Com assinatura da Okna, A TEORIA DOS VIDROS QUEBRADOS estreia em Gramado


Rodado nas cidades uruguaias de Montevidéu e Aiguá, a comédia
A TEORIA DOS VIDROS QUEBRADOS é uma realização da Parking Films em uma coprodução que leva os selos da brasileira Okna Produções, da também uruguaia Cordón Films, e da argentina Tarea Fina (Argentina). Com direção assinada por Diego “Parker” Fernández, o longa faz sua estreia mundial competindo no Festival de Gramado, que acontece entre 13 e 21 de agosto.

Escrito por Fernández e Rodolfo Santullo, o roteiro do longa parte de um experimento em psicologia social conhecido, no Brasil, como a “Teoria da Janelas Quebradas”, na qual, se uma janela de um prédio for destruída, e não receber reparo logo, a tendência é de que as demais sejam vandalizadas, e logo o prédio todo ocupado, e destruído. Tudo isso, independente de momento histórico ou classe social. Para criar o longa, além deste conceito, os roteiristas inspiraram-se em fatos reais. Em 2010, na região fronteiriça entre Uruguai e Brasil, mais de 20 carros foram incendiados na cidade de Melo.

A TEORIA DOS VIDROS QUEBRADOS combina os gêneros comédia e policial. O longa é protagonizado por um funcionário de uma companhia de seguros, que recebe uma promoção e é designado perito em uma cidadezinha do interior. O que seria motivo para comemorar se transforma em pesadelo quando, ao chegar no local, ele presencia a pior onda de incêndios de carros na história do país. Encurralado pelos clientes, moradores um tanto peculiares da região, Cláudio se vê pressionado a cobrir os seguros num ambiente hostil e ao tentar de esclarecer os crimes descobrirá que muitas coisas não são o que aparentam.

O elenco é formado por uma combinação de talentos de diversos países da América Latina. Os brasileiros são Roberto Birindelli (“Nos tempos do Imperador” e “Polícia Federal: A Lei é para todos”) e Lourdes Kauffmann. Completam o time o argentino Martín Slipak (“A Noiva do Deserto”), os uruguaios César Troncoso (“Benzinho”) e Verónica Perrota (“Mulher do pai”).

Compõem ainda a equipe técnica brasileira, o montador Pablo Riera, e Kiko Ferraz, na edição e mixagem de som. Gina O´Donnell é a produtora de base e de finalização e Graziella Ferst, a produtora executiva.

Com produção de Diego “Parker” Fernández e Micaela Solé (Uruguai), Juan Pablo Miller (Argentina) e Aletéia Selonk (Brasil), A TEORIA DOS VIDROS QUEBRADOS tem apoio do edital de coprodução Brasil-Uruguai, do Programa Ibermedia, além de outros fundos uruguaios.

Sinopse

O filme traz a história de Claudio Tapia, empregado de uma companhia de seguros que é designado como responsável da empresa em uma longínqua e pequena cidade. Após sua chegada vários carros começam a aparecer incendiados durante a noite sem motivo algum. Claudio deverá resolver o mistério para manter sua ambição de progredir dentro da empresa enquanto administra uma crise em seu casamento.

Ficha Técnica

Direção: Diego “Parker” Fernández (Uruguai)

Roteiro: Diego “Parker” Fernández e Rodolfo Santullo (Uruguai)

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Guerra Civil" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Guerra Civil” dirigido pelo cineasta Alex Garland (“Ex-Machina”, “Men – Faces do Medo”). O longa, apre...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba