Estreias e Festival de Cinema Italiano no Petra Belas Artes À LA CARTE

 


Nesta quinta (26/11), nos quatro novos filmes do cardápio, teremos Tom Hardy, Shia LaBeouf, Jessica Chastain, Guy Pearce Fernando Solanas e Ken Russell: "Os Infratores", de John Hillcoat; “Sur”, de Fernando Solanas; "Mahler, Uma Paixão Violenta", de Ken Russell; e “Harakiri: A Morte de Um Samurai”, de Takashi Miike.

E a partir de 24/11, durante 15 dias, o À La Carte abrigará "15º Festival de Cinema Italiano", com 25 filmes, entre novas produções e clássicos imperdíveis!

-"Mahler, Uma Paixão Violenta": O diretor Ken Russell se inspirou para fazer seu filme sobre o compositor Gustav Mahler após não ter gostado muito de "Morte em Veneza (1971)", clássico de Luchino Visconti. Enquanto passa por uma estação de trem, Mahler vê personagens da obra-prima de Visconti, revisitados pelo diretor Ken Russell. A filmografia de Ken Russell é pontuada por obras ligadas à música, como a ópera-rock "Tommy", da banda britânica The Who, além de filmes sobre compositores como Liszt, Elgar e Delius.

-“Sur”: Vencedor do Prêmio do Público e de Melhor Diretor no Festival de Cannes 1988. Este filme é dedicado ao grande cineasta curdo Yilmaz Güney, cujo sobrenome, Güney, significa "sul" em turco. "O Sul" foi o primeiro filme realizado por Fernando Solanas após voltar do exílio em Paris, onde viveu de 1976 a 1984.

-"Os Infratores": Os Infratores é o 3º longa com roteiro escrito pelo músico australiano Nick Cave, os outros dois, também dirigidos por John Hillcoat, são o thriller "Ghosts of the Civil Dead" (1988) e o western "A Proposta" (2005). O filme é baseado em eventos reais, conforme relatado no livro "O Condado de Wettest no Mundo" (2008), escrito por Matt Bondurant, neto de Jack Bondurant (personagem de Shia LaBeouf no filme). O personagem de Tom Hardy deveria ser mais esbelto, mas pouco antes o ator havia aumentado a massa muscular para "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" (2012).

-“Harakiri: A Morte de Um Samurai”: O primeiro filme em 3D a ser exibido na seleção oficial do Festival de Cannes. Refilmagem de "Harakiri" (1962), um dos grandes filmes clássicos de samurai, dirigido por Masaki Kobayashi. O termo "harakiri", também conhecido como "seppuku", é um ritual suicida usado pelos samurais para obter uma morte "honrosa e magnífica".

 

Sinopses:

 

MAHLER, UMA PAIXÃO VIOLENTA

(Mahler)

Reino Unido, 1974, cor, 115 min., drama, idioma: inglês (legendado), 14 anos.

Direção: Ken Russell

Elenco: Robert Powell, Georgina Hale e Lee Montague.

 

A vida do compositor Gustav Mahler, contada em uma série de flashbacks enquanto ele e sua esposa discutem seu casamento fracassado durante uma viagem de trem.

 

SUR

(Sur)

Direção: Fernando E. Solanas

Elenco: Susú Pecoraro, Miguel Ángel Solá e Philippe Léotard.

 

Em 1983, acaba a ditadura na Argentina. Floreal, ao sair da prisão, reencontra sua mulher, que o esperou por cinco anos. Sur conta a história de amores: o entre duas pessoas e aquele que se sente por um país.

 

OS INFRATORES

(Lawless)

EUA, 2012, cor, 116 min., suspense, idioma: inglês (legendado), 14 anos.

Direção: John Hillcoat

Elenco: Tom Hardy, Shia LaBeouf, Jessica Chastain e Guy Pearce.

 

Os irmãos Bondurant produzem e contrabandeiam uísque ilegalmente durante a época da Lei Seca e pagam propinas para que a polícia faça vista grossa. Quando o negócio começa a prosperar, o governo intervém, e uma guerra se instaura na cidade.

 

HARAKIRI: A MORTE DE UM SAMURAI

(Ichimei)

Japão, 2011, cor, 128 min., idioma: japonês (legendado), 14 anos.

Direção: Takashi Miike

Elenco: Kôji Yakusho, Munetaka Aoki e Naoto Takenaka.

 

O samurai Hanshiro procura o Clã Li para solicitar um ritual de suicídio devido aos seus escassos recursos. No entanto, uma trágica história, sobre a luta de um antigo samurai, vai mudar sua opinião.

 

 

15º Festival de Cinema Italiano": Em 2020, ao completar 15 anos de existência, o festival se reinventa mais uma vez. Em tempos de Covid-19, os filmes e demais eventos da programação serão realizados numa plataforma virtual e chegarão em todos os cantos do imenso Brasil, superando todas as barreiras geográficas e sociais. Mesmo durante a pandemia, o maior e mais antigo Festival de Cinema Italiano no Brasil, continua com o seu incansável objetivo de levar o melhor da cinematografia italiana para todo o público brasileiro.

Nesta edição, apresentamos a “Retrospectiva das Estrelas” com 12 dos melhores filmes italianos de sempre. A retrospectiva será inaugurada com o clássico “O Carteiro e o Poeta” de Michael Radford, com a inesquecível “Beatrice” vivida pela belíssima Maria Grazia Cucinotta. Fazem ainda parte da seleção das estrelas Pier Paolo Pasolini com a comédia “Gaviões e Passarinhos” (Uccellacci e Uccellini), no elenco o mítico Totó; Michelangelo Antonioni com “A Aventura” (L’Avventura), com as belas Monica Vitti e Lea Massari; Luchino Visconti com “Rocco e seus irmãos” (Rocco e i suoi fratelli) protagonizado por Alain Delon e “Morte em Veneza” (Morte a Venezia), baseado no romance homônimo de Thomas Mann e que também aborda a chegada da cólera asiática em Veneza; Ermanno Olmi com “O segredo do bosque velho” (Il secreto del bosco vecchio), baseado no romance do escritor italiano Dino Buzzati; Roberto Benigni com a hilariante comédia “O pequeno diabo” (Il piccolo diavolo) com a participação da atriz italiana Stefania Sandrelli; e os mais recentes “Habemus Papam” do polêmico Nanni Moretti; “César Deve Morrer” (Cesare deve morire) dos irmãos  Paolo e Vittorio Taviani, vencedor do Urso de Ouro no 62º Festival de Berlim; “Viva a liberdade” (Viva la libertà) de Roberto Andò, uma comédia sobre os bastidores do governo italiano; “Belos Sonhos” (Bei Sogni) de Marco Bellocchio, que retrata dramas familiares e religiosidade e o último vencedor da estatueta do Oscar, a beleza provocante de “A grande beleza” (La grande bellezza) de Paolo Sorrentino.

O Festival traz na Mostra Cinema Contemporâneo Italiano grandes nomes da cinematografia italiana, como Gianni Amelio, Francesco Bruni, Alessandro Genovesi, Giuliana Gamba e do também cartunista Igor Tuveri. Também apresenta uma nova geração de diretores com os premiados na Semana da Crítica do Festival de Veneza, como Guido Lombardi (2011), Claudio Noce (2020) e Mauro Mancini (2020) e Giuseppe Pedersoli, que após uma sólida carreira como roteirista e produtor se apresenta também como diretor trazendo na bagagem de vida a convivência com seu pai, o lendário Bud Spencer.

Programação: https://festivalcinemaitaliano.com/programacao-2020/

 

 

 

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone e Apple TV. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Godzilla e Kong: O Novo Império" por Rita Vaz

  Estreia nesta quinta-feira o filme “Godzilla e Kong: O Novo Império”, sob comando do diretor Adam Wingard (“Godzilla vs Kong”, “Death Note...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba