Noite de Cinema Chinês gratuito é realizada em São Paulo com apoio do Ibrachina

 


O projeto promove a exibição de um filme chinês por mês e tem como missão estreitar a relação cultural sino-brasileira

O Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) apoia o projeto Noite de Cinema Chinês by Chinese Bridge Club, que realiza a exibição de um filme chinês na segunda quinta-feira de cada mês. A curadoria é de Cecília Mello, professora do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da USP. A entrada é franca, sendo necessário apenas retirar os ingressos pela plataforma Sympla. 

Desta vez, será exibido o filme “Banhos”, dirigida por Yang Zhang. O longa faz parte do ciclo “Comédias”, que já exibiu “Hi, Mom” e “Happy Times”. Após a exibição, a curadora Cecília Mello baterá um papo com a plateia, destacando elementos culturais do filme, seu significado e também responderá perguntas. Os longas são apresentados no espaço de eventos do Ibrawork, na Rua Augusta, 1917 – 6º Andar.  

 

Sobre o filme 

“Banhos” trata de relações familiares, tendo como pano de fundo uma prática secular na China: frequentar casas de banho, que são locais destinados a promover banhos coletivos e proporcionar socialização entre as pessoas. 

Abandonado por Da Ming – seu filho mais velho, que foi para Shenzhen no intuito de tentar uma melhor sorte -, um pai de família, Liu Ming, fica em Beijing cuidando do seu filho mais novo, Er Ming, que tem problemas mentais, e exercendo a profissão de mestre de na casa de banhos administrada por sua família. 

Repentinamente, Da Ming retorna e descobre a importância do empreendimento familiar para a comunidade. Absorvido pela “cultura do chuveiro”, por estar vivendo em uma grande metrópole, ele tem que enfrentar um dilema: encarar as responsabilidades da família ou continuar imerso em sua própria e egoísta vida. 

 

Nenhum comentário:

Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia programação completa de sua 26ª edição

"Nas Ondas de Dorival Caymmi", "Barravento", "Nosso Sonho" e "Meu Nome É Gal".  O Festival de Cinema...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba