Foram anunciados hoje os três primeiros
títulos que compõem a seleção do 11° Olhar de Cinema - Festival Internacional
de Curitiba, que acontece de 1º a 9 de junho. É a Mostra Exibições Especiais,
voltada a destacar grandes mestres do cinema, que volta com toda a potência ao
formato presencial com "Baby Yar. Contexto", de Sergei Loznitza,
documentário que acompanha três dias de massacre de tropas nazistas em uma
ravina de Kiev; a ficção "Coma", de Bertrand Bonello, sobre a
adolescência no mundo dos influenciadores digitais, e "Rewind &
Play", de Alain Gomis, que resgata o racismo contra o músico Thelonious
Monk em um famoso programa de entrevistas francês nos anos 1960.
Os três filmes foram exibidos em
importantes festivais internacionais, como Festival de Cannes, Berlinale,
cphdox e Cinéma du réel e chegam agora em Curitiba para a primeira exibição no
País.
Depois de dois anos acontecendo de maneira
digital por conta da pandemia de COVID-19, o Olhar de Cinema retorna às salas
da capital paranaense em sua data original, com todas as suas tradicionais 10
mostras e suas atividades paralelas, como seminários, mesas de debates,
oficinas e o CURITIBAlab, laboratório de desenvolvimento de projetos.
O coordenador-geral do festival, Antonio
Gonçalves Junior, destacou a importância de retormar o formato presencial do
evento: "É muito bom
estar de volta porque um festival também se faz de encontros. Essa troca que o
presencial proporciona e a vivência do evento, que é muito prejudicada pelo
cotidiano no on-line, faz muita diferença para a experiência".
Fichas técnicas
Babi Yar. Contexto (Babi
Yar. Context, Países Baixos/Ucrânia, 2021), de Sergei Loznitsa. 121 min.
Em setembro de 1941, uma tropa nazista,
auxiliada por dois batalhões da Polícia Ucraniana, e sem qualquer resistência
da população local, efetuou o massacre de mais de 33 mil judeus na ravina de
Babi Yar, a noroeste de Kiev. O filme busca o contexto histórico da tragédia
por meio de imagens de arquivo que documentam a ocupação alemã da Ucrânia e a
década subsequente. Quando a memória se transforma em esquecimento, quando o
passado ofusca o futuro, é a voz do cinema que articula a verdade.
Coma (Coma,
França, 2022), de Bertrand Bonello. 80 min.
O comportamento online e o consumo de
conteúdo pelos olhos de uma adolescente que conduz o público através de seus
sonhos e pesadelos. Navegando entre sonhos e realidade, ela é guiada por uma
perturbadora e misteriosa YouTuber, Patricia Coma.
Rewind & Play
(Rewind & Play, França, 2022), de Alain Gomis. 65 min.
A falta de respeito com que o músico negro
Thelonious Monk foi tratado no outono de 1969 após o final de sua turnê
européia, quando aparece em um programa de entrevistas para a televisão estatal
francesa.
Inscrições abertas
Tanto o CURITIBAlab quanto as Oficinas do
Olhar de Cinema estão com inscrições abertas. As do primeiro, destinado a
realizadores com projetos de longas-metragens de ficção, podem ser feitas
apenas até amanhã (21/4) pelo link https://www.olhardecinema.com.br/curitibalab-2022-inscricoes-abertas/.
As das segundas, destinadas ao público em
geral e divididas em três temas: “QuilomboCinema”,
ministrada por Tatiana Carvalho Costa; “A
Montagem como Reescrita de um Filme”, por Tomás von der Osten,
e “Incorporar memórias, por Abiniel
João Nascimento, podem ser feitas até o dia 13 de maio pelo link https://www.olhardecinema.com.br/oficinas-2022-inscricoes-abertas/. As
aulas acontecerão de forma on-line.
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