Um Animal Amarelo estreia dia 26/8

Escrito e dirigido pelo carioca Felipe Bragança, “Um Animal Amarelo” percorreu um caminho de sucesso por festivais internacionais e nacionais, com destaque para sua participação no Festival de Roterdã, Indielisboa e Festival de Gramado em 2020 onde recebeu 5 Kikitos: Melhor Atriz para Isabel Zuaá, Melhor Ator (menção especial) para Higor Campagnaro, Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro e Melhor Filme. Encerrando com chave de ouro essa trajetória, o filme foi exibido na Premiere Brasil dentro da programação do Festival do Rio 2021.

Dia 26/8 o longa chega aos cinemas brasileiros e, no dia seguinte, dia 27/8 nas plataformas de streaming. 

“Um Animal Amarelo”  conta a história de Fernando, um jovem e falido cineasta brasileiro que cresceu assombrado pelas memórias violentas de seu avô, um homem de origem portuguesa obcecado por riqueza e glória. Decidido a fazer um filme sobre seu antepassado, o cineasta mergulha em uma jornada que reconecta Brasil, Moçambique e Portugal, revisitando memórias e ruínas do passado colonial brasileiro, moçambicano e português. No caminho, as amizades e descobertas que Fernando encontra desafiam sua forma de ver o mundo, de narrar sua vida e de pensar o próprio cinema.  

O filme promove uma viagem fantástica e delirante pelo espaço e o tempo. Bebe e revisita fontes culturais como o modernismo brasileiro dos anos 1920 e o tropicalismo dos anos 1970, e nos propõe a refletir hoje sobre a arte como gesto possível na busca de novas e complexas identidades brasileiras para este nosso começo de século 21.

Filmado no Brasil, Portugal e Moçambique, o filme traz a inquietação do diretor sobre questões de identidade individual e coletiva:  “O filme é feito no encontro misterioso entre o pesadelo político-cultural que estamos vivendo e histórias muito pessoais e escondidas sobre as quais os brasileiros nem sempre gostam de falar”, ele explica. 

“Um Animal Amarelo” tem produção da carioca Marina Meliande e de Luís Urbano  - produtor português de filmes de diretores como Miguel Gomes e Manoel de Oliveira - e traz no elenco o protagonismo do jovem Higor Campagnaro acompanhado de nomes como Herson Capri, Thiago Lacerda, Sophie Charlotte e Tainá Medina,  além de um elenco luso-africano formado por Isabel Zuaá, Lucília Raimundo e Matamba Joaquim e dos portugueses Catarina Wallenstein, Diogo Dória e Adriano Luz. A distribuição é da Olhar Distribuição. 

Nenhum comentário:

Lifetime Movies exibe programação especial de quatro dias em comemoração ao Dia Internacional do Livro

LIVROS, CÂMERA, AÇÃO! apresenta produções inspiradas em sucessos literários a partir do dia 23/4 O Jardim dos Esquecidos ESPECIAL DIA INTER...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba