À LA CARTE traz clássicos do horror na semana da sexta-feira 13

Filme - O Chicote e o corpo

O Belas Artes À La Carte preparou uma programação especial para a semana. Os cinéfilos fãs de horror não podem perder as cinco estreias que chegam na quinta-feira, 12 de agosto, ao streaming. 

Entre as cinco filmes estão dois clássicos italianos: “O chicote e o corpo” (1963), de Mario Bava (o “Maestro do Macabro”), suspense psicológico mórbido, encenado de forma esplendorosa por um dos maiores diretores do cinema de horror, mestre dos efeitos especiais e que influenciou diretores Guillermo del Toro e Tim Burton; e "O Pássaro das Plumas de Cristal" (1970), primeiro filme dirigido por Dario Argento, cujo estilo o levou a ser frequentemente chamado de "o Hitchcock italiano". Com a colaboração dos geniais Vittorio Storaro, que assina a fotografia, e Ennio Morricone, responsável pela trilha sonora, Dario Argento entrega o que muitos consideram a obra definitiva do giallo, subgênero do horror caracterizado por suspense, mortes violentas, terror psicológico e erotismo.

O À La Carte também traz um cult que marcou adolescentes nos anos 80 e 90: “As faces da morte” (1978), de John Alan Schwartz. O VHS (e depois o DVD), que na época trazia na capa a impactante informação de “banido em mais de 40 países”, fez o filme - um espetáculo do horror, com rituais satânicos e execuções - passar de mão em mão e arrepiar a espinha até dos mais corajosos. Uma grande jogada de marketing que em uma época sem internet manteve a procura pelo filme por décadas. 

“Repulsa ao sexo” (1965), que inaugura a chamada “trilogia do apartamento macabro”, de  Roman Polanski, ao lado de "O Bebê de Rosemary" e "O Inquilino" (1976), é a primeira produção em língua inglesa do diretor. Estrelado por Catherine Deneuve, o obra é um assustador terror psicológico sobre uma mulher traumatizada pelo abuso sexual sofrido no passado.

E para fechar as estreias, o streaming traz um filme nacional: “Fábio Leão – Entre o crime e o ringue” (2013), documentário de Paulo Thiago, que apresenta a trajetória vitoriosa de Fábio Leão, um consagrado nome do MMA que entrou para o mundo do crime quando jovem, mas superou os obstáculos através do esporte. Outros quatro filmes do cineasta, que faleceu este ano, podem ser assistidos no À LA CARTE: “Soledade, a bagaceira”, “Sagarana, o duelo”, “Águia da cabeça” e “Policarpo Quaresma - o herói do Brasil”. 

Nenhum comentário:

Programação da Semana - Cine Passeio (23 a 29 de setembro)

  ESTREIAS EXCLUSIVAS chegam ao #CinePasseio a partir desta quinta (23)!  O grande destaque desta semana é a estreia de mais um filme de D...