Druzina Content desembarca em Cannes com novidades inéditas em projetos audiovisuais, entre eles, a série derivada do filme "Contos do Amanhã"


Crédito: Luciana Druzina, CEO da Druzina Content.

A multipremiada produtora Druzina Content desembarcou mais uma vez no Festival de Cannes e em seu braço comercial, o Marché du Film, com uma série de novidades e lançamentos na bagagem. São nada menos que 12 longa-metragens ficcionais e 4 documentários, que serão apresentados no evento, um dos mais tradicionais e importantes do calendário mundial do audiovisual, que vai até o dia 27 de maio, na França. 

Além disso, a Druzina integra a delegação de empresas audiovisuais brasileiras formada pela Cinema do Brasil para o festival. O grupo tem um stand (Palais 1, 26.01) que pode ser utilizado pelos associados para reuniões com seus contatos. Uma das novidades mais importantes desta edição do Marché du Film é a fundação do Fantastic Pavillion, um centro de negócios exclusivamente dedicado ao avanço do setor de cinema de gênero, e a Druzina Content é uma das empresas parceiras que fazem parte da comunidade deste mercado, e estará apresentando diversos títulos no universo de gênero, fantasia e sci-fi. 

Com destaque para os projetos de ficção científica como Trabalho Fantasma, de Fábio Baldo que foi recentemente premiado para seu financiamento na Chamada Novos Realizadores do Fundo Setorial, Três Tempos novo projeto de longa-metragem de Bruno Bini, mesmo diretor de Loop filme sci-fi que Druzina também é co-produtora junto com a Plano B. Além da franquia Contos do Amanhã que é uma co-produção Druzina Content e Bactéria Filmes, o projeto Contos do Amanhã: Através do Espelho de Pedro Marques o longa de ficção científica é uma continuação do filme “Contos do Amanhã”, de 2021. A novidade relacionada a este projeto também será divulgada no Marché du Film: “Contos do Amanhã” vai virar série, após ser contemplado na chamada pública BRDE/FSA PRODUÇÃO TV-VOD 2022. Contos do Amanhã: Prelúdio de uma Revolução terá 8 episódios de 50 minutos.

“A partir da nossa filosofia de ‘criar propriedades sem fronteiras’, trouxemos para Cannes produções em diversos gêneros filmes, animação, documentários e conteúdo transmídia. Sempre buscamos trazer conteúdos inovadores e novos olhares, por isso temos coproduções com diversos estados do Brasil e países e o resultado disso é que nossos conteúdos estão presentes em plataformas e canais de mais de 50 países. E este ano, após anos investindo e focados intensamente no desenvolvimento e aprimoramento dos nossos projetos, chegamos em mais uma edição do Festival com uma bagagem repleta de novidades, lançamentos e conteúdos em pré-produção para apresentar nas rodadas de negócios e encontrar parceiros estratégicos para colocar estas produções para o mundo todo”, celebra Luciana Druzina, CEO da Druzina Content. 

Além das atividades no stand da Cinema do Brasil e agenda intensa de reuniões apresentará seus projetos nas rodadas e consultorias do Doc Cannes, Cannes Next, Fantastic Pavillion e Animation Day. "Estamos em produção de diversos filmes novos e a participação em eventos de, mercado e festivais são cruciais para buscarmos a difusão e distribuição dos filmes, além de encontrar parceiros estratégicos para a produção e comercialização das obras", diz Luciana. 

A produtora salienta que neste semestre iniciou a produção dos filmes “Diga Me Adeus”, documentário sobre cuidados paliativos em coprodução com a Lazuli Filmes, e dos longas-metragens em animação “Jardim da Rua 13” e “Jardim da Rua 8”, dirigidos por Daniela Israel e Viviane Juguero. Já no segundo semestre estão previstas o início das gravações da comédia “Nem Lá, Nem Cá”, longa-metragem dirigido por Tatiana Nequete em coprodução da Druzina com a Bactéria Filmes; “Ziriguidum” nova produção de Lisandro Santos, que dirigiu o drama policial “Cinco Tipos de Medo”, de Bruno Bini da Plano B. E os infantis também estão nesta lista, com “Marchas das Rosas” e “Lupita na Cidade de Gente Grande”, dois longas de animação em coprodução com a Petit Fabrik.
 


                                                                 Crédito: Divulgação

Entre os destaques apresentados pela produtora está “Exu e o Universo” (“Èṣù and the Universe”), um documentário de Thiago Zanato filmado no Brasil, Nigéria, Espanha e Eslovênia, que filme aborda a descolonização do pensamento e a influência do povo iorubá na diáspora. O filme, uma coprodução da Druzina Content e Livres Filmes, traz no enredo a história de um nigeriano e sua comunidade que, no Brasil, lutam para provar que Exu não é o Diabo. 

"É um filme 100% independente, lançado há alguns meses no no Festival do Rio, onde foi premiado como Melhor Filme e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, ganhou o Prêmio do Público e Melhor Documentário, Cartagena no FICCI (Festival Internacional de Cine de Cartagena de Índias) e nesta última semana recebemos a notícia que fomos selecionados para passar o Laliff (Los Angeles Latino International Film Festival)", conta Luciana.   

O filme que também passou por vários laboratórios mundiais como WIP Latino no Festival de Cine Internacional, de Guadalajara, e "Only in NY", no DOC NYC (New York's Documentary Festival) estará sendo exibido agora no dia 22 de maio no market screening da Marché du Film no Festival de Cannes, no Palais G. "Estamos muito felizes com essa oportunidade de estar exibindo o filme no market screening e as expectativas são as melhores possíveis, pois essa janela dá visibilidade a agentes de vendas internacionais, distribuidores, críticos e curadores de festivais", acrescenta Luciana. 

A questão de gênero e do protagonismo feminino fazem parte do tema de diversos projetos da Druzina Content e o documentário Game Girls ressalta o protagonismo feminino dentro e fora das telas. Dirigido por Saskia Sá, em uma coprodução entre a Druzina e a Horizonte Líquido, o longa-metragem tem estreia prevista para o segundo semestre deste ano, também será apresentado em Cannes. 

O filme, com foco no público adolescente, combina animação com imagens reais e mostra o universo dos games com depoimentos de mulheres de diversas partes do mundo. A produção, que também contou com uma equipe técnica composta em sua maioria por mulheres, tem um projeto visual que simula o ambiente virtual de gameplay. Quem conduz a obra é uma personagem chamada Mega, uma transumana que vive no metaverso, retratada em animação, que interage com as entrevistadas, abordando o tema de uma forma leve e divertida, exaltando o protagonismo feminino e inspirando o público. 

Para participação no mercado, a Druzina Content conta com o apoio da Cinema do Brasil, Programa de Promoção e Internacionalização do Cinema Nacional implementado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex -Brasil). O objetivo do programa é aumentar a participação da indústria cinematográfica nacional no mercado externo, fornecendo incentivo para coproduções, distribuição e troca de filmes com vários países.

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