MILTON BITUCA NASCIMENTO Estreia nos Cinemas de Todo o País Nesta Quinta (20): “É MUITA FELICIDADE”, diz MILTON

MILTON BITUCA NASCIMENTO, road movie que celebra a turnê de despedida de um dos maiores artistas da música brasileira, chega aos cinemas de todo o país nesta quinta-feira (20), com distribuição da Gullane+. Dirigido por Flavia Moraes, que acompanhou o Bituca de perto durante cerca de dois anos, o filme revela a conexão profunda do ídolo com seus fãs, entre os quais personalidades relevantes do Brasil e do mundo, enquanto propõe reflexões sobre potência, legado e finitude.

O documentário entra em cartaz nas seguintes cidades brasileiras: Aracaju (SE), Barbacena (MG), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Caxias do Sul (RS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Guaxupé (MG), Maceió (AL), Manaus (AM), Niterói (RJ), Osasco (SP), Palmas (TO), Petrópolis (RJ), Poços de Caldas (MG), Porto Alegre (RS), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP) e Uberaba (MG).

"Meu sentimento em relação ao filme é de muita felicidade, principalmente quando penso nos tantos amigos preciosos que a vida me deu e que estão ali presentes”, afirma Milton Nascimento. “Sou grato por todo o carinho e amor que recebo de tanta gente. Durante toda a minha trajetória, fui guiado pelas amizades e pela música e isso é o que realmente importa na minha vida."

Com mais de 40 depoimentos de figuras como Gilberto Gil, Mano Brown, Spike Lee, Quincy Jones e Djamila Ribeiro, o doc reflete sobre o poder da obra e do próprio Bituca, cujas criações encantaram e seguem encantando fãs de música pelo mundo inteiro. Assim, MILTON BITUCA NASCIMENTO pergunta para o próprio espectador: o que explica a mística por trás do autor de faixas como “Travessia”, “Maria, Maria” e “Cais”? E mais: o que o artista tem de tão especial, que torna suas canções tão significativas para o público, mas também vira objeto de estudo em renomadas universidades?

Desta forma, o documentário reúne um material ímpar, capaz não só de reconhecer a grandiosidade do ídolo, mas também revelar a identificação humana e espiritual que ele criou com suas dezenas de álbuns. Tudo isso embalado, é claro, pelos grandes clássicos da discografia do Bituca.

MILTON BITUCA NASCIMENTO é uma produção do Canal Azul, Gullane, Nascimento Música e Claro, em associação com Why? Stories Matter, Vital Studios e MoonSailor. O documentário conta com distribuição da Gullane+ e com o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo, e apoio institucional da ANCINE. 


Sinopse

MILTON BITUCA NASCIMENTO é o documentário que parte da turnê de despedida de Milton Nascimento, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, para entender a complexidade simples de sua obra e da alma brasileira.

Ficha técnica

Dirigido por Flavia Moraes

Roteiro por Marcélo Ferla e Flavia Moraes

Consultoria Artística de Augusto Nascimento

Direção de fotografia: Pedro Rocha

Montagem: Laura Brum e Flavia Moraes

Direção Musical e Trilha Sonora Original: Victor Pozas e Rafael Langoni

Música: Milton Nascimento

Produção Executiva: Liz Reis, Ana Vezzi, Gabriela Tocchio, Ana Saito, Pablo Torrecillas 

Produzido por: Augusto Nascimento, Ricardo Aidar, Larissa Prado, Andre Novis, Caio Gullane, Fabiano Gullane.

Produtores associados: Flavia Moraes, Victor Pozas, Rafael Langoni

Produção: Canal Azul, Nascimento Música, Gullane e Claro

Distribuição: Gullane+

Nenhum comentário:

Estrela de "A Hora da Estrela", Marcélia Catarxo Revisita Universo Lírico de Clarice Lispector em LISPECTORANTE

Inspirado no universo literário da escritora Clarice Lispector, LISPECTORANTE chega aos cinemas em 8 de maio, narrando a história de uma art...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba