Critica Filme "Bolero, A Melodia Eterna" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Bolero, A Melodia Eterna” dirigido pela cineasta Anne Fontaine, que tem em seu currículo filmes como “Ronda Noturna”, “Agnus Dei” e outros mais.

O longa é uma biografia do compositor Maurice Ravel (Raphaël Personnaz), focada no processo criativo que o levou a criar um dos maiores clássicos da música do último século.

Em 1928, a coreógrafa russa Ida Rubinstein (Jeanne Balibar) encomenda uma trilha especial para embalar a nova apresentação de balé do seu grupo de dança.

Enfrentando um grande bloqueio criativo, o compositor revisita seu passado para encontrar a inspiração necessária, lembrando dos desafios do início de sua carreira, das marcas e traumas da Grande Guerra e até os amores impossíveis que gostaria de ter vivido.

Acompanhando os seis anos entre o pedido de Ida e a primeira performance pública de Bolero, a trama mostra a dualidade da obra, e principalmente, mostra a relação do compositor com ela.

Em meio aos anos loucos e vibrantes da Paris dos anos 1920, o longa traz um retrato da mente de um artista em funcionamento.

A diretora Anne Fontaine fez um filme muito inspirador, que coloca o espectador dentro da trama, no ritmo do que parece ter sido a vida de Maurice Ravel.

O elenco está muito bem entrosado, com excelentes atuações. O ator Raphaël Personnaz é o destaque do filme, com seu ótimo Ravel, sendo contido, enigmático e emocional, na medida certa.

O filme mostra todo o processo criativo, e a falta dele no compositor, apresentando seus momentos de aflição, muito bem retratados em cena.

“Bolero, A Melodia Eterna” é um excelente filme, feito para os amantes dessa obra-prima, para os fãs do compositor, e para os fãs do cinema bem feito e de bom gosto. Recomendo muito.

 

Nenhum comentário:

Estrela de "A Hora da Estrela", Marcélia Catarxo Revisita Universo Lírico de Clarice Lispector em LISPECTORANTE

Inspirado no universo literário da escritora Clarice Lispector, LISPECTORANTE chega aos cinemas em 8 de maio, narrando a história de uma art...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba