VALENTINA ESTREIA EM SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, CURITIBA, PORTO ALEGRE, BRASÍLIA E BELO HORIZONTE

Após uma bem sucedida carreira em festivais nacionais e internacionais, “Valentina”, primeiro longa do diretor Cássio Pereira dos Santos estreia nas salas de cinema hoje 19/8

Uma história inspiradora de expressão de gênero e solidariedade, o filme apresenta a atriz trans Thiessa Woinbackk e traz Guta Stresser e Rômulo Braga no elenco.

(Crédito: Leonardo Feliciano) 

O filme conta a história de Valentina (a premiada Thiessa Woinbackk), uma jovem trans que se muda para o interior de Minas Gerais com a mãe, Márcia (Guta Stresser) para um recomeço. Com receio de ser intimidada na nova escola, a garota busca mais privacidade e tenta se matricular com seu nome social. No entanto, a família enfrenta problemas quando a diretoria da escola, despreparada, começa a exigir a assinatura do pai ausente (Rômulo Braga) para realizar a matrícula. 

De acordo com o diretor do filme, a ideia para realizar o longa surgiu da necessidade de dar visibilidade a uma questão da realidade. Especificamente sobre processo de exclusão das pessoas trans do ambiente escolar.  

“Valentina fala sobre o direito à educação, que deveria ser um direito universal, mas que é negado às pessoas trans e travestis. O filme mostra a luta de uma adolescente que quer estudar e se formar, e espero que sirva para gerar debates sobre o tema na sociedade e na comunidade escolar”, diz Cássio.  “No caso da Valentina, ela tem a sorte de ter o apoio de uma mãe leoa e de dois amigos maravilhosos, mas muita gente não tem o apoio da família nem da escola. Seja por causa do preconceito ou da falta de informação, muitos jovens ainda são expulsos de casa. Espero que as famílias e pessoas da comunidade escolar consigam assistir Valentina”, completa. 

“Valentina” traz como protagonista Thiessa Woinbackk, influenciadora digital que começa a legitimar seu espaço como atriz. Thiessa ganhou 4 prêmios de atuação por seu trabalho no filme, em festivais como Outfest Los Angeles, Mix Brasil, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e Festival de Cinema de Seattle.  

“A partir do momento que você não respeita o nome social de uma aluna ou aluno trans na escola, e isso fere a pessoa, e ela sai da escola por causa desta e de outras violências, isso não é evasão escolar, isso é expulsão”, afirma Thiessa.  

O longa tem produção de Erika Pereira dos Santos e produção executiva de Hebe Tabachnik, Natália Brandino e Walder Junior. Elenco e equipe de “Valentina” são compostos, em grande parte, por membros da comunidade LGBTQIA+.  

O projeto conta com trilha original da banda paranaense Tuyo, com destaque para a canção “Eu Nasci Ali”, realizada em coautoria com a cantora e compositora Xan, também uma artista trans, que contribuiu com uma composição forte e primorosa para a obra. O single, ainda inédito, será lançado no dia 20 de agosto nas plataformas digitais, no mesmo fim de semana do lançamento de Valentina nos cinemas. 

O filme foi produzido de forma independente pela Campo Cerrado Produções, com o apoio da Secretaria do Audiovisual, do edital de Longas de Baixo Orçamento 2016 (SAV/Ancine) e em parceria com o Fundo Setorial do Audiovisual e tem distribuição da Anagrama Filmes.   

Filmado em Uberlândia e na cidade histórica de Estrela do Sul (MG), o longa foi o vencedor de 15 prêmios em festivais pelo mundo todo, entre eles: Prêmio do Público na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Prêmio Especial do Júri no 50o. Festival de Cinema de Kiev, Melhor Diretor Estreante do 51o. Festival de Cinema da Índia. No último Festival Mix Brasil, venceu os prêmios de Melhor Atuação (Thiessa Woinbackk), Melhor Roteiro, Prêmio do Público, além do troféu “Coelho de Ouro” de Melhor Longa Brasileiro. 

Sobre a protagonista:

Thiessa Woinbackk nasceu em Catalão, estado de Goiás. Ela tem graduação em biologia e fez parte de um grupo de teatro por três anos em sua cidade natal. Atualmente, Thiessa mora em São Paulo, onde dirige o influente e crescente canal do Youtube “Thiessita”, com quase 800 mil seguidores e cerca de 50 milhões de visualizações. Thiessa publica vídeos sobre temas como direitos de pessoas trans, beleza e a importância da auto aceitação para adolescentes LGBTQIA+. “Valentina” é sua estreia no cinema. 

Sobre o diretor e roteirista:

Nascido em 1980 em Patos de Minas, e também com origens em Cruzeiro da Fortaleza (MG), Cássio Pereira dos Santos estudou cinema na Universidade de Brasília. Escreveu e dirigiu oito curtas-metragens, entre eles A Menina Espantalho e Marina não vai à praia. Seus trabalhos foram selecionados em vários festivais internacionais de cinema, incluindo o Festival de Cinema de Varsóvia, o OutFest Los Angeles, Aspen ShortsFest, Palm Springs, Festival de Brasília, Mostra de Cinema de Tiradentes, Molodist Kiev, entre outros. Seus trabalhos já receberam mais de 70 prêmios. Valentina, sua estreia como diretor em longas metragens, já conquistou 15 prêmios internacionais. Recentemente, Cássio foi selecionado pelo programa Berlinale Talents 2021, edição Buenos Aires. Atualmente, o diretor e roteirista vive em Uberlândia (MG) e trabalha no desenvolvimento de “Temporada de Fogo”, seu segundo longa, projeto que acaba de ser selecionado para participar do BR Lab Features 2021.

Distribuidora: Anagrama Filmes.

Sinopse: Valentina, uma menina trans de 17 anos, muda-se para uma pequena cidade mineira com sua mãe Márcia. Com receio de ser intimidada na nova escola, a garota busca mais privacidade e tenta se matricular com seu nome social. No entanto, a família começa a enfrentar problemas quando a diretoria da escola, despreparada, começa a exigir a assinatura do pai ausente para realizar a matrícula. Com o apoio de sua mãe e a ajuda de dois amigos inseparáveis, Valentina precisa enfrentar os haters de plantão e superar o maior desafio de sua vida. 

ESTREIA DE “VALENTINA” NOS CINEMAS:

Dia 19 agosto, em cidades e salas a serem divulgadas.

Programação completa estará no site do filme na semana da estreia: 

www.valentinafilme.com.br

 

Lançamento de “Eu Nasci Ali”, música tema do filme (autoria de TUYO e XAN).

Dia 20 agosto, nas plataformas digitais.

Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba