre longas e curtas-metragens, além de programas que abordam o tema e suas infinidades. 

 

A programação do canal também abre espaço para o jornalismo com o "Cinejornal", um dos mais longevos programas da TV Paga e o principal sobre cinema, repleto de entrevistas e reportagens sobre a produção audiovisual, coberturas de pré-estreias e dos mais importantes festivais do país e do mundo, como os festivais de Gramado, Rio, Sundance, Cannes, Veneza e Berlim. A atração tem direção de Erika Rodrigues, apresentação de Simone Zuccolotto, e reportagens de Maria Clara Senra (Rio de Janeiro) e Kiko Mollica (São Paulo). 

 

Transmissões especiais ao vivo também marcam presença na grade, como o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, o Festival de Gramado e o Prêmio Platino de Cinema Iberoamericano, que estão entre as principais premiações do Cinema Nacional e Internacional. A música também tem espaço nas transmissões, com a mais recente edição do Festival de Inverno, realizado em julho no Rio de Janeiro, e no ano passado a do Rock Brasil 40 Anos, ambas com apresentação de Simone Zuccolotto e comentários de Charles Gavin. Para completar o time, já passaram pela reportagem Maria Clara Senra, Jup do Bairro e Roger Lerina.

 

Nenhum comentário:

Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia programação completa de sua 26ª edição

"Nas Ondas de Dorival Caymmi", "Barravento", "Nosso Sonho" e "Meu Nome É Gal".  O Festival de Cinema...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba