Crítica Filme "The Post - A Guerra Secreta" - Rita Vaz


“The Post – A Guerra Secreta” é um filme que fala sobre momentos importantes da história dos Estados Unidos, que querendo ou não, acabam influenciando a história do planeta.
No início da década de 1970, o jornal “New York Times” inicia uma série de matérias, com base em documentos sigilosos do Pentágono, denunciando governos norte-americanos que mentiram sobre a atuação do país na Guerra do Vietnã.
O então presidente, Richard Nixon decide processar o jornal, de forma que nada mais fosse divulgado.
Ao mesmo tempo, o jornal “Washington Post” que estava prestes a lançar suas ações na Bolsa de Valores, e era administrado por Kat Graham, precisava urgentemente de uma notícia que o elevasse no mercado jornalístico.
Sendo concedida a proibição ao “New York Times”, os documentos acabaram caindo nas mãos do editor-chefe do “Washington Post” que precisou utilizar todos os seus recursos, profissionais e amistosos, para convencer Kat a publicar a matéria, que poderia trazer sérias consequências para o novo investimento do jornal no mercado de valores.
Esse é o mote principal da história dirigida por Steven Spielberg, mas que tem muitos outros em sua trama.
O longa fala da liberdade de imprensa e de como essa liberdade é importante para a democracia, afinal presidentes podem cair por conta disso; fala do poder masculino que nos anos 1970 abafavam as mulheres como simples donas de casa; fala do empoderamento feminino; fala da ideologia de um grupo de jornalistas; fala da guerra fria; fala do fracasso dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã; fala do processo de impressão de um jornal e tantas outras matérias.
Steven Spielberg constrói um filme dinâmico, com um jogo de câmeras que acompanha a movimentação da trama e ainda conta com um elenco estelar para fazer brilhar a sua história.
Tom Hanks está ótimo no papel do editor-chefe Ben Bradlee, mas é Meryl Streep quem, mais uma vez, cresce em cena, e ela consegue fazer isso de uma forma branda, comedida, como era de se esperar das mulheres dessa época, e sua transformação acontece com a mesma suavidade que ela teve desde o início.

“The Post” tem uma história forte, uma direção forte e um elenco forte, seus personagens (todos) ganham força na trama e nos entregam um filme delicioso de ver, tanto pelo momento histórico, como pelo momento cinematográfico. Recomendo!!!

Título Original: The Post
Gênero: Drama/Suspense
Duração: 1 hora e 55 minutos
Ano de Lançamento: 2018
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Meryl Streep, Tom Hanks, Sarah Paulson, Bob Odenkirk, Tracy Letts, Bradley Whitford, Bruce Greenwood, Matthew Rhys.

RITA VAZ

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente crítica. Eu gostei de ver o ator. Falar de Tom Hanks significa falar de um grande trabalho garantido, ele se comprometeu com o seu personagem e deixou uma grande sensdrama ao espectador, De verdade me surpreendeu quando eu vi The Post no cinema. A verdade adoro o estilo dele, além de inteligente para escolher os projetos no que trabalha. É um dos melhores filmes de Steven Spielberg Se ainda não tiveram a oportunidade de vê-lo, eu recomendo. Já estou esperando o seu próximo projeto, seguro será um sucesso.

Diamond Films Divulga Pôster Oficial de LIÇÕES DE LIBERDADE

  Com exibições no Festival de Toronto do último ano, longa estreia em 17 de julho e conta com direção de Peter Cattaneo e atuações de Ste...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba