Canal Brasil exibe especial com filmes e série nos 80 anos do cineasta José Joffily

Especial reúne curta, longas e a maratona da série “Na Guerra dos Outros” em homenagem a uma das vozes mais autorais do cinema brasileiro

Cenas de “Olhos Azuis”, “2 Perdidos Numa Noite Suja”, “Quem Matou Pixote?” e “Na Guerra dos Outros". Fotos: Divulgação

No dia 27 de novembro, a partir das 22h, o Canal Brasil exibe uma programação especial que celebra a trajetória do diretor José Joffily, com a exibição do curta-metragem “Alô Tetéia”; dos longas-metragens “Quem Matou Pixote?”, “2 Perdidos Numa Noite Suja”, “Olhos Azuis”, “Mão Na Luva” (codirigido com Roberto Bomtempo), “O Chamado De Deus”, “Sinfonia De Um Homem Comum”, “Caminho De Volta” e uma maratona da série documental “Na Guerra dos Outros" (ambos codirigidos com Pedro Rossi). A seleção destaca diferentes fases da carreira de Joffily — que completa 80 anos no dia 27 de novembro — e seu olhar atento às transformações sociais, políticas e humanas.

“Avaliando o passado, vejo que há uma certa fixação em alguns assuntos que me interessaram e ainda me interessam. Uma dessas obsessões é o foco no estrangeiro. Daí vem ‘Olhos Azuis’, ‘2 Perdidos Numa Noite Suja’, ‘Caminho De Volta’ e outros. E por falar nisso, ter esses títulos programados pelo Canal Brasil resulta na comemoração de uma longa e desejada parceria. No Canal Brasil me sinto acolhido, não sou estrangeiro, me sinto em casa”, comenta José Joffily sobre a homenagem.

O  curta-metragem bem-humorado “Alô Tetéia” acompanha uma jovem da zona sul carioca em uma simples ida à praia que se transforma em uma sucessão de confusões quando o carro não pega, obrigando-a a enfrentar o transporte público e suas surpresas. “Quem Matou Pixote?” aborda a vida de Fernando Ramos da Silva, intérprete do icônico Pixote no filme de Hector Babenco. A ficção revisita a rápida ascensão do ator e  o caminho trágico que o envolveu em conflitos com o crime e culminaram em sua morte.

Inspirado na peça do ator e diretor teatral Plínio Marcos (1935-1999), “2 Perdidos Numa Noite Suja” acompanha dois brasileiros que deixam o país em busca do sonho americano, confrontando frustrações, desigualdades e a brutalidade da vida de imigrantes sem perspectivas. No longa  “Olhos Azuis”, um agente de imigração norte-americano comete um grave erro em seu último dia de trabalho, movido pelo preconceito. Em busca de redenção, ele parte para o Brasil e se depara com uma realidade que desafia suas convicções.

A obra “Mão Na Luva” se passa em uma noite decisiva na vida de Lúcio e Sílvia, casal que enfrenta o fim de uma relação de 13 anos. Entre revelações e memórias, a história explora as nuances de um amor intenso e profundamente entrelaçado. O documentário “Caminho De Volta” segue André Câmara e Maria do Socorro, brasileiros vivendo há décadas no exterior, enquanto enfrentam os desafios emocionais e práticos de retornar ao país de origem e reconstruir seus vínculos. 

Em “O Chamado De Deus”, seis jovens compartilham os motivos que os levaram à vida religiosa, revelando inquietações, crenças e os caminhos distintos dentro da espiritualidade católica. Já o documentário “Sinfonia De Um Homem Comum” mostra a trajetória do diplomata José Maurício Bustani, primeiro diretor-geral da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), que tentou impedir a invasão do Iraque pelos Estados Unidos.

A programação encerra com a maratona da série documental “Na Guerra dos Outros" em cinco episódios. A trama retrata três brasileiros que se aproximam ou integram a Legião Estrangeira Francesa e, entre tentativas de admissão, reflexões sobre a guerra e memórias de missões na África, revelam suas motivações, medos e contradições.


Maratona José Joffily - 80 anos

Horário: Quinta, 27/11, a partir das 22h


Alô Tetéia (1978) (10')

Horário: Quinta, 27/11, às 22h

Direção: José Joffily

Classificação: 16 anos

Sinopse: De forma bem-humorada, o filme narra as aventuras — ou desventuras — de uma típica garota da zona sul do Rio de Janeiro que decide ir à praia, mas seu carro não pega. Decidida, ela vai de ônibus e se mete em mil confusões.


Quem Matou Pixote? (1996) (116’)

Horário: Quinta, 27/11, às 22h10

Direção: José Joffily

Classificação: 14 anos

Sinopse: O filme conta a história de vida do ator Fernando, que interpretou um menino de rua no filme “Pixote - A Lei do Mais Fraco”, de Hector Babenco. Após o estrondoso sucesso com o filme de Babenco, Fernando nunca conseguiu se destacar novamente, apesar da luta para reconquistar o posto de ator mirim prodígio. Frustrado, acaba se envolvendo em crimes, traçando para si um caminho sem volta. Marcado por um personagem que interpretou intuitivamente, talvez por saber bem sobre aquela realidade retratada no filme, Fernando foi assassinado em agosto de 1987.


2 Perdidos Numa Noite Suja (2002) (99’)

Horário: Sexta, 28/11, à 0h05 (madrugada de quinta para sexta)

Direção: José Joffily

Classificação: 16 anos

Sinopse: Baseado na obra homônima de Plínio Marcos, narra o encontro de dois brasileiros que trocam a falta de perspectiva do país pela ilusão do sonho americano.


Olhos Azuis (2009) (108’)

Horário: Sexta, 28/11, à 1h45 (madrugada de quinta para sexta)

Direção: José Joffily

Classificação: 16 anos

Sinopse: O chefe do departamento de imigração no aeroporto JFK, em Nova York, está se aposentando e comete um erro no último dia, por pura arrogância e preconceito. Para se redimir, ele parte para o Brasil, entrando em contato com uma cultura totalmente diferente da sua.


Mão Na Luva (2013) (70’)

Horário: Sexta, 28/11, às 3h35 (madrugada de quinta para sexta)

Direção: José Joffily e Roberto Bomtempo

Classificação: 16 anos

Sinopse: O filme conta a história de Lúcio (Roberto Bomtempo) e Sílvia (Miriam Freeland) que decidem se separar após 13 anos de união. A última noite é marcada por acusações, revelações e pelas lembranças de um casal tão apaixonado que, pelo entendimento perfeito, lembrava o encaixe de uma mão na luva.


Caminho De Volta (2015) (80’)

Horário: Sexta, 28/11, às 4h45 (madrugada de quinta para sexta)

Direção: José Joffily e Pedro Rossi

Classificação: Livre

Sinopse: André Câmara é um brasileiro de 45 anos que vive em Londres há 20 anos. Maria do Socorro, de 87 anos, partiu para os EUA há 25 anos para acompanhar o filho. Tanto André quanto Maria desejam voltar a morar no Brasil. Nessa tentativa, as dificuldades fervem na jornada de André, que enfrenta a necessidade de se reconectar.


O Chamado De Deus (2001) (80’)

Horário: Sexta, 28/11, às 6h05

Direção: José Joffily

Classificação: Livre

Sinopse: Seis jovens contam o porquê escolheram seguir a vida religiosa. Alguns deles são católicos e querem ser padres, enquanto outros são carismáticos.


Sinfonia De Um Homem Comum (2022) (84’) - Coprodução

Horário: Sexta, 28/11, às 7h45

Classificação: 14 anos

Direção: José Joffily

Sinopse: O diplomata José Maurício Bustani, primeiro diretor geral da OPAQ (Organização para a Proibição de Armas Químicas) sugere que a questão política está, definitivamente, na infindável disputa de narrativas, e revela suas experiências, como quando tentou impedir a destruição do Iraque e, por pressão dos americanos, foi demitido. Hoje, decorridos 19 anos, situações semelhantes se repetem nos bastidores das organizações multilaterais.


Na Guerra dos Outros (5 X 25’) (2024) - Maratona

Horário: Sexta, 28/11, às 9h10                               

Classificação: 14 anos

Direção: José Joffily e Pedro Rossi

Sinopse: Três brasileiros se voluntariam para a Legião estrangeira Francesa: Patrick tem dificuldades no processo. Bruno caminha para a admissão. O veterano Vando reflete sobre suas missões na África.

Nenhum comentário:

‘FUTEBOL DE CEGOS: O JOGO MAIS DIFÍCIL' de André Bushatsky, Estreia no SPORTV e no GLOBOPLAY

 Documentário acompanha a preparação dos atletas da seleção brasileira de futebol de cegos rumo a Paris 2024 Eles entram em campo guiados pe...