Sucesso no 36º KINOFORUM e premiado no CINEMAZ 2025, o curta será exibido em evento que dá visibilidade aos empreendedores das favelas.
“Memória de Pivete” já percorreu festivais, mostras e exibições em Oliveira (MG), Florianópolis (SC), Cuiabá (MT), Camaragibe (PE) e Tucuruí (PA)
O curta-metragem “Memória de Pivete”, com direção e roteiro de Pedro Santi e produção da Mangueio Filmes, vem ganhando notoriedade entre festivais e mostras de cinema no Brasil. Semana passada esteve no São Paulo em Curtas 2025 - MIS em Cena, também foi exibido neste ano no maior festival de curtas-metragens da América Latina, o Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo e ganhou dois importantes prêmios - Melhor Direção e Melhor Roteiro, no Cinemaz, festival de cinema realizado na cidade de Oliveira, em Minas Gerais.
“Memória de Pivete” integra o Favela Cine no Expo Favela Innovation 2025, feira de negócios e inovação, que acontece entre 29 e 30 de novembro no Expo Center Norte. Confira a programação completa abaixo.
Serviço:
Memória de Pivete no Favela Cine
>>Expo Favela Innovation 2025
Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme
📅 Data: 29/11 de novembro ⏰ Horário: às 17h
“Memória de Pivete” conta a história de um grupo de crianças que vive a magia do futebol brasileiro em plena Copa do Mundo de 2006. Rodado no município de Caieiras, em São Paulo, o filme aborda a infância periférica e os laços de amizade que fortalecem o ato de sonhar com essas crianças. O filme tem a produção da Mangueio Filmes, que desde 2019, atua produzindo documentários, filmes e videoclipes independentes sobre a cena urbana e periférica.
“Antes de mais nada, Memória de Pivete é um filme sobre sonhos. Revisitar o imaginário como respiro cotidiano dessa rotina que nos endurece. Lembrar de ser brincante, ser feliz, até depois de criança grande, pois coração de criança não morre - fazendo alusão ao novo livro do poeta Sérgio Vaz. Na vitória ou na derrota, resta a amizade e o sorriso no rosto de quem só quer se divertir. O sonho não acaba enquanto a mente cria, viva nossas memórias de pivete e de piveta”, celebra o diretor e roteirista Pedro Santi
CONFIRA A LISTA DE PRÊMIOS, INDICAÇÕES, FESTIVAIS e MOSTRAS:
FESTIVAIS E MOSTRAS:
• 36º Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo (Programa Juvenil - Todas as Vozes e Sonhos, 2025);
• 24ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (2025);
• 22º CINEMATO – Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Sessão Cine Escola, 2025);
• 4º CINEMAZ (2025);
• 4ª Periférica - Mostra de Cinema (Janela infantil Por Nossos Olhos, 2025).
PRÊMIOS:
• Melhor Roteiro Infantojuvenil (4º CINEMAZ - 2025);
• Melhor Direção Infantojuvenil (4º CINEMAZ - 2025).
INDICAÇÕES:
• Melhor Ator (Infantojuvenil): Eduardo Cornacchione (4º CINEMAZ - 2025);
• Melhor Montagem (Infantojuvenil): Guilherme Yuki e Tárik El Zein (4º CINEMAZ - 2025);
• Melhor Trilha Sonora (Infantojuvenil): Léo Braga e Oestedu55 (4º CINEMAZ - 2025).
MEMÓRIA DE PIVETE
FICHA TÉCNICA | MEMÓRIA DE PIVETE
Brasil 2025 - Ficção - 16 minutos, aproximadamente
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Durante a Copa do Mundo de 2006, um grupo de crianças vive a magia do futebol brasileiro e da infância periférica, onde laços da amizade fortalecem o ato de sonhar.
Siga-nos nas redes sociais: @memoriadepivete @_pedrosanti @mangueiofilmes
Direção e Roteiro
Pedro Santi
Elenco
Eduardo Cornacchione
Gustavo Eloy
Maysa Muniz
Robson Felipe
Thayran Souza Meira
PESSOAS NEGRAS, LGBTQIA+:
Gustavo Luizon (Direção de Fotografia, Trilha Sonora Original) - Negro
Millena Nascimento (Direção de Fotografia e Direção de Arte) - Negra e LGBT
Leticia Moriguchi (Operação de câmera) - LGBT
Fernanda Sampaio (Coordenação de Produção, Figurino) - Negra
Romário Oliveira (Preparador de Elenco) - Negro e LGBT
Rodrigo Jhovs (Assistência de Produção) - LGBT
Pâmella Vaz (Assistência de Produção) - negra
Rodrigo Caetano (Som Direto) - Negro
Ulisses Sullivan (Operação de Drone) - Negro
Gabriela Queiro (Foto Still) - LGBT
Fernando Mendes (Foto Still) - Negro
Ray Deec (Cabelo) - Negro
“Só Quero Sonhar” - Léo Braga e Oestedu55 - Negro e LGBT
Sobre Pedro Santi
Pedro Santi, 27, nasceu em São Paulo, mas cresceu na periferia da cidade de Caieiras - SP. Iniciou sua carreira com trabalhos documentais depois de fundar a Mangueio Filmes - uma produtora independente de cinema e jornalismo. Busca trazer com seu trabalho uma espécie de registro dos tempos de hoje, explorando diversos tipos de linguagem - seja em vídeo, texto ou foto. Contribuiu para veículos e plataformas como TAB- UOL, Globoplay, Globonews, Euronews, Agência Mural, Brasil de Fato, Mídia Ninja, Jornalistas Livres e Ponte Jornalismo - com matérias, vídeos e fotos. Dirigiu, roteirizou o documentário Corpo de Rua - No Sentimento do Fluxo (2019) e os curtas-metragens Boca de Rango (2020), 500K (2021), SP Estado de Emergência (2022), JAICK MC - Maloqueiro Sonhador (2023), EXPRESSO (2024) e Memória de Pivete (2025) . Atualmente trabalha como diretor, roteirista, fotógrafo e editor - desenvolvendo documentários, filmes e videoclipes junto ao seu coletivo e aliados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário