CAROLINE FIORATTI LANÇA “UM ANO INESQUECÍVEL – INVERNO” NO PRIME VIDEO EM 16

 


Diretora de filmes como Meus 15 Anos e Meu Casulo Drywall, exibido recentemente no festival SXSW, Caroline Fioratti lança no dia 16 de junho UM ANO INESQUECÍVEL: INVERNO no serviço de streaming Prime Video. Produzido pela Amazon Studios e Panorâmica Filmes, o longa faz parte de uma tetralogia, que apresenta os primeiros longas da Amazon produzidos no Brasil, e dois primeiros filmes já estão disponíveis no serviço de streaming. 

Partindo do conto de Paula Pimenta, o filme tem como protagonista Mabel (Maitê Padilha), que acaba perdendo a viagem de formatura para acompanhar os pais (Letícia Spiller e Marcelo Laham) a uma estação de esqui, no Chile. Lá, no entanto, embarca em uma jornada de auto-descoberta com novos amigos. 

Caroline conta que está envolvida no projeto com a Amazon desde o início, em janeiro de 2020, e contou com um longo processo de desenvolvimento, que incluiu, entre outras etapas, com um workshop com Vince Marcello, roteirista e diretor de “A Barraca do Beijo”.  UM ANO INESQUECÍVEL: INVERNO foi o primeiro filme rodado e finalizado da franquia e Fioratti a primeira diretora a comandar um set Amazon Original de longa-metragem. 

“Esse desafio me atraiu como diretora, pois era a oportunidade de abrir o espaço para outras produções. Estava feliz que tanto Amazon como a produtora Panorâmica, confiaram em mim para essa missão. Estava animada em poder dialogar com um time gigantesco de profissionais da Amazon e também de experimentar a troca cultural que seria uma filmagem fora do Brasil, no meio das montanhas nevadas. O resultado, foi um processo de muitas trocas e conexões que vão durar para toda a vida”, conta a diretora. 

Boa parte do longa foi rodada no Chile, no inverno de 2021, em pleno auge da pandemia, o que trouxe à diretora e sua equipe alguns desafios além dos cuidados. “Quando finalmente chegamos, era necessário cumprir um período de 10 dias no quarto do hotel. Minha grande preocupação era a neve, pois o inverno de 2021 foi muito quente, devido as mudanças climáticas. Tomamos então a decisão de filmar em Chillán, 8 horas ao sul de Santiago, mesmo assim não havia garantias de encontramos neve. Nesse processo, nos tornamos “especialistas” no assunto: aprendemos a avaliar os ventos e observar o comportamento dos condors-dos-antes.” 

Um dos objetivos de Caroline, além de contar uma boa história, era mostrar, em especial ao público juvenil, as belezas da América Latina, e, assim, inspirar muitos deles e delas a desbravar o nosso continente. Juventude, aliás, é um tema caro à diretora em suas obras, e aqui não é diferente. 

“Nesse ano estou lançando dois filmes que abordam o tema da juventude e saúde mental em dois formatos bem distintos. Enquanto “Meu Casulo de Drywall” é um filme autoral, um thriller social, para a sala de cinema, UM ANO INESQUECÍVEL: INVERNO é um filme comercial, um drama young adult, para a plataforma de streaming. Apesar de distintos, ambos os filmes trazem a minha vontade de discutir de uma forma sensível questões da juventude”. 

O filme desmonta a ideia de que o adolescente quer apenas rir e se divertir ao consumir entretenimento. Ele também quer chorar, quer ver suas dores representadas, quer se sentir menos sozinho. “Esse conceito de catarse está na essência da produção cultural e a adolescência é um momento em que os sentimentos estão mais aflorados e precisam ir para algum lugar. Quero que o cinema seja esse espaço de estabelecer pontes de diálogo racionais e emocionais com os jovens. Fico feliz que UM ANO INESQUECÍVEL: INVERNO estreie em uma plataforma que permite atingir tantas pessoas em vários continentes.” 

Caroline sabe que a diversidade e representatividade são temas muito importantes, para isso, investiu em narrativas que formam um caleidoscópio de personagens em jornadas de transformação. “São personagens LGBTQIA+, amarelos, pretos, com corpos diversos e dores distintas que vão se apoderando de suas vivências no meio da neve. É muito importante que o público se veja representado em não uma, mas várias dessas vozes e vidas. A família de amigos, os laços que escolhemos fazer, são também importantes para encontrarmos a força individual. Essa é uma das grandes mensagens do filme”, conclui. 

UM ANO INESQUECÍVEL: INVERNO é um lançamento do Prime Video. 

Sinopse

Um Ano Inesquecível – Inverno conta a história de Mabel (Maitê Padilha), uma garota que quer passar seus últimos momentos antes da formatura viajando com seus amigos de infância, mas o inverno chega mais cedo para atrapalhar seus planos. Mabel fica furiosa quando é forçada a viajar para uma estação de esqui no Chile com seus pais (Letícia Spiller e Marcelo Laham), mas é nessa paisagem monocromática que ela enfrenta seus sentimentos mais profundos, encontra um novo amor e descobre sua verdadeira identidade. 

Ficha técnica

Direção: Caroline Fioratti

Roteiro: Ângela Fabri, a partir do conto de Paula Pimenta

Consultoria de roteiro: Marcelo Saback e Vince Marcello

Elenco: Maitê Padilha, Letícia Spiller, Marcelo Laham, Michel Joelsas, Miguel Trajano, Larissa Murai, Catarina de Carvalho, Julia Gomes, Victorinha, Guilherme Terreri, João Manoel e Diego Martins.

Produção: Irina Neves, Vanessa Jardim e Augusto Medeiros.

 

Nenhum comentário:

Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia programação completa de sua 26ª edição

"Nas Ondas de Dorival Caymmi", "Barravento", "Nosso Sonho" e "Meu Nome É Gal".  O Festival de Cinema...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba