"A Rosa Azul de Novalis" Será Exibido na Mostra Competitiva do Festival Mix Brasil



Depois de figurar na seleção oficial da Berlinale e do Indie Lisboa e ter sido consagrado como o Melhor Longa-metragem da competitiva nacional do XV Panorama Internacional Coisa de Cinema, A ROSA AZUL DE NOVALIS, de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro, chega aos cinemas da capital paulista. O filme será exibido nos dias 15 e 17/11, na mostra competitiva do 27º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, que acontece de 13 a 20 de novembro em São Paulo.  

Com produção da Carneiro Verde Filmes e distribuição da Sessão Vitrine Filmes, o longa apresenta Marcelo (Marcelo Diorio), um homem que vive relembrando o passado, inclusive de outras encarnações. Numa delas, ela foi o poeta alemão Novalis, que perseguia uma rosa azul.  

A partir de Marcelo, seus dilemas e suas buscas, os diretores pretendem chamar atenção para o ânus, tornando esse buraco, considerado obscuro, o ponto de partida para a compreensão do personagem. “Colocar o cu em evidência nos parece essencial, uma vez que em 8 países o sexo anal pode levar à pena de morte e em mais de 80 países à prisão perpétua. Sem embargo, o cu é um centro produtor de excitação e prazer, é uma fábrica de reelaboração do corpo e de suas perspectivas, pois ele não está destinado a reprodução humana, colocando o sistema tradicional da representação sexo/gênero abaixo. O cu é democrático, todos podem acessá-lo, afinal, cada um tem o seu”, explicam os diretores. 

A proposta dos realizadores foi fazer um filme com um personagem e não sobre um personagem, abordando todos os aspectos deste, não apenas o seu lado “bonito”. Vinagre e Carneiro comentam o processo criativo: “Nosso trabalho parte sempre de uma realidade, para recriá-la, transformá-la em algo que de alguma forma possa colocar o espectador em xeque sobre algumas questões geralmente consideradas tabu, e ao mesmo tempo muitas coisas são também colocadas em xeque para o personagem que atua como si mesmo, e para nós, que dirigimos. Há sempre uma jornada de autoconhecimento. Não à toa, todos os nossos filmes tematizam traumas, e são extremamente falados, como numa sessão de psicanálise. A ROSA AZUL DE NOVALIS não foge disso”.  

Serviço 
A ROSA AZUL DE NOVALIS no Festival Mix Brasil 

15/11 (sexta-feira) 
19h30 – Cinesesc 

17/11 (domingo) 
15h – Cine Olido 

Sinopse  
Marcelo, um dândi de cerca de 40 anos, possui uma memória inigualável. Revive lembranças familiares em sua cabeça e tem recordações de suas vidas passadas. Em uma delas, foi Novalis, poeta alemão que perseguia uma rosa azul. E nessa vida atual, o que Marcelo persegue? 

Fica técnica 
. Direção: Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro 
. Elenco: Marcelo Diorio, Majeca Angelucci, Marcos Hermanson Pomar, Thais de Almeida Prado, Estela Lapponi, Beatriz Pomar, Rafael Rudolf e Christian Sedemaka 


Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba