Criada por Sergio Kalili, a Liga da Mata
acumula mais de 40 prêmios em festivais pelo mundo
Uma
animação infantil em que figuras do folclore como Saci,
Curupira, Iara e Boto
se transformam em verdadeiros super-heróis, para defender a
natureza e o meio-ambiente. Em síntese, esta é a proposta da Liga da
Mata, projeto de Sergio Kalili, que em 2012 criou
um jeito lúdico de unir cultura e educação ambiental, na websérie
brasileira mais premiada da história.
A
ideia surgiu de maneira inusitada. Empresário do ramo de fantasias há décadas,
Kalili procurava temas que fossem além do Carnaval, Festas Juninas e Halloween.
Foi quando chegou ao folclore brasileiro. “Passei dois anos estudando a fundo a
cultura, histórias e lendas brasileiras até perceber que a forma como nossos
personagens folclóricos são apresentados (causando temor) provoca desinteresse
pelo tema. Por isso decidi fazer diferente”, explica.
Desta
maneira, o empresário dá vida e novas identidades a personagens como Saci,
Iara, Boto, Fulozinha, Curupira e um Pajé. “Cada um deles é uma criança da
cidade que, quando acionados pelo Pajé, se transformam em personagens
folclóricos e heróis da natureza, com superpoderes. A ideia era tirar aquele
peso negativo que cada criatura folclórica carrega e transformá-los em
defensores das matas”, conta Kalili.
Surge
então a Liga da Mata, tendo nestes personagens do folclore um grande potencial
para se ensinar sobre a educação ambiental para crianças do ensino fundamental.
O
ponto de partida do projeto foi o livro “Liga da Mata - O Renascimento da Alma”,
com a intenção inicial de se transformar num longa-metragem. Para isso, Kalili
também desenvolveu uma websérie baseada na obra, utilizando alguns dos
personagens do romance.
Este
universo das webséries levou a Liga da Mata a ser reconhecida
internacionalmente. Desde 2016, quando as produções de Kalili começaram a
correr festivais deste segmento mundo afora, já são mais de 40
prêmios conquistados.
Ao
longo destes cinco anos, a Liga da Mata já foi laureada em países como Estados
Unidos, Inglaterra, Austrália,
Itália, Alemanha, Japão,
Índia, Canadá, França e
Coreia do Sul, tendo sido indicada em mais de 90
festivais nacionais e internacionais.
Kalili
credita este sucesso à junção da temática de preservação do meio-ambiente – a
websérie está em total acordo com a agenda ONU 2030, atendendo a diversos itens
listados – com o potencial das personagens do folclore brasileiro, até então
pouco conhecidas além das fronteiras de nosso pais. “Não podemos ficar mais de
braços cruzados enquanto o mundo destrói o meio ambiente de forma irresponsável”,
afirma o criador da Liga da Mata, que também preside a Digital
Brasil – Associação Brasileira de Conteúdo Digital.
Balões e Abelhas - Ao todo já são 12
episódios escritos com investimentos próprios. O primeiro
deles, “O Perigo dos Céus”, chama a atenção aos incêndios
causados nas florestas e cidades por causa de balões durante as Festas Juninas
– tendo sido lançado em agosto de 2016 e já disponibilizado no YouTube. A
partir daí veio o segundo episódio, “Abelhas”, dividido em duas
partes que, entre 2019 e 2021, foi indicado em diversos festivais pelo mundo.
“Meu
objetivo é criar muito mais histórias que ajudem a melhorar a imagem do Brasil
no exterior, além de ensinar crianças por todo o mundo a cuidar melhor do
planeta como um todo”, afirma Sergio Kalili.
LIGA DA MATA
Site: https://www.ligadamata.com.br/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/c/LigadaMata
Fotos no link: bit.ly/FotosLigaDaMata
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