Filme - Duas ou três coisas que eu sei dela
Cinco novos longas passam a integrar o catálogo do Belas Artes À La Carte nesta quinta, 19 de agosto.
A estreia nacional fica por conta do documentário “Muda Brasil” (1985), de Oswaldo Caldeira, que narra a reabertura política do país, e detalha os fatos que culminaram na eleição de Tancredo Neves como o primeiro presidente civil após 20 anos de ditadura militar. Com edição final compactada em 105 minutos, o documentário teve 23 horas de material filmado, em que se destacam entrevistas e pronunciamentos de políticos e personalidades que marcaram a História do Brasil.
Do diretor Jean-luc Godard, “Duas ou três coisas que eu sei dela” (1967), faz um retrato das transformações urbanas de Paris e narra a história de uma mulher que passa a trabalhar como prostituta. O filme é inspirado em um artigo sobre donas de casa do subúrbio de Paris, moradoras de um conjunto habitacional, que se prostituíam para sustentar a própria luxúria. Uma coprodução entre Itália, França e Suíça, “O processo do desejo” (1991), de Marco Bellocchio, vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Berlim 1991, discute a tênue fronteira entre a sedução e a violência sexual.
Completam a programação a animação italiana “A Arte da Felicidade” (2013), filme de estreia de Alessandro Rak, vencedor do prêmio de Melhor Filme de diretor estreante no London Raindance Film Festival 2013; e o drama “Cobb, a lenda” (1994), de Ron Shelton, com Tommy Lee Jones, Robert Wuhl e Lolita Davidovich.
Nenhum comentário:
Postar um comentário