Lapa recebe Festival de Cinema

De 6 a 9 de novembro, a cidade histórica da Lapa, a 64 quilômetros de Curitiba, recebe o 6° Festival de Cinema da Lapa – Filmes de Época. Serão exibidos quatro longas na Mostra Competitiva, além de filmes infantis, documentários, curtas feitos por alunos de cinema da Faculdade de Artes do Paraná e do Centro Europeu, produções da Associação de Cinema e Vídeo do Paraná, retrospectiva da empresa paranaense Tigre Filmes e produções ambientadas na Lapa.

Disputam o Troféu Tropeiro os filmes “Somos Tão Jovens”, “Cara ou Coroa”, “Flores Raras” e “Corações Sujos”. Toda a programação é gratuita e acontecerá na Praça General Carneiro e no Theatro São João. A organização do Festival oferecerá transporte gratuito para a abertura e encerramento do Festival,  saindo da Praça Santos Andrade (em frente ao Teatro Guaíra), em Curitiba, nos dias 6 às 17h, e no sábado 9 às 14h30, retornando da Lapa por volta das 23h.

O 6° Festival de Cinema da Lapa – Filmes de Época é organizado pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa com patrocínio da Itaipu Binacional, Fecomércio, Caminhos do Paraná e Bosch. O evento tem o apoio da Prefeitura da Lapa, Faculdade de Artes do Paraná, SPA Lapinha e Instituto Borges da Silveira.

A coordenadora do Festival, Maria Inês Borges da Silveira, lembra que a Lapa tem grande importância na história do Paraná e que o casario bem conservado serve de cenário para muitos filmes. “A Lapa é o local perfeito para um festival como este porque a história está viva nas ruas e casas seculares. É também uma forma de divulgar a cidade histórica para outras regiões do país”.

Sobre a repercussão do Festival, ela lembra que a cada ano a programação cresce e novas atividades são incorporadas, sempre com a participação da população local. “Estamos aprimorando o Festival. Antes havia exibições apenas de curtas e longas e para esta edição foram feitas oficinas e exibições itinerantes em datas anteriores ao início do Festival. Foi um avanço importante”. A produção e a curadoria do 6° Festival de Cinema da Lapa – Filmes de Época são de Solange Stecz.

Agenda
Na quarta-feira (6), às 19h, na Praça General Carneiro, acontecerá a entrega da Comenda do Tropeiro ao presidente da Fecomércio (Sesc/Senac), Darci Piana, dentro da programação do evento.

Às 20h será a abertura oficial do Festival com a presença do diretor Antonio Carlos da Fontoura e do ator Sérgio Dalcin, ambos do filme de abertura, “Somos Tão Jovens”, que conta a história de Renato Russo e o surgimento da banda Legião Urbana. Ainda na tenda armada na Praça, será exibido o curta-metragem produzido por alunos das oficinas de cinema que antecederam o Festival.


Após a cerimônia solene, o público será convidado a seguir até o Theatro São João onde haverá a apresentação do primeiro filme da Mostra Competitiva. No sábado, último dia do evento, acontecerá a premiação com o Troféu Tropeiro dos vencedores da Mostra Competitiva.
 
Serão premiados o melhor filme, direção de arte, cenografia, maquiagem, figurino, ator, atriz e o prêmio especial do júri. O produtor audiovisual Tiomkim, o cineasta Beto Carminatti e a escritora Ieda Janz Woitowicz são os integrantes do júri técnico do Festival.
 
Em edições anteriores esse prêmio foi recebdo pelos atores Paulo Betti, Letícia Sabatella, Ary Fontoura, Alexandre Nero, Luis Mello e Leona Cavalli.
 
Nesta edição o Festival homenageia o ator Jackson Antunes com o troféu Tropeiro pela sua destacada carreira no cinema e na televisão.

Após as premiações, haverá show de encerramento com o grupo Jump Jazz. Estão confirmados também para o festival os atores Emilio de Mello (Cordel Encantado), Lado a Lado), Pedro Inoue (Sangue Bom), Alana Ferri (Malhação) e membros do elenco dos filmes em exibição como Andrea Tedesco e Cristiana Britto. Os produtores Salete Machado e Talício Sirino da Tigre Filmes, também recebem o Troféu Tropeiro como reconhecimento pelo trabalho na realização e exibição de filmes paranaenses no Brasil e no exterior.

Nenhum comentário: