Nouvelle Vague: movimento francês é destaque na semana do CineSesc com estreia de Linklater e mostra de Truffaut

  

Guillaume Marbeck, Zoey Deutch e Aubry Dullin como Jean-Luc Godard, Jean Seberg e Jean-Paul Belmondo, em Nouvelle Vague de Richard Linklater. Foto: Divulgação 

A programação de 18 a 23 de dezembro do CineSesc aposta em um diálogo entre passado e presente, com uma seleção carregada de história. De um lado, a estreia de Nouvelle Vague, novo filme de Richard Linklater que retorna ao nascimento do cinema moderno francês ao revisitar os bastidores de Acossado (1960), marco inaugural da carreira de Jean-Luc Godard. De outro, a mostra Truffaut por completo, entra em sua segunda semana e continua seu percurso por toda a filmografia de François Truffaut, um dos pilares da Nouvelle Vague, em cópias restauradas e sessões que permitem acompanhar a evolução de seu cinema ao longo de mais de duas décadas. Completam a semana a pré-estreia de Valor Sentimental, novo longa de Joachim Trier, e uma sessão do CineClubinho com o clássico dos anos 90 e marco da cultura pop, O Estranho Mundo de Jack.  

Nouvelle Vague, de Richard Linklater, transforma o set de Acossado em matriz dramática. Conhecido por um cinema atento ao tempo e à memória, Linklater constrói um filme dentro do filme, observando Godard, Jean Seberg e Jean-Paul Belmondo no momento em que regras eram quebradas e um novo cinema surgia.  

A mostra Truffaut por completo continua oferecendo um panorama raro da obra de François Truffaut, cineasta que transitou entre o cinema de autor, o melodrama, a comédia romântica e o thriller, sempre atento às emoções, ao crescimento, ao desejo e à literatura. Entre os destaques dessa segunda semana, Atirem no Pianista (1960), exibido em versão restaurada em 4K, revela o diálogo de Truffaut com o cinema noir americano. Beijos Roubados (1968) e o curta Antoine e Colette integram a saga de Antoine Doinel, personagem vivido por Jean-Pierre Léaud, um dos retratos mais duradouros da juventude no cinema.  

Uma Jovem Tão Bela Quanto Eu (1972) evidencia o flerte do diretor com a comédia de costumes e o comentário social, enquanto A Noiva Estava de Preto (1968), com Jeanne Moreau, explicita sua admiração declarada por Alfred Hitchcock. Já A História de Adèle H. (1975) rendeu a Isabelle Adjani uma indicação ao Oscar, contando a vida de aventura, obstinação e tragédia da filha mais nova do escritor Victor Hugo. 

O percurso avança por O Garoto Selvagem (1970), reflexão quase documental sobre educação e linguagem; Na Idade da Inocência (1976), olhar delicado sobre adolescência e formação afetiva; e O Homem que Amava as Mulheres (1977), síntese de ironia, desejo e melancolia. Nos anos finais, O Último Metrô (1980), vencedor de dez prêmios César, e De Repente, Num Domingo (1983), exibido também em 4K, revelam um cineasta clássico, atento à encenação e à força do elenco. Fahrenheit 451 (1966), sua incursão na ficção científica, fecha o arco com uma distopia literária ainda perturbadoramente atual.  

Valor Sentimental, de Joachim Trier, chega em pré-estreia após circular por festivais europeus. O diretor norueguês retoma temas de sua filmografia, como memória, vínculos familiares e o papel da arte na reconstrução emocional, agora com Renate Reinsve, Stellan Skarsgård e Inga Ibsdotter Lilleaas. 

Após mais uma bem-sucedida festa de Dia das Bruxas na Cidade do Halloween, Jack Skellington, o respeitado Rei Abóbora, espécie de produtor chefe da celebração anual, se vê em uma crise criativa e teme não conseguir repetir o mesmo sucesso no próximo ano. Em um momento de dúvidas embalado pelas músicas de Danny Elfman (compositor e líder da banda new wave Oingo Boingo), Jack encontra misteriosas árvores com portas, as quais levam para diferentes mundos representando outras datas comemorativas, e acaba entrando na Cidade do Natal. Encantado com tudo o que vê, resolve levar essa festa para a sua cidade e, quem sabe, tomar conta do feriado vizinho e transformá-lo à sua maneira.

Baseado em um poema de 1982 de autoria de Tim Burton, dirigido por Henry Selick, o filme O Estranho Mundo de Jack é um clássico da animação stop motion e uma celebração gótica do Natal. Crianças e adultos podem conferir essa obra-prima da técnica que usa bonecos fotografados quadro a quadro, no dia 21/12, domingo, às 15h.  

O CineSesc continua com valores promocionais: todas as sessões de quarta-feira, as primeiras sessões do dia e o CineClubinho, crianças até 12 anos tem gratuidade e os demais ingressos estão R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia) e R$ 3,00 (credencial Sesc). A pipoca é R$2,00. 

Os ingressos para as sessões pagas podem ser adquiridos pelo app, site ou unidades operacionais do Sesc. 

Confira a programação completa em sescsp.org.br/cinesesc 

SERVIÇO: 
CineSesc 
Rua Augusta, 2075 | São Paulo 
Central de atendimento: 13h15 às 21h30, todos os dias 
Bilheteria online: sescsp.org.br/cinesesc 
 
Ingressos 
Mostra Truffaut: R$10,00 (valor único) 
De 11/12 a 28/1: Quartas (todas as sessões) e primeira sessão dos demais dias, incluindo CineClubinho – R$10,00 (inteira) | R$5,00 (meia) | R$3,00 (credencial Sesc) 
Segunda, Terça e Quinta (exceto a primeira sessão) - R$24,00 (inteira) | R$12,00 (meia) | R$ 8 (credencial Sesc) 
Sexta a Domingo (exceto a primeira sessão) - R$30,00 (inteira) | R$15,00 (meia) | R$ 10 (credencial Sesc) 
CineClubinho: Grátis para crianças até 12 anos 
Online e presencial 
 

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