Corrente Cultural/Virada Cultural 2013 - Festival Fellini


Festival Fellini é uma mostra de Artes Visuais e de Cinema em homenagem ao cineasta italiano Federico Fellini. 
2013 é um ano comemorativo dos 50 anos do filme Oito e Meio, e também os 20 anos do falecimento do diretor que será lembrado em vários eventos no Brasil e na Itália.
O Festival Fellini reúne fotografias, desenhos, cartazes, livros, documentários e filmes, contando a vida e a obra de Fellini. Além de debates e Show de música em homenagem ao compositor Nino Rota.

Curadoria: Antonio Cava
Produção: Cava Produções
Realização: Cava produções, Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Consulado Italiano de Curitiba.
Apoio: Restaurante Bistrô Carmina.

 

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL FELLINI NO MUSEU GUIDO VIARO

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DE DESENHOS DE FEDERICO FELLINI - DIA 03 DE NOVEMBRO - DOMINGO - 10 HORAS - COM CAFÉ DA MANHÃ.

Programação de Documentários, sempre às 18 h, entrada franca, retirada de ingresso uma hora antes no local, 50 lugares:

Domingo 03 de Novembro, 18 h

Eu sou um grande mentiroso – Direção: Damian Pettigrew - 2002 - 105 min. Legenda em português. Sinopse: O documentário analisa a vida e a carreira do diretor italiano Federico Fellini, com entrevistas de amigos e colaboradores, além de trechos de seus filmes. O próprio Fellini fala a respeito do papel do artista na sociedade e de como seus filmes se ajustam nesse contexto. Depoimentos de Roberto Benigni, Luigi ′Titta′ Benzi, Italo Calvino, Dante Ferretti, Rinaldo Geleng, Tullio Pinelli, Giuseppe Rotunno, Terence Stamp, Donald Sutherland, Daniel Toscan du Plantier, Ennio Flaiano, Ettore Manni e Giulietta Masina. Classificação Livre.

Segunda, 04 de Novembro, 18 h

Fellini - A história de um mito – Direção: Gianni Paulucci – 2006 – 75 min. Legendas em português. Sinopse: Entrevistas com o próprio Fellini e depoimentos raros de atores de seus primeiro filmes: Anouk Aimée, Giulietta Masina, Alberto Sordi, Marcello Mastroianni, Sandra Milo, Caterina Boratto, Franco Fabrizi, Ciccio Ingrassia, Franco Interlenghi, Magali Noel, François Perrier. Uma entrevista especial com Donald Sutherland. E cenas curiosas que foram excluídas dos filmes Noites de Cabíria e Casanova. Classificação Livre.

Terça, 05 de Novembro, 18 h

Fellini, um Auto-retrato - (Fellini Racconta – Um Autoritratto Ritrovato/Itália/2000, 68 min. P/B) - Direção: Paquito Del Bosco Legendas em português. Documentário produzido pela RAI que traça perfil biográfico do mestre italiano a partir de entrevistas e cenas raras de arquivo. O documentário contém de excertos da filmagem de Abismo de um Sonho, de 1952, até uma entrevista de 1975, quando Amarcord ganhou o Oscar de filme estrangeiro. Passa pela preparação de obras-primas como A Doce Vida, Oito e Meio, Julieta dos Espíritos e Satyricon. Contém ainda uma preciosidade: cenas de Block Notes di um Regista, referentes ao mítico e nunca realizado A Viagem de Mastorna, que tinha Marcello Mastroianni no papel de um violoncelista. Classificação Livre.

Quarta, 06 de Novembro, 18 h

Nino Rota, entre o Cinema e o Erudito - (Zwischen Kino und Konzert-Der Komponist Nino Rota. Alemanha, Cor e P&B) Direção: Vassili Silovic – Alemanha, 1993 - 60 min. Documentário sobre a trajetória do compositor Nino Rota. Nino Rota (1911-1979) foi um músico prodígio e um compositor prolífico. Durante uma carreira de quase 50 anos, compôs dezenas de óperas, balés, trabalhos para orquestras, corais e conjuntos de câmara, além de lecionar e dirigir por quase 30 anos no Liceu Musical em Bari, Itália. Mas o seu grande legado está nas trilhas musicais compostas para mais de 150 filmes entre as décadas de 1940 e 1970. Federico Fellini, sua mais famosa e duradoura parceria, que se deu ao longo de três décadas e 17 colaborações. Legendas em Português.

Quinta, 07 de Novembro, 18 h

Marcello, Uma Vida Doce – Direção: Mario canale e Annarosa Morri. 2006 – 98 min. Legendas em português. Sinopse: Este documentário mistura trechos retirados de filmes em que ele atuou, entrevistas com suas filhas (Chiara e Barbara) e com vários diretores, atores, atrizes e outros profissionais que trabalharam com o ator, além de conversas com o próprio Mastroianni, em diferentes momentos de sua vida. Mastroianni fala de suas atuações, sua incapacidade de viver longe de um set de filmagem e sua famosa indolência, que não impediu que ele trabalhasse em quase 150 filmes.

Sexta Dia 08 de Novembro

A Magia de Fellini – Direção: Carmem Piccini – 2002 - 53 min. Legendas em Português. Produzido pela atriz e documentarista italiana Carmen Piccini, o documentário "A Magia de Fellini" oferece uma visão intimista do realizador de clássicos como "A Doce Vida" e "Oito e Meio". O diretor italiano, que morreu em outubro de 1993, é lembrado através de histórias contadas por gente que trabalhou ao seu lado, como a atriz Anita Ekberg, o músico Nino Rota e o ator Donald Sutherland. O programa conta ainda com depoimentos de célebres admiradores de Fellini, como Woody Allen, Martin Scorsese, Ettore Scola e Giuseppe Tornatore. Os depoimentos são intercalados por imagens de bastidores de "Noites de Cabíria" e "Satyricon", duas de suas obras-primas. Classificação Livre.

Daiani Faraj
Coordenação de Eventos.
Museu Guido Viaro.

Nenhum comentário:

Confira Novo Teaser e Pôster Especial de “O HOMEM DOS SONHOS”

O Homem dos Sonhos, protagonizado por Nicolas Cage, ganhou um novo teaser e um pôster especial ilustrado pelo artista gráfico inglês River C...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba