Crítica Filme "Cemitério Maldito" - Rita Vaz



Stephen King é um dos escritores mais cultuados de sua geração, suas obras já venderam milhões de cópias e várias delas foram adaptadas para o cinema.

Apesar de escrever em diversos gêneros, o terror é o qual ele é mais conhecido, tanto que a adaptação da obra em questão, “Cemitério Maldito” tem agora sua segunda versão.

Essa nova versão é muito parecida com a primeira lançada em 1989, mas, tem algumas mudanças que acabaram deixando-a um pouco diferente e mais atual. Porém nada disso desrespeita a obra original e tudo caminha para o mesmo desfecho.

Na história conhecemos a família Creed, que é composta pelo casal Louis e Rachel e seus filhos, Ellie e Gage.

Cansados da agitação da cidade grande, o casal aposta em morar no interior e ter uma vida mais tranquila e se mudam para uma casa retirada, que fica próxima a uma autoestrada de bastante fluxo de caminhões e próxima também a um cemitério de animais.

Até aí tudo bem, mas o cemitério de animais tem uma aura sinistra e sabe-se que antigamente, o local era sagrado para os indígenas.

Logo eles conhecem o vizinho Jud, que é viúvo e mora há anos na região. Ele conhece todos os segredos do local, até demais eu diria e se encanta com Ellie.

A família tem um gato de estimação, o Church, que é atropelado e morre.

Sem maiores explicações Jud pede a Louis que ele enterre o gato no cemitério de animais, mas não no local onde a maioria é enterrada.

Eles sobem para uma região mais escondida, onde o animal é enterrado sob certos cuidados especiais.
Eles vão embora, mas logo Louis percebe a presença do gato na casa, mas, não é Church que está ali, é outra coisa, assustadora e perigosa que logo começa a ameaçar a família.

Quando um caminhão atropela e mata Ellie, Louis, mesmo contra todos os avisos de não fazer o que não é correto, rouba o corpo da filha do cemitério da cidade e o leva para a parte mais oculta do cemitério de animais.

Mesmo sabendo que o ser que volta não é o mesmo que morreu, ele enterra a filha para tê-la de volta, dado o tamanho do seu desespero em perdê-la.

O que acontece a partir daí só poderia ter saído da mente de Stephen King.

Enquanto tudo isso acontece, somos levados a conhecer o aspecto emocional da família que sofre com sentimentos do passado e do presente.

Louis é médico e é cético em relação à vida após a morte, enquanto sua esposa tem um enorme sentimento de culpa em relação à sua irmã que morreu, quando ambas eram pequenas e estavam sozinhas em casa.

O longa é bastante escuro do começo ao fim, tem uma ótima mixagem de som e uma também ótima construção de suspense.

Os diretores apostaram em trabalhar ao máximo sentimentos que são comuns às pessoas como a culpa e a insegurança, levando a mente dos personagens ao limite e entregando um ótimo filme do gênero terror.

O elenco está ótimo, com destaques para Jason Clarke e a pequena Jeté Laurence que manda muito bem tanto sendo boazinha quanto não.

Para quem é fã, tanto de Stephen King, quanto do gênero, vai se deliciar, ou melhor, se assustar com o “Cemitério Maldito”.

Título Original: Pet Sematary
Gênero: Terror
Duração: 1 hora e 41 minutos
Ano de Lançamento: 2019
Direção: Kevin Kolsch e Dennis Widmyer
Elenco:  Jason Clarke, Amy Seimetz, John Lithgow, Jeté Laurence, Alyssa Brooke Levine, Obssa Ahmed, Hugo Lavoie, Lucas Lavoie.

Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba