KINO, Mostra de Cinema Alemã do Instituto Goethe, retorna com curadoria do Cineclub ESPM

Obras audiovisuais da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo  serão exibidas sempre às últimas sextas do mês 

A Goethe Kino, Mostra de Cinema de Expressão Alemã, promovida pelo Goethe-Institut Rio, retorna às telas do instituto todas às últimas sextas-feiras do mês, desta vez com curadoria dos estudantes do CineClube ESPM, escola de negócios, comunicação e marketing. Sexta-feira, 25 de agosto, às 18 horas, a mostra exibe O Medo Devora A Alma, de 1974 e do diretor alemão Rainer Werner Fassbinder. 

“O retorno da Goethe Kino significa ampliar a diversidade cultural no centro do Rio, e atrair o pessoal que trabalha nos arredores e também os estudantes do idioma alemão”, diz Pedro Butcher, professor do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM. “Para os nossos estudantes é um exercício profissional.”

A escolha de O Medo Devora A Alma se deu, não somente por ter sido bastante premiado, mas por ser umas das obras que melhor traduz o estilo de Fassbinder, que traz a Alemanha dos anos 70, dividida em duas, recuperando-se da guerra, e a história de amor pouco convencional dos protagonistas, uma faxineira idosa e um jovem imigrante marroquino. 

“Os estudantes estão analisando os próximos temas, quais recortes são um cartão de visita para conhecer o cinema alemão, algumas diretoras ou até os 50 anos de alguns filmes ícones da região”, diz Butcher, que também é professor da disciplina Círculo de Produção 6 – Festivais, Mostras e Curadorias, do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM. 

São quatro alunos que fazem parte do CineClub ESPM, que se reúnem semanalmente e com a supervisão dos professores Pedro Butcher e Simplício Neto. Após a exibição do filme, haverá bate-papo com especialistas da área, incluindo professores da ESPM.

 

Serviço

Goethe Kino, Mostra de Cinema de Expressão Alemã

Quando: 25 de agosto

Horário: 18h

Local: Biblioteca do Goethe-Institut Rio de Janeiro – Rua do Passeio, 62 – Centro 

Extra: Após a exibição, haverá bate-papo com especialistas da área, incluindo professores da ESPM

 

Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia programação completa de sua 26ª edição

"Nas Ondas de Dorival Caymmi", "Barravento", "Nosso Sonho" e "Meu Nome É Gal".  O Festival de Cinema...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba