O NATAL DOS SILVA: Serie Idealizada por Gabriel Martins Chega ao Canal Brasil em Novembro

O Natal deste ano vai ser diferente. Além dos filmes açucarados produzidos nesta época, os brasileiros poderão reconhecer suas próprias famílias na tela em uma história cheia de afeto, tensão e reconciliações. Rodada em Belo Horizonte, O Natal dos Silva foi criada por Gabriel Martins (“Marte Um”) e é a primeira série produzida pela Filmes de Plástico. A produção poderá ser assistida a partir de 27 de novembro no Canal Brasil, com exibição de um episódio por semana no canal e no Globoplay Plano Premium.

“Escrevi por sentir falta de ver esse gênero natalino com maior frequência no Brasil, mas dessa vez com o nosso tempero brasileiro”, conta Gabriel, que criou a história a partir de memórias de sua família e dos sentimentos aflorados nesta época do ano. 

A trama acompanha os Silva, uma família negra tipicamente brasileira que vive as primeiras festas depois da perda de sua matriarca. O luto deixa todos à flor da pele e os conflitos — ora hilários, ora tristes — parecem inevitáveis. O elenco é todo de Minas Gerais e une uma gama de profissionais de experiências diversas, vindos do cinema, teatro, música, além de atores não-profissionais.

Para Gabriel, “embora seja uma família de volume alto, os Silva escondem seus problemas. A impressão é que existe tanto amor e dor que só resta o grito, o choro, como se fosse difícil conter ou explicar seus sentimentos”. O autor dirige o primeiro e o último episódios: "tinha um desejo de criar personagens que me despertassem sentimentos vívidos de criação e vontade de reencontro. Cada pessoa ali é um mundo em si”.

A direção dos outros capítulos é dividida com os parceiros Maurilio Martins e André Novais Oliveira. Cada um assume um tom e uma linguagem próprios — da câmera na mão ao plano-sequência. “A ideia era que cada ato dessa temporada pudesse ser também uma perspectiva estética diferente da família. Que cada episódio pudesse respirar à sua própria maneira”, diz o diretor.

Thiago Macêdo Correia, que completa o quarteto da Filmes de Plástico, assina a produção da série, realizada em parceria com o Canal Brasil. Os planos são ambiciosos: criar outras temporadas para a família Silva, focando sempre em datas comemorativas. “Pensar que a história não terminaria agora foi algo totalmente novo e muito gratificante. Tenho ali esses personagens, que amo, sempre esperando a próxima aventura, o próximo evento”, diz Gabriel.  


HORÁRIOS

Quinta, 27/11, às 21h30 (1 episódio por semana) no Canal Brasil. 

Alternativos: Sextas, às 22h30; sábados, às 23h; domingos, às 19h; quartas, às 20h30.


Maratonas:

25/12, a partir das 19h (maratona com os 4 primeiros episódios, fechando com o lançamento do quinto)

27/12, a partir das 20h30

28/12, a partir das 16h30

02/01/2026, a partir das 23h;

Exibição de 1 episódio por semana no Globoplay. 


SINOPSE

Este vai ser o primeiro Natal dos Silva depois da morte de dona Zelina. Bel, que cuidou da mãe até os últimos dias, decide manter a tradição do encontro, mas não esconde seu mau humor quando os convidados começam a chegar, arrumando confusão com a irmã Lúcia. É nessa noite feliz tipicamente brasileira, entre brigas, fofocas e amigos ocultos, que Luciano pretende anunciar para a família que vai se casar com Lin, uma mulher que ninguém conhecia. 


O CRIADOR

Gabriel Martins é cineasta, roteirista, fotógrafo e montador, nascido em Belo Horizonte e radicado na periferia de Contagem. Formado pela Escola Livre de Cinema/BH e em Comunicação Social pelo Centro Universitário UNA, é sócio-fundador da Filmes de Plástico. Dirigiu curtas premiados como Contagem, Dona Sônia Pediu uma Arma ao Seu Vizinho Alcides, Rapsódia para o Homem Negro e Nada, selecionado para a Quinzena de Cineastas de Cannes (2017). Co-dirigiu o longa No Coração do Mundo (2019) e realizou Marte Um (2022), exibido em Sundance e vencedor de diversos prêmios no Brasil e no exterior. Seus próximos projetos são a série O Natal dos Silva e o longa Vicentina Pede Desculpas.

Nenhum comentário:

O NATAL DOS SILVA: Serie Idealizada por Gabriel Martins Chega ao Canal Brasil em Novembro

O Natal deste ano vai ser diferente. Além dos filmes açucarados produzidos nesta época, os brasileiros poderão reconhecer suas próprias famí...