Valentina é premiado no Festival Mix Brasil


 Valentina recebeu 4 prêmios no Festival Mix Brasil:  Prêmio de Melhor Interpretação para a atriz Woinbackk; Prêmio de Melhor Roteiro; Prêmio do Júri Popular para Melhor Longa Brasileiro' e o Prêmio Coelho de Ouro de Melhor Longa Brasileiro.   

O longa fez sua estreia mundial no Outfest Los Angeles, onde Thiessa Woinbackk recebeu o Grande Prêmio de Melhor Interpretação e foi exibido na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, onde o longa recebeu o prêmio de melhor filme pela escolha do público e a atriz Thiessa Woinbackk recebeu uma menção honrosa do júri.  

O filme conta a história de Valentina, uma jovem trans que se muda para o interior de Minas com a mãe, Márcia (Guta Stresser), para um recomeço. Com receio de ser intimidada na nova escola, a garota busca mais privacidade e tenta se matricular com seu nome social. No entanto, a menina e a mãe começam a enfrentar dilemas quando a escola começa a exigir, de forma injusta, a assinatura do pai ausente (Rômulo Braga) para realizar a matrícula.  

Valentina é um retrato esperançoso e inspirador das dificuldades da vida real enfrentadas por uma jovem que busca abraçar quem ela é.  O filme junta-se aos trabalhos de uma nova geração de cineastas brasileiros, notáveis por inovar as representações da sexualidade e identidade no cinema, que contribuem para mudar a narrativa dos filmes com temática trans, por meio de uma abordagem afirmativa e inspiradora.   

“Foi um longo caminho para criar o roteiro e descobrir a linguagem cinematográfica mais apropriada para Valentina, sete anos de trabalho até chegarmos ao resultado final”, comenta o diretor Cássio Pereira dos Santos.  

Com produção de Erika Pereira dos Santos e produção executiva de Hebe Tabachnik, Natália Brandino e Walder Junior, Valentina traz como protagonista Thiessa Woinbackk, influencer digital que começa a legitimar seu espaço como atriz. O elenco e equipe de Valentina foram compostos em grande parte por membros da comunidade LGBTQI+. O filme foi produzido de forma independente pela Campo Cerrado Produções, com o apoio da Secretaria do Audiovisual e do edital de Longas de Baixo Orçamento 2016 (SAV/Ancine), em parceria com o Fundo Setorial do Audiovisual.

Participações em outros festivais:

O longa-metragem de Cássio Pereira dos Santos teve sua estreia mundial na versão online do Outfest Los Angeles LGBTQ Film Festival, onde Thiessa Woinbackk recebeu o Grande Prêmio de Melhor Interpretação. O filme teve sua primeira exibição em salas de cinema no dia 13 de outubro, em competição no prestigiado Festival de Cinema de Varsóvia, na Polônia (link https://wff.pl/film/36-valentina ). 

Financiamento coletivo para estreia nos cinemas:

Para lançar Valentina em salas de cinemas, a equipe do filme organiza uma campanha de financiamento coletivo na internet. Os recursos arrecadados serão usados para ações de divulgação de Valentina, com o objetivo de levar o filme a mais cidades e espectadores. Para conhecerem a campanha, basta acessar o link: www.catarse.me/valentinafilme

VALENTINA. 

Brasil, 2020, 95 min.

Em português com legendas em inglês. 

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Godzilla e Kong: O Novo Império" por Rita Vaz

  Estreia nesta quinta-feira o filme “Godzilla e Kong: O Novo Império”, sob comando do diretor Adam Wingard (“Godzilla vs Kong”, “Death Note...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba