Telecine exibe 'Gato de Botas 2' na sessão Superestreia deste sábado (26)

 

Seguindo a tradição da franquia, 'O Gato de Botas 2' traz diversas referências à cultura pop. Foto: divulgação/Telecine

A Sessão Superestreia deste sábado (dia 26) exibe, às 22h, ‘O Gato de Botas 2 - O Último Pedido’. Indicado ao Oscar® e ao Globo de Ouro de Melhor Animação, o filme acompanha a saga do personagem-título para tentar recuperar as suas vidas perdidas. Com a chegada da animação no canal e no catálogo on demand, os assinantes do Telecine agora têm acesso a todos os filmes da franquia de ‘Shrek’, que ficou marcada por trazer referências à cultura pop em sua narrativa, com acenos à contos de fadas e obras aclamadas do cinema mundial.  

 

Nos dois filmes solo protagonizados pelo felino fora-da-lei, a premissa permanece. Além de retomar o tom leve, pop e épico dos demais filmes da franquia, ‘O Gato de Botas 2’ também adentra camadas mais profundas ao abordar temas em debate na contemporaneidade, como saúde mental, finitude da vida, solidão, medo, dinheiro, família, valores morais, entre muitos outros. Confira abaixo algumas das conexões culturais propostas pela trama que foi sucesso de crítica e público e arrecadou mais de US$ 480 milhões nas bilheterias mundiais.

 

Diversidade familiar

 

Um dos temas recorrentes na trama de ‘Gato de Botas 2’ é a diversidade no modelo familiar, cuja ênfase reside principalmente no arco de Cachinhos Dourados e os Três Ursos. Na trama do filme, todos os personagens embarcam em uma corrida contra o tempo pela Floresta Negra para encontrar uma estrela mítica que tem o poder de conceder um desejo para quem encontrá-la. Afastada de seus pais biológicos, Cachinhos Dourados sonha em ter “a família perfeita” e conta com o poder da estrela para restaurar o equilíbrio em sua vida. Ao longo da jornada, no entanto, ela começa a refletir sobre sua situação atual, como moradora da comunidade de ursos que a acolheu, e a questionar se o modelo de família que tanto almeja realmente trará a felicidade que idealiza. O tema também é abordado, embora de forma mais sugestiva, na relação estabelecida entre o protagonista, Kitty Pata Mansa e o cachorrinho Perrito, que acaba sendo adotado pelo casal de gatos.

 

Saúde mental

 

Não são raros os acenos da trama a questões de bem-estar e saúde mental. Já no primeiro ato do longa, Gato de Botas é confrontado pela finitude da vida ao descobrir que usou oito de suas nove vidas. Deprimido e sem perspectivas, ele abre mão do seu estilo ousado e aventureiro e decide viver os anos que lhe restam como um gato doméstico comum, mas o que ele não percebe é a ironia de ter sua qualidade de vida reduzida drasticamente pelo constante medo da morte. A partir desse momento, o felino é obrigado a enfrentar pela primeira vez sentimentos cotidianos como o amor, solidão, medo e, principalmente, ansiedade. Em dado momento do filme, enquanto tenta fugir do Lobo que o persegue insistentemente, Gato sente os efeitos de uma crise de pânico: tontura, falta de ar, palpitações e medo da morte. Após se acalmar com a ajuda de Perrito, o protagonista, então, mergulha em uma série de reflexões sobre narcisismo, empatia, desejos e propósito de vida que culminam no confronto final com o Lobo, um algoz marcado por simbolismos. 

 

Referências pop

 

Assim como nos filmes ‘Shrek’, o segundo filme do Gato de Botas também é recheado de referências à cultura pop, sejam estas externas ou ao próprio universo da trama. No que diz respeito aos contos de fada, a história retoma personagens clássicos como Cachinhos Dourados, os Três Ursos e João Trombeta, além do Lobo Mau, que na trama assume a forma de um caçador de recompensas disposto a tudo para tirar a última vida do protagonista. Na cena em que é apresentada a coleção de artefatos de João Trombeta, é possível notar objetos como o tapete mágico de ‘Aladdin’, sapatinho de cristal de ‘Cinderela’, chapéu de Merlin de ‘Rei Arthur’, gancho do ‘Capitão Gancho’, rosa encantada de ‘A Bela e a Fera’, entre outros. Há ainda uma homenagem aos faroestes com a reencenação do famoso duelo final de 'Três Homens em Conflito', de Sergio Leone, com direito a close no olhar dos personagens que disputam a posse da Estrela dos Desejos. 

 

 

Gato de Botas 2: O Último Pedido (2022) 

No catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay, Prime Video Channels e via operadoras, a partir do dia 20. No Telecine Premium, dia 26.

Sinopse: Após um acidente, o Gato de Botas se dá conta de que perdeu oito de suas nove vidas. Mesmo traumatizado, ele encontra uma forma de recuperá-las e parte numa grande aventura.

Diretor: Joel Crawford

Vozes de: Antonio Banderas, Florence Pugh, Olivia Colman, Salma Hayek

Animação | Livre | JPN, USA | 102’

 


Nenhum comentário:

Canal Brasil reexibe episódios de "O Papel da Vida", conduzidos por Marina Person

“ O Papel da Vida ”, programa apresentado por Marina Person durante 2 anos no Canal Brasil, terá alguns episódios reprisados a partir de seg...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba