Telecine Cult exibe especial em homenagem às mulheres negras nesta terça (dia 25)

 


Taís Araújo em cena de ‘Medida Provisória’. 

Nesta terça (dia 25), é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, em memória ao primeiro Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, realizado em 1992. Sediado em São Domingos, capital da República Dominicana, o evento discutiu a sociedade sob a ótica dessas mulheres e firmou a efeméride para que as pautas lá discutidas ganhassem maior visibilidade.

 

Com isso em mente, o Telecine Cult exibe, a partir das 16h50, o especial ‘Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha’, cujo objetivo é destacar narrativas protagonizadas por mulheres negras. O pontapé inicial será com ‘My Name Is Now, Elza Soares’, documentário sobre a cantora brasileira que se tornou um ícone da MPB e da luta contra a violência doméstica.

 

Na sequência, às 18h10, vai ao ar ‘Marte Um’, filme centrado em uma família negra cujo filho mais novo sonha em ser astronauta. Na história, a mãe e a irmã mais velha têm papel ressaltado no incentivo da criança. Encerrando o programa, às 20h10, é exibido ‘Medida Provisória’, distopia que traz o racismo para a discussão e tem Taís Araújo como uma das protagonistas.

 

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

No Telecine Cult, dia 25, a partir das 16h50.

 

My Name Is Now, Elza Soares (2018)

No Telecine Cult, dia 25, às 16h50. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay, Prime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: Um filme de Elizabete Martins Campos sobre a cantora Elza Soares, uma lenda que incorpora a essência da ancestralidade brasileira.

Diretor: Elizabete Martins Campos

Elenco: Elza Soares

Documentário |12 anos | BRA | 73’

 

Marte Um (2022)

No Telecine Cult, dia 25, às 18h10. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay, Prime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: Uma família negra e periférica busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita, que representa o contrário de tudo que eles são.

Direção: Gabriel Martins

Elenco: Cícero Lucas, Carlos Francisco e Camilla Damião

Drama | 16 anos | BRA | 115’   

 

Medida Provisória (2020)

No Telecine Cult, dia 25, às 20h10. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay, Prime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: No futuro, o governo brasileiro expede uma lei obrigando cidadãos negros a voltarem para a África. Três amigos, cada um à sua maneira, resistem ao autoritarismo.

Diretor: Lázaro Ramos

Elenco: Adriana Esteves, Alfred Enoch, Mariana Xavier, Renata Sorrah, Seu Jorge, Taís Araujo

Drama |14 anos | BRA | 101’

Nenhum comentário:

Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia programação completa de sua 26ª edição

"Nas Ondas de Dorival Caymmi", "Barravento", "Nosso Sonho" e "Meu Nome É Gal".  O Festival de Cinema...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba