Além dos filmes, a programação traz uma MasterClass, dia 01/04
às 17h e debate com o Francisco César Filho, diretor do Festival de Cinema
Latino Americano e o especialista na obra de Miguel Littin,
Alexsandro de Sousa e Silva que acontecerá no dia 06/04 às 17hs, no canal da
Mostra no YouTube.
Littín é considerado o cineasta chileno mais importante de sua
geração. Com um cinema engajado, realizado durante o governo de Salvador
Allende (1970-1973), ele passou a filmar na clandestinidade durante o governo
seguinte, do ditador Augusto Pinochet.
A programação traz alguns de seus principais trabalhos como O
Chacal de Nahueltoro (1965), baseado em um caso policial que escandalizou o
Chile, considerado como o primeiro do gênero "docudrama" e um dos
filmes mais importantes do movimento do Nuevo Cine Latino Americano; uma
entrevista intimista com Salvador Allende em Compañero Presidente (1971); A
Viúva de Montiel (1979) que traz Geraldine Chaplin como protagonista e é
baseado no livro Los funerales de la mamá grande, de Gabriel Garcia Marquez;
Alsino e o Condor (1982) que deu projeção internacional a Littín ao ser
indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1982; Ata Geral do Chile
(1986), filmado clandestinamente, já que o diretor era um dos 5 mil exilados
pelo governo de Pinochet, o diretor percorreu todo o país, retratando o
cotidiano do país sob o regime militar.
Esta é uma oportunidade única do público brasileiro ver a
história do Chile e um capítulo importante da história latinoamericana
remontada a partir do olhar de Littín, reconhecendo na tela grande uma
realidade por vezes tão similar e que ecoa até os dias atuais, com as bases de
nossa democracia sendo discutidas e colocadas em prova.
"Ao assistir os
filmes de Miguel Littín o público não tem apenas a chance de conhecer a
história recente do Chile, mas pode também montar junto a ela o grande
quebra-cabeça chamado América Latina. Começando nos anos 60 com o fervilhar do
Novo Cinema Latino Americano feito por jovens cineastas que usaram o cinema
como arma frente ao imperialismo em favor de mudanças sociais e uma
descolonização cultural de seus países. Passando pela desesperança da era de
chumbo das ditaduras: mortes, exílios, clandestinidade, sempre revelando
congruências entre nossos povos através das imagens e da literatura de Gabriel
Garcia Marquez”, explica a curadora Lívia Fusco.
Além da importância temática, a obra Miguel Littín também tem
relevância na história do cinema mundial, pois revela uma nova estética
latino-americana. Criada a partir do nascimento oficial do movimento do Nuevo
Cine Latino americano, no I Encuentro de Cineastas Latino americanos, em março
de 67, quando jovens influenciados por acontecimentos históricos, como a
Revolução Cubana (1959), apresentaram seus filmes e discutiram o uso do cinema
como arma na luta, denúncia das questões sociais comuns a países colonizados e
buscando entre eles o reconhecimento de uma identidade comum e a projeção de um
futuro distinto.
Cinema Latino
Americano de Miguel Littín tem curadoria de Lívia Fusco e está sendo
produzida com apoio do Edital PROAC Expresso Lab - Aldir Blanc.
PROGRAMAÇÃO
*Os filmes ficarão disponíveis por 24h a partir do dia e horário
de exibição.
01/04 - Quinta-feira
17h - ABERTURA - Masterclass. Disponível até 08/04
19h - O chacal de Nahueltoro (El Chacal de Nahueltoro),
1969, 90 min.
19h - Companheiro Presidente (Compañero Presidente), 1971,
70 min.
02/04 - Sexta-feira
19h - A terra prometida (La tierra prometida), 1973, 125
min.
19h - Atas de Marusia (Actas de Marusia), 1975, 110 min.
05/04 - Segunda-feira
19h - O recurso do método (El recurso del método), 1978, 153
min.
19h - A viúva de Montiel (La viuda de Montiel), 1979, 110
min.
06/04 - Terça-feira
17h - Debate - Disponível até 08/03
19h - Alsino e o Condor (Alsino y el cóndor ), 1982, 89 min.
19h - Ata geral do Chile (Acta general de chile), 1986, 115
min.
07/04 - Quarta-feira
19h - Os Náufragos (Los naufragos), 1994, 121 min.
19h - Terra do fogo (Tierra del fuego), 2000, 99 min.
08/04 - Quinta-feira
19h - A última lua (La última Luna), 2005, 105 min.
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