Um dos filmes importantes do XXI, o coreano OLDBOY estreia nos cinemas de todo o país no próximo 14 de setembro, celebrando os 20 anos do lançamento original, e a Pandora Filmes acaba de divulgar o trailer dessa nova versão, supervisionada pelo seu diretor Park Chan-wook, que acompanhou todo o trabalho feito a partir do negativo original em 35mm.
O filme, que comerciou sua trajetória no
Festival de Cannes de 2004, já foi lançado em diversos países em sua versão
restaurada, que ficou entre os 10 mais vistos no EUA, na reestreia, fazendo uma
média de público por sessão que perdeu apenas para Barbie.
Com júri presidido por Quentin Tarantino, que
se tornou um grande fã de OLDBOY,
Cannes concedeu-lhe o Grande Prêmio do Júri, e, além desse, também foi premiado
em Hong Kong, Coreia, Inglaterra, Itália e no português Fantasporto, entre
outros. Na Coreia do Sul, foi o filme mais visto no ano de seu lançamento
original, em 2003.
Na época do lançamento do filme nos EUA, em
2005, Park disse ao Seattle Times, que Tarantino o procurou pessoalmente para
conversar sobre o longa. “Ele
era capaz de descrever cada cena do filme. Ele lembrava de todos os detalhes
sobre enquadramento e montagem, que até eu mesmo havia esquecido. Ele estava
tão empolgado que parecia estar falando de um filme que nem era meu. Ele me fez
querer rever meu filme”, se diverte o diretor relembrando a
ocasião.
Protagonizado por Choi Min-sik, no papel de
Oh Dae-su, o filme acompanha um homem que foi misteriosamente encarcerado por
15 anos. Logo descobre que sua mulher foi assassinada, e ele é o principal
suspeito. Quando é, finalmente, libertado, Dae-su tem cinco dias para descobrir
seu raptor, e descobrir o que aconteceu de verdade, e realizar sua vingança.
Adaptado de um mangá de Garon Tsuchiya e
Nobuaki Minegishi, Park disse numa entrevista de 2022 à Entertainment Weekly
que OLDBOY
é seu filme favorito de sua própria filmografia.
“Obviamente, tudo é exagerado em OLDBOY, porque é uma fábula, mas o que realmente me interessa é
como as pessoas hoje lidam com a consciência pesada. Meus personagens não são
maus, eles são basicamente pessoas boas que se veem incapazes de viver com suas
emoções mais sombrias e sofrem uma tragédia como resultado”, explicou o cineasta na entrevista ao Seattle Times.
Park, cuja carreira começou em 1992, já era
um cineasta sul-coreano de certo prestígio, mas pouco conhecido fora de seu
país quando OLDBOY
estourou no mundo todo, depois de Cannes. Desde então, o diretor já fez
diversos filmes e séries como “Sede de Sangue”, “Segredos de Sangue”, “Decisão
de Partir” e a minissérie “The Little Drummer Girl”, além de conquistar dezenas
de prêmios pelo mundo, como o BAFTA, por “A Criada”; em Cannes ele ganhou o
prêmio de Melhor Diretor por “Decisão de Partir” mais o Prêmio do Júri por
“Sede de Sangue”; e o prêmio Alfred Bauer de Contribuição Artística, no
Festival de Berlim, por “Eu Sou um Cyborg, e Daí?”.
Seu estilo é marcado por uma beleza estética
muito forte, mas também pela violência brutal – especialmente em filmes como OLDBOY,
“Lady Vingança” e “Mister Vingança”, que juntos compõem o que o diretor chama
de sua Trilogia da Vingança. Quando perguntado sobre isso, o cineasta
respondeu:
“Acho que é mais fácil ser muito individual
porque cada pessoa vem de origens diferentes, e as influências que afetam uma
pessoa serão diferentes da próxima. Portanto, você não pode deixar de ser
diferente e individual, mas é tudo uma questão de ser honesto consigo mesmo e,
se você for capaz de fazer isso, a individualidade aparecerá naturalmente. Mas
você pode se perguntar, então, 'por que existem tantos filmes por aí que você
não consegue distinguir, não consegue ver nenhum traço de individualidade?' Minha
resposta para isso seria simplesmente, os cineastas não estavam sendo honestos
com eles mesmos.”
Com aprovação de 82%, no Rotten Tomatoes, o
longa tem colecionado críticas entusiasmadas e apaixonadas desde sua estreia em
Cannes. “Um passeio
selvagem e intensamente cinematográfico sobre o desejo ardente de dois homens
de se vingar”, escreveu Derek Elley, na Variety. “Quando o filme for assimilado por
Hollywood, poderá se tornar tão influente quanto os filmes de John Woo”,
disse Glenn Kenny, na revista Première. “OLDBOY evoca imagens de pesadelo de
isolamento espiritual e físico, que são dignas de Samuel Beckett ou
Dostoiévski”, apontou Joe Morgenstern, no Wall Street Journal.
A nova cópia de OLDBOY já
foi lançada na Itália, Hong Kong, Singapura, Portugal, Rússia, Indonésia,
Japão, Canadá, Austrália, Romênia, e em breve chegará a países como EUA,
Alemanha, França e África do Sul.
OLDBOY será lançado no Brasil pela Pandora Filmes.
Sinopse
Oh Dae-Su (Choi Min-sik), um bêbado que foi
preso e depois libertado por um amigo, acaba sequestrado em uma noite chuvosa,
e acorda em um estranho quarto de hotel sem janelas. Mantido em cativeiro por
uma razão desconhecida, seus captores invisíveis o alimentam e o mantêm
sistematicamente sedado para evitar o suicídio, fornecendo apenas uma TV
colorida para lhe fazer companhia. Depois de 15 longos anos, ele ganha a
liberdade. Agora, seus sequestradores impiedosos o encorajam a rastrear o
responsável pelo misterioso sequestro e, finalmente, se vingar do algoz
desconhecido. No entanto, quem odiaria tanto Oh Dae-Su a ponto de negar-lhe uma
morte rápida e limpa?
Direção: Park Chan-wook
Roteiro: Park Chan-wook, Chun-hyeong Lim, Hwang Jo-yun
Produção: Kim Dong-Joo, Lim Seung-yong
Elenco: Choi Min-sik, Yoo Ji-tae, Kang Hye-jeong, Kim Byeong-Ok, Dae-han Ji
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