O cartunista e escritor Ziraldo esteve em Brasília no dia 30 de janeiro passado, no Brasília Alvorada Hotel, para participar da primeira atividade de comemoração do aniversário de 50 anos da Turma do Pererê. O autor do quadrinho brasileiro precursor da defesa do meio ambiente e do folclore nacional apresentou aos jornalistas da cidade as pessoas que inspiraram a criação dos personagens da Turma do Pererê (Macaco Alan, Onça Galileu, Tatu Pedro, Jabuti Moacyr, Quiquica Senhora João-de-Barro, Coruja Professora Nogueira, entre outros).
O quadrinho foi publicado pela primeira vez na revista O Cruzeiro, em 1959. O sucesso foi tão grande que a proposta rapidamente migrou para livros, discos, adaptações para a TV e cinema. As histórias voltadas para o público infantil continuam atuais, pois abordam temas como pluralidade cultural, ética e preservação do meio ambiente. Ziraldo considera que a Turma do Pererê é um símbolo da época em que foi criada, quando se acreditava que as idéias poderiam mudar a nossa história.

Nenhum comentário:

'Revoada': Última vingança do cangaço ganha exibições nos cinemas do país

A madrugada de 1938, na qual Lampião é morto em emboscada, deixa os remanescentes do bando revoltados. Cheios de fúria, eles decidem partir ...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba