A homenageada do 2° FIC RIO é atriz Léa Garcia, ainda plena e atuante no audiovisual nacional do alto de seus belíssimos 89 anos.


O festival de cinema FIC RIO (Festival Internacional de Curtas no Rio de Janeiro), realizado pela produtora MIDORI PRODUÇÕES ARTÍSTICAS LTDA, desde 2019, terá a sua segunda edição entre os dias 25 e 30 de abril de 2022, ainda no formato online e inteiramente gratuita, pelo canal do Festival (youtube.com/ficrio). Após grande sucesso no ano passado, o Festival retorna maior e ressaltando ainda mais a excelência do cinema independente com a exibição de 92 curta-metragens brasileiros e internacionais, divididos entre Ficções, Documentários, Animações e Videoclipes, que concorrerão à premiação em 27 categorias, incluindo as novíssimas Melhor Filme LGBTQIA+, Melhor Filme Curtíssimo (de 1 a 5 minutos) e Melhor Videoclipe.
 

Os curadores e diretores do Festival, Ivann Willig e Zeca Teixeira, escolheram “A Diversidade no Cinema” como tema da nova edição, buscando contribuir para o debate sobre a importância da representatividade de grupos, gêneros e corpos nas telas e em narrativas que dialoguem com a realidade.

 

Como homenageada do Festival, o 2° FIC RIO reverenciará o talento da atriz Léa Garcia, ainda plena e atuante no audiovisual nacional do alto de seus belíssimos 89 anos. Ainda trará, como curta-metragista convidada, a roteirista e diretora Julia Katharine, primeira cineasta transexual do Brasil a entrar no circuito comercial como diretora de um filme, com o curta-metragem Tea for Two (2019).


Recentemente o Festival divulgou em suas redes sociais a lista de indicados. Ana C. Marinho & Bárbara Santos (“Entre”), Sílvia Rocha Campos (“O Sobrevivente”) e Rosana Urbes (“Guida”), entre outros, concorrem na categoria Melhor Direção. Nomes como Divina Valéria, Priscila Ubba, Tuna Dwek, Antônio Pitanga, Felipe Camargo e Milton Gonçalves somam-se a tantas outras belíssimas atuações. Algumas produções internacionais premiadas como os documentários “Stigma” (Iraque) e “Anormal” (Espanha), a animação “Roberto” (Espanha), as ficções “A Godless Country” (Austrália), “Holestepper” (Peru), “Camino A Mala Noche” (México) e “Watani” (Reino Unido) concorrem em diversas categorias.

 

Para conferir a lista completa dos indicados do 2° FIC RIO, acesse o instagram (@fic_rio) ou o site do Festival (www.ficrio.com).

Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba