COMÉDIA CULT PREMIADA “ESTRANHOS NO PARAÍSO”, DE JIM JARMUSCH, ESTREIA NESTA QUINTA NA SÉRIE CINEMA #EMCASACOMSESC


Nesta quinta-feira, 19/8, a plataforma Sesc Digital recebe “Estranhos no Paraíso”, um marco do cinema independente norte-americano, o pioneiro “Juventude”, primeiro longa dirigido por uma mulher no Djibouti, e o documentário  brasileiro “A Mulher da Luz Própria”

Dia 20/8, a plataforma recebe dois eventos especiais: a série Cinema #EmCasaComSesc estreia o primeiro longa da 16ª Mostra Mundo Árabe de Cinema e, também na sexta, a plataforma Sesc Digital recebe mais uma edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo

Com curadoria do CineSesc, os filmes ficam disponíveis gratuitamente na plataforma sescsp.org.br/cinemaemcasa 


Estranhos no Paraíso (1984)  

Nesta quinta-feira, dia 19/8, a série Cinema #EmCasaComSesc recebe o premiado cult norte-americano “Estranhos no Paraiso”, de Jim Jarmusch. Lançado em 1984, o segundo longa do diretor conta a história de uma jovem imigrante húngara, seu primo e um amigo que embarcam em uma viagem pelo país, rumo à Flórida. Com ousadia estética e experimentalismo narrativo, Jarmusch cria uma fábula irônica sobre as pessoas, os relacionamentos e o próprio Estados Unidos. O filme foi sucesso de crítica e recebeu prêmios importantes como o Caméra d’Or, no Festival de Cannes, Prêmio Especial do Júri, no Festival de Sundance, e Melhor Filme, no Festival de Locarno.

“Juventude”, dirigido por Lula Ali Ismaïl, fez história ao ser o primeiro longa dirigido por uma mulher, no Djibouti. O filme acompanha três jovens prestes a se formar no Ensino Médio. Neste momento de passagem para a vida adulta, elas devem decidir entre permanecer no país africano ou fazer os estudos universitários na França.

No documentário “A Mulher da Luz Própria”, Sinai Sganzerla retrata a vida e obra de sua mãe, Helena Ignez, uma das mais importantes atrizes brasileiras, que também é diretora e roteirista. Os mais de 50 anos da prolífica carreira de Helena são recontados em ordem cronológica, mesclando imagens da vida pessoal e profissional, narrados pela própria Helena. 

De 20 de agosto a 16 de setembro de 2021, o Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, em parceria com o Sesc São Paulo e patrocínio da Casa Árabe, realiza a 16ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. O evento traz produções inéditas no Brasil, reforçando o caráter da diversidade dos países árabes e da aproximação com a sociedade brasileira, como tem sido ao longo de toda a trajetória da mostra, que projetou-se no cenário internacional e integrou-se ao calendário cultural da cidade de São Paulo. 

A curadoria da Mostra é de Arthur Jafet, que ressalta: “Na esteira da pesquisa por obras da cinematografia contemporânea do Mundo Árabe, põe-se em xeque a identidade de povos e o ideal de nação que se pretende forjar, sob a ótica crítica de seus diretores que despontam no afã de denunciar temáticas de cunho regional e universal.” A cada sexta-feira, um novo filme estreia na série Cinema #EmCasaComSesc e fica disponível por 7 dias. Mais informações, acesse o site da mostra icarabe.org.

Na estreia da mostra, o público pode assistir ao drama “A 200 metros”, de Ameen Nayfeh. O filme traz a história de Mustafá e sua esposa Salwa, que moram a 200 metros um do outro, em aldeias separadas pelo muro que divide a Cisjordânia e Israel. Um dia, Mustafá recebe a notícia de que seu filho sofreu um acidente, mas ele é impedido de atravessar o controle israelense para encontrar o garoto.

Também no dia 20 de agosto a plataforma Sesc Digital recebe mais uma edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum. Ao todo, serão 12 títulos, nacionais e estrangeiros, disponíveis gratuitamente até o dia 29/8 em sescsp.org.br/festivaldecurtas. 

O festival é organizado pela Associação Cultural Kinoforum e tem direção da produtora cultural Zita Carvalhosa. Segundo ela, o festival este ano “comprova o vigor da produção no formato curta-metragem: mesmo em plena pandemia, recebemos 2.800 inscrições, sendo 600 só de obras brasileiras. O desafio foi montar uma programação com diferentes recortes de tempo e lugares, de vozes e territórios, para todas as idades e gostos. Acima de tudo, o objetivo foi o de criar um evento que celebre a criatividade e a vida”. Mais informações, acesse kinoforum.org.

CINESESC DIGITAL - PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

### CINEMA #EMCASACOMSESC ###
sescsp.org.br/cinemaemcasa
ESTREIA 19/8


Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba