Crítica Filme "Kardec" - Rita Vaz



Allan Kardec é conhecido mundialmente como o autor de “O Livro dos Espíritos”, obra que codifica a Doutrina Espírita.

Mas, poucos sabem como ele chegou até esse livro, em que momento ele foi concebido. E há muitas dúvidas se ele tinha visões ou ouvia vozes, por exemplo.

Baseado no livro “Kardec – A Biografia” escrito por Marcelo Souto Maior, o filme nos mostra a vida de Hippolyte Léon Denizard Rivail, o verdadeiro nome de Kardec, um pensador cético, um cientista, um homem além de seu tempo.

Em meado do século 19, o professor Léon defendia um método de ensino onde o professor tivesse uma relação de afeto com seu aluno.

Porém, a igreja, contrária ao pensamento livre se opôs aos seus métodos, fazendo com que ele, lutando por seus ideais, pedisse sua aposentadoria.

Foi nessa época também, que ficaram famosas em Paris, as “mesas giratórias” que diziam, mandavam mensagens do além.

Apesar de não acreditar na hipótese, o professor aceita o trabalho de investigar esses fenômenos.
Com o tempo ele acaba conhecendo pessoas sérias, que tratam do assunto com respeito, além de alguns fenômenos acontecerem com ele e sua esposa Amélie Gabrielle.

O que faz com que ele passe a acreditar no que duvidava.

Ele então, decide criar um método de pesquisa que explicasse esse conhecimento que dizia ser capaz de mudar muitas coisas.

O diretor Wagner de Assis entrega um filme maduro, que fala sim de como a doutrina espírita foi descrita através de Kardec, mas foca também no drama pessoal pelo qual ele passou, tendo que enfrentar uma igreja furiosa, que o condenou assim que pode, além de ter que enfrentar suas próprias dúvidas, tanto em relação ao seu conhecimento, quanto à sua fé.

É interessante também perceber a força da mulher no filme. Desde a esposa de Léon, uma pensadora como ele, até às médiuns, todas mulheres.

O longa tem uma ótima composição de época, tem um excelente figurino e um bom tratamento de imagem.

O elenco está bem entrosado, com destaque ao ator Leonardo Medeiros, que está em praticamente todas as cenas e parece ter se transformado no personagem.

“Kardec” é um filme que dá conta de explicar um pouco de quem foi Allan Kardec e de como é a doutrina espírita, além de propagar uma história boa.

Excelente para quem gosta do tema ou tem curiosidade sobre ele.

Título Original: Kardec
Gênero: Biografia/Drama
Duração: 1 hora e 50 minutos
Ano de Lançamento: 2019
Direção: Wagner de Assis
Elenco: Leonardo Medeiros, Guilherme Piva, Genézio de Barros, Charles Fricks, Sandra Corveloni, Guida Vianna, Julia Konrad, Leticia Braga.


Nenhum comentário:

Fuga Fantasma: "Ghostbusters - Apocalipse de Gelo" ganha aplicativo de realidade aumentada

Alerta de frio intenso: o Arrepio da Morte está dominando a cidade e os Ghostbusters precisam da sua ajuda! ‘Ghostbusters - Apocalipse de Ge...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba