Com direção de Maurilio Martins, da Filmes de Plástico, O ÚLTIMO EPISÓDIO chega aos cinemas nesta quinta-feira, 9 de outubro. Situado em 1991, o filme é inspirado nas memórias do diretor, que nasceu, cresceu e ainda vive no Jardim Laguna, bairro periférico de Contagem onde a história se desenrola. O filme estará em cartaz nas seguintes cidades: Afogados de Ingazeira, Belo Horizonte, Contagem, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Guaxupé, João Pessoa, Leme, Poços de Caldas, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória. A classificação indicativa do filme é de 12 anos.
Confira 5 motivos para assistir a este filme nas telonas!
1- COMING OF AGE COM MARCA BRASILEIRA
O filme retrata experiências comuns da adolescência: o nervosismo do primeiro amor, o desejo de demonstrar mais coragem do que se tem e os laços de amizade que se fortalecem nas pequenas aventuras. Diante do “problema”, Erik recorre à imaginação como forma de solução e, nesse processo, aprende que amadurecer também envolve assumir as consequências de suas escolhas. O filme é um retrato de amadurecimento com identidade e sentimento típicos das obras da Filmes de Plástico, que consegue transmitir brasilidades na tela das formas mais singelas.
2- UMA VIAGEM NO TEMPO
Por mais que possa soar estranho, O ÚLTIMO EPISÓDIO é um filme de época. Retrata uma história transcorrida há mais de 30 anos. Com um trabalho minucioso de caracterização dos personagens e cenários, é capaz de transportar facilmente o público por memórias de cores menos saturadas e, ao mesmo tempo, com toques neon; por músicas com chiados e texturas; por sabores doces e uma vida vivida mais em contato com os vizinhos, em meio às brincadeiras da criançada na rua.
3- TRILHA SONORA MARCANTE
O filme possui trilha original composta pelos músicos John Ulhoa e Richard Neves, da banda mineira Pato Fu. Além do conteúdo desenvolvido exclusivamente para a obra, o público poderá reviver sucessos como “Doce Mel”, eternizado pela Xuxa, e a regravação inédita de “Qualquer jeito”, agora na voz de Fernanda Takai. Além disso, em breve, a produtora Filmes de Plástico lançará o vinil com a trilha de O ÚLTIMO EPISÓDIO.
4- SESSÃO PARA A FAMÍLIA NO FERIADO
O ÚLTIMO EPISÓDIO gira em torno da infância de juventude do diretor Maurilio Martins, que cresceu em Laguna, bairro de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, no início dos anos de 1990. A estreia do longa é uma boa oportunidade para a família ir ao cinema e aproveitar um encontro de gerações, com pais se vendo na tela, rememorando vivências e filhos sendo apresentados a outras adolescências.
5- REJANE FARIA, LONGA PARCEIRA DA FILMES DE PLÁSTICO, NO ELENCO
Por fim, o filme conta em seu elenco com a participação da renomada atriz Rejane Faria (‘Marte Um’). Nome reconhecido no teatro com o grupo QuatroLosCinco e presente em várias obras da Filmes de Plástico e outras produtoras, Rejane também tem se destacado em suas atuações na TV (Vale Tudo) e seriados (Pablo e Luisão).
O ÚLTIMO EPISÓDIO chega aos cinemas nesta quinta-feira, dia 9 de outubro com codistribuição da Malute e da Embaúba Filmes.
SINOPSE
Erik, um garoto de 13 anos, tem uma paixão platônica por Sheila e, para se aproximar dela, diz ter em casa uma fita com o lendário “último episódio” do desenho Caverna do Dragão. Com a ajuda de seus amigos, busca uma saída para a enrascada em que se meteu, vivendo uma intensa história de amadurecimento.
O DIRETOR
Maurilio Martins é nascido, criado e ainda morador do bairro Laguna, na periferia de Contagem, em Minas Gerais. Junto a André Novais Oliveira, Gabriel Martins e Thiago Macêdo Correia, é um dos sócios-fundadores da Filmes de Plástico, produtora que se consolidou como uma das referências do cinema brasileiro contemporâneo.
Diretor, roteirista e produtor, Maurilio é formado em Cinema e Audiovisual e estreou na direção com o curta-metragem “Contagem” (codirigido com Gabriel Martins), recebendo o prêmio de Melhor Direção no Festival de Brasília. Maurilio dirigiu ainda os curtas “Quinze” (Melhor Filme no Janela Internacional de Cinema de Recife) e "Constelações”. Fez sua estreia em longas dirigindo, ao lado de Gabriel Martins, o elogiado “No Coração do Mundo” (2019), exibido na competição da Tiger do Festival de Roterdã e considerado um dos melhores filmes daquele ano segundo a Abraccine. Maurílio também criou, roteirizou e fez a direção-geral da série “Americana”, da Disney+, que encontra-se em processo de finalização e dois episódios de “O Natal dos Silva”, série da Filmes de Plástico criada por Gabriel Martins e cuja estreia será em dezembro deste ano.
ELENCO
Matheus Sampaio ............... Erik
Daniel Victor ............... Cassinho
Tatiana Costa ............... Cristiane/Cristão
Camila Morena ............... Milene
Rejane Faria ............... Dona Judite
Maria Leite ............... Margarete
Gabriel Martins ............... Professor Juarez
André Novais Oliveira ............... Marcos
Babí Amaral ............... Diretora Simone
Daniel Jaber ............... Vilmar
Leonardo De Jesus ............... Zena
Robert Frank ............... Mauro
Eid Ribeiro ............... Seu Raimundo
Lara Silva ............... Sheila
Lois Martins ............... Cassiane
Leo Pyrata ............... Tucão
Matheus Ferreira ............... Erik Criança
FICHA TÉCNICA
Direção: Maurilio Martins
Roteiro: Maurilio Martins e Thiago Macêdo Correia
Produção: Maurilio Martins, Thiago Macêdo Correia, André Novais Oliveira e Gabriel Martins
Produção Executiva: Thiago Macêdo Correia
Fotografia: Leonardo Feliciano
Montagem: Gabriel Martins, Marco Antônio Pereira e Yasmin Guimarães
Direção de Arte: Mariana Souto
Figurino: Caroleta Maurício
Caracterização: Marina Sandin
Música: John Ulhoa e Richard Neves
Animações: Wesley Rodrigues
Créditos Iniciais: Froiid
Som Direto: Gustavo Fioravante
Desenho de Som e Mixagem: Tiago Bello
Efeitos Visuais: Zenner Henriques
Direção de Produção: Luna Gomides
Produtora: Filmes de Plástico
Coprodução: Canal Brasil, Cine Film
Estúdio de Finalização: Quanta
Distribuição no Brasil: Malute Filmes e Embaúba Filmes
Ano e país de produção: Brasil, 2025
Duração: 112 min
Classificação indicativa: 12 anos

Nenhum comentário:
Postar um comentário