Inédita Mostra de Filmes “A Beleza Sombria dos Monstros: 10 Anos de A Arte de Tim Burton” Será Exibida no CCBB Brasília



Estranho. Bizarro. Expressionista. Sombrio. Surreal. Esses são alguns dos sinônimos quando se refere ao cineasta Tim Burton. Um dos mais importantes e autorais cineastas hollywoodianos em atividade recebe no CCBB Brasília uma retrospectiva de sua carreira.

Complementando a exposição, também em cartaz no CCBB, a MOSTRA DE FILMES A BELEZA SOMBRIA DOS MONSTROS: 10 ANOS DE A ARTE DE TIM BURTON reunirá um total de 41 filmes, dentre eles 21 dirigidos pelo cineasta homenageado. Além dessas produções, serão programados dois episódios de série, um título produzido por Tim Burton e 17 que são obras que ele admira ou são referência para sua formação/trabalho.  

“Tim Burton é um cineasta que tem fãs espalhados em todo o mundo, e em Brasília não é diferente. Seus filmes são muito marcantes visualmente. E de sua mente saíram histórias e personagens fantásticos como Edward Mãos de Tesoura e Beetlejuice. Personagens esses, que hoje fazem parte do imaginário dos cinéfilos”, comenta o idealizador e curador da mostra, o jornalista Breno Lira Gomes. 

Segundo o curador, o primeiro esboço que teve de uma retrospectiva em homenagem a Tim Burton foi por volta de 2009. O nome da mostra era outro e a linha curatorial também. A montagem de uma exposição inédita do cineasta em Brasília o aproximou da produtora Rua 34, para juntos promoverem essa grande homenagem. Burton está entre os diretores favoritos de Breno Lira Gomes, que já assinou a curadoria de mostras que revisaram as obras de Pedro Almodóvar, Cacá Diegues, Nelson Pereira dos Santos, Walter Carvalho, Grande Othelo e Ruth de Souza. “Esse mundo disforme em que, ao mesmo tempo, parece que você está num sonho e num pesadelo, personagens amalucados, os cenários e figurinos tão bem elaborados e uma trilha sonora marcante sempre me fascinaram na obra de Tim Burton. O primeiro filme dele que eu assisti foi ‘Os Fantasmas Se Divertem’, que eu não me cansava de alugar na videolocadora. Com o tempo fui tendo um olhar mais crítico sobre seus filmes, gostando mais de uns do que de outros. Acho ‘A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça’ uma obra-prima do horror e uma bela homenagem às produções dos estúdios Hammer”, comentou o curador.  

A MOSTRA DE FILMES A BELEZA SOMBRIA DOS MONSTROS: 10 ANOS DE A ARTE DE TIM BURTON irá acontecer de 12 de julho a 11 de agosto no CCBB Brasília. Ao todo serão 65 sessões, sendo 3 delas com recursos de acessibilidade. Os filmes que terão sessões com audiodescrição e legenda descritiva são Batman (1989), Edward Mãos de Tesoura e A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça. Os filmes dirigidos por Tim Burton e a animação produzida por ele, “O Estranho Mundo de Jack”, serão os únicos com mais de uma exibição. Os demais títulos terão sessão única. 

Paralelo às exibições, serão realizadas as seguintes atividades: 

DEBATES 
Durante a retrospectiva em homenagem a Tim Burton serão realizados 2 encontros com especialistas, que irão analisar a obra do cineasta norte-americano. Senhas serão distribuídas 1h antes do início de cada debate. 

Dia 12/07 – Após a sessão de “Os Fantasmas se Divertem” - A Arte de Tim Burton 
Com a pesquisadora Julia Maass, o produtor da Rua 34, Naum Simão, e mediação do curador da mostra de filmes Breno Lira Gomes. 

Dia 01/08 – Após a sessão de “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça” – Tim Burton e o Cinema 
Com a crítica Cecília Barroso, Tiago Belotti, do canal Meus 2 Centavos, e mediação do curador da mostra de filmes Breno Lira Gomes. 

Masterclass: O ideal estético e os conceitos de beleza e feiúra clássicos, modernos e contemporâneos na obra de Tim Burton  
19/07, das 11h às 16h – com intervalo de 1h para almoço 
03/08, das 11h às 16h – com intervalo de 1h para almoço 

Carga horária: 4 horas 
Classificação: 16 anos 
Vagas: 74 
Inscrições: senhas serão distribuídas 1h antes do início 

Palestras 
Dia 25/07 – Após a sessão do curta “Vincent” e do longa “Edward Mãos de Tesoura” - O expressionismo em Tim Burton, com a pesquisadora Julia Maass 

Dia 30/07 – Após a sessão de “Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas” - O imaginário em Peixe Grande, com a pesquisadora Julia Maass 

Dia 06/08 – Após a sessão de “A Noiva Cadáver” - Tim Burton e a animação stop motion, com o pesquisador Thiago Sabino 

Dia 09/08 – às 14h, Sobre Curadoria: festivais, mostras de cinema e espaços culturais com o curador e produtor Breno Lira Gomes 

Senhas serão distribuídas 1h antes do início de cada palestra. 



Nenhum comentário:

Crítica Filme "Godzilla e Kong: O Novo Império" por Rita Vaz

  Estreia nesta quinta-feira o filme “Godzilla e Kong: O Novo Império”, sob comando do diretor Adam Wingard (“Godzilla vs Kong”, “Death Note...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba