Curta metragem latino americano ‘Takanakuy’ ganha a Europa e está entre os favoritos para a pré seleção do Oscar 2024


Documentário de Vokos, diretor na CINE, traz olhar único para as montanhas remotas do Peru e a cultura de luta no local, que leva o nome do filme. 

“Takanakuy”, filme desenvolvido por Gustavo Bockos, o Vokos, diretor peruano radicado no Brasil, está concorrendo a quatro premiações internacionais: Festival de Biarritz América Latina (França), OFF (Dinamarca), Concorto Festival (Itália) e La Guarimba International Film Festival (Itália). Além disso, o documentário já recebeu menção especial do júri da competição internacional do festival do Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, na França. 

O curta-metragem, lançado em 2023, foi produzido todo em preto e branco, tratando as montanhas do Peru, local onde os povoados possuem sua própria organização e regras de sociedade. Durante suas pesquisas, Vokos percebeu a grandeza das pesquisas de lutas chamadas Takanakuy, nome que deu origem ao seu documentário, onde o povo faz um acerto de contas no braço, com o objetivo de iniciar um novo ano livre de rancores e culpas. 

Após sucesso na Europa, o filme pode estar entre os favoritos para a indicação ao Oscar 2024. 

“Gravar Takanakuy foi uma experiência única. Acho importante que nós, e nisso incluo o time de brasileiros que me acompanhou nas duas semanas de gravação, reafirmemos nossas histórias latino-americanas. Essa repercussão que estamos conquistando, não podia nos deixar mais felizes, e ainda enxergo esse sucesso com uma forma singela de homenagear a língua quechua, um idioma que resiste há muitos anos”, comenta o Diretor da CINE.

Nenhum comentário:

Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia programação completa de sua 26ª edição

"Nas Ondas de Dorival Caymmi", "Barravento", "Nosso Sonho" e "Meu Nome É Gal".  O Festival de Cinema...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba