Nazinha, Olhai Por Nós, de Belisario Franca, estreia no streaming e segue com exibições em sala de cinema

 


NAZINHA, OLHAI POR NÓS
Belisario Franca | 87' | 14 anos | Brasil | 2020 | Documentário
Produção: Giros | Coprodução: Globonews, Globo Filmes e Canal Brasil | Distribuição: Boulevard Filmes

Sinopse: Enquanto aguardam por um benefício de saída temporária para celebrar o Círio de Nazaré, quatro detentos contam suas histórias, refletem sobre o presente e fazem planos para o futuro. Mas que futuro haverá para eles?
Festivais: Première no Cine Ceará 2020

 

A partir de caminhos entre passado, presente e futuro de quatro detentos do Belém do Pará, “Nazinha, Olhai Por Nós” resgata as histórias desses personagens, com foco nas consequências de suas escolhas e as expectativas quando o assunto é liberdade, mesmo que temporária - uma vez que o pano de fundo da produção é o indulto do feriado de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da cidade de Belém (PA), quando acontece um dos maiores eventos tradicionais do país: o Círio de Nazaré. Com estreia prevista no streaming (NOW, Google Play e iTunes) para o dia 6 de maio e exibições na sala de cinema do Espaço Itaú Frei Caneca, em São Paulo - SP, entre 6 e 12 de maio, às 14h30, o documentário de Belisario Franca é o primeiro a abordar esse tema e a influência sobre o cotidiano nos presídios paraenses.

 

Fruto de quatro anos de pesquisa, o documentário apresenta esses protagonistas em momentos de reflexão sobre temas como culpa, justiça, família e fé, dentro do contexto provocativo que é a insuficiência do sistema penal e carcerário brasileiro, diante dos dramas sociais e humanos que o mesmo promete e não consegue solucionar. Neste momento da produção, a única perspectiva dessas pessoas era o benefício da saída para o evento que arrasta mais de dois milhões de pessoas em cortejo nas ruas de Belém todo ano, o Círio de Nazaré. 

 

 

O longa fecha a “Trilogia do Silenciamento” do diretor, composta pelas produções “Menino 23” (2016) e “Soldados do Araguaia” (2017). A partir de temas, universos e personagens distintos, cada um dos três documentários investiga estruturas, costumes e organizações de poder típicas da sociedade brasileira, destacando algumas de suas trágicas consequências: a desvalorização dos direitos humanos, a impunidade generalizada e o aniquilamento das subjetividades daqueles que vivem à margem da História. “Menino 23” chegou à long list do Oscar e foi eleito como Melhor Documentário pelo júri e pelo voto popular no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro de 2017. 

 

“Nazinha, Olhai por Nós” é uma produção da Giros Filmes em coprodução com Canal Brasil, Globo Filmes e Globo News. A distribuição é da Boulevard Filmes. 

 

Programação

06 a 12/05, às 14h30
Exibição no Espaço Itaú Frei Caneca - São Paulo, SP
Shopping Frei Caneca, R. Frei Caneca, 569 - Consolação, São Paulo - SP

 

CALENDÁRIO DE LANÇAMENTO

6 a 12 de maio - Exibiçao em sala de cinema

06/05 - Entra em cartaz no TvoD (NOW, Google Play e iTunes)

06/08 - Estreia no Canal Brasil

Outubro - Estreia na GloboNews

 

 

FICHA TÉCNICA
Direção: Belisario Franca
Produção Executiva: Belisario Franca, Bianca Lenti, Maurício Magalhães
Roteiro: Belisario Franca, Ismael Machado, Yan Motta
Direção de Fotografia: Thiago Lima
Montagem/Trilha: Yan Motta
Pesquisa e Argumento: Ismael Machado, Michelle Maia
Direção de Produção: Cláudia Lima
Coordenação de Produção: Olivia Buarque
Produção: Michelle Maia, Flora Fernandes
Coprodutores: Globo Filmes, Globo News, Canal Brasil

Classificação Indicativa: 14 anos

Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba