SUPER RECOMENDO!!!

Após estrear no prestigiado festival IndieLisboa, em Portugal, “A Cidade dos Abismos”, dirigido por Priscyla Bettim e Renato Coelho, será exibido pela primeira vez no Brasil nesta sexta-feira (08/10) no Olhar de Cinema — Festival Internacional de Curitiba. Estrelado por Verónica Valenttino, vocalista da banda Verónica Decide Morrer, com participações especiais de padre Júlio Lancellotti, do compositor Arrigo Barnabé e do poeta Claudio Willer, o filme fará parte da mostra Novos Olhares, dedicada a longas experimentais e com propostas estéticas ousadas. 

A obra, rodada no centro da capital paulista, em locais como a Rua do Triunfo, berço do cinema marginal, traz a história de três personagens que têm seus destinos entrelaçados depois de um evento trágico em plena noite de Natal. Com estética e narrativa fragmentadas, "A Cidade dos Abismos" alude a produções como "Bang Bang" (Andrea Tonacci, 1971) e "Filme Demência (Carlos Reichenbach, 1986).  "Tentamos retratar uma São Paulo espectral e atemporal. Uma cidade dos marginalizados, onírica e poética. E não conseguiríamos essa aura com câmeras digitais", explica a roteirista e diretora Priscyla Bettim sobre a opção de trabalhar com película, mesmo com baixo orçamento. "Mais que uma questão visual, porque para isso poderíamos usar filtros [em programas de pós-produção], a película é um método de filmar. Tem um tempo diferente, o processo é muito mais artesanal", afirma Renato Coelho, que co-dirigiu o longa. 

Nas palavras do cineasta Joel Yamaji, um dos trunfos do filme é justamente resgatar a atmosfera cinematográfica. "Prolifera em nosso cinema, justificável pelas circunstâncias históricas do momento, uma retórica sustentada na explicitação do conteúdo, de natureza descritiva. Abdica-se do mistério pelas evidências da clareza; da comunicação emotiva pela ilustrativa e da estatística. 'A Cidade dos Abismos' desponta como exceção [...]." 

Segundo Priscyla Bettim, a ideia do filme vem de uma experiência pessoal: "É baseado numa mulher trans que conheci numa noite na rua Rego Freitas [na região central de São Paulo]. O filme mistura essa homenagem a ela com o momento político, em que os marginalizados se tornam ainda mais marginalizados." 

Além de Verónica Valenttino, que faz o papel da travesti Glória, o elenco conta com as atuações da atriz Sophia Riccardi, como Maya, a melhor amiga de Glória; do congolês Guylain Mukendi, que interpreta um refugiado dono de um bar no centro de São Paulo; e da atriz do Teatro Oficina Carolina Castanho, que faz Bia, uma jovem de classe média. Em sua participação, Padre Júlio Lancellotti interpreta a si mesmo ao rezar uma missa de sétimo dia encomendada por Glória.

A trilha sonora é assinada por Arrigo Barnabé (em parceria com Vitor Kisil). O compositor, que também atua no filme como Armando (amigo da Glória), criou uma música original para o longa, "Virgem Jubilar", que canta junto com Verónica. 

A sessão online de "A Cidade dos Abismos" acontece nos dias 08/10 (sexta-feira) e 12/10 (terça-feira). Os ingressos custam R$5 e estão à venda pelo site do Olhar de Cinema — Festival Internacional de Cinema Curitiba. Os filmes ficam disponíveis das 6h do dia de exibição até as 5h59 do dia seguinte.

 

Sinopse: Glória, mulher trans, Bia, jovem da classe média paulistana, e Kakule, imigrante africano, testemunham uma morte brutal na véspera do Natal. O evento, vivenciado num bar decadente da capital paulista, muda o destino de suas vidas. Embora mal se conheçam, uma aliança é formada ali. Indignados com os rumos da investigação do crime, os três se recusam a ceder à injustiça e decidem ir atrás dos algozes. No filme, a inevitável descida ao inferno é permeada pela amizade e pelo afeto. E as utopias continuam vivas mesmo quando o corpo padece. 

Elenco principal: 

Verónica Valenttino — Glória

Sofia Riccardi — Maya

Carolina Castanha — Bia

Guylain Mukendi — Kakule

 

Ficha Técnica:

Roteiro: Priscyla Bettim

Direção: Priscyla Bettim & Renato Coelho

Assistência de Direção: Marco Escrivão

Produção Executiva: Renata Jardim, Renato Coelho

Direção de Produção: Renata Jardim

Assistência de Produção: Pedro Russo, Rafael Gonzaga

Direção de Fotografia: Rodrigo Pannacci

Direção de Arte: Bira Nogueira

Montagem: Caio Lazaneo

Figurino: Leide de Castro

Som Direto: Marina Bruno

Colorização: Gabriel Ranzani

Trilha Sonora: Arrigo Barnabé, Vitor Kisil

Tradução e Legendagem: Lucas Bettim, Renan Carvalho

Finalização: Caio Lazaneo

País: Brasil

Ano: 2021

Duração: 96 minutos  

 

Sobre os diretores:

Priscyla Bettim e Renato Coelho são realizadores, pesquisadores e professores. Vivem e trabalham em São Paulo. Se interessam sobretudo pelo cinema em película e experimental, tendo realizado curtas-metragens como "Visão 2013 Para Roberto Piva" (2013), "Trem" (2015), "A Propósito de Willer" (2016) e "Sem Título #2: Verónica Valenttino" (2020). Juntos formam a produtora Cinediário. "A Cidade dos Abismos" é o primeiro longa da dupla.


Nenhum comentário:

Crítica Filme "Guerra Civil" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Guerra Civil” dirigido pelo cineasta Alex Garland (“Ex-Machina”, “Men – Faces do Medo”). O longa, apre...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba