No Aniversário de Luiza Melodia, Diretora Alessandra Dorgan Celebra Obra e História do Músico: “LEGADO QUE PERMANECE”

Há 74 anos nascia no Rio de Janeiro Luiz Melodia, um cantor e compositor que conquistou o país com seus versos profundos e poéticos, embalados por uma mescla de ritmos e influências tão original que descrevê-lo como “único” não seria um exagero. Pelo contrário. “São poucos os artistas que têm ou tiveram a coragem dele”, afirma a jornalista Patrícia Palumbo que, ao lado da diretora Alessandra Dorgan, idealizou o documentário sobre o músico, LUIZ MELODIA - NO CORAÇÃO DO BRASIL. 

“A obra dele pode ser vista e revista, ontem e hoje, e ela continua fazendo sentido. O que ele criou é gigantesco, um legado que permanece”, frisa Dorgan, dias antes de lançar o filme nos cinemas, em 16 de janeiro, com distribuição da Embaúba Filmes.

LUIZ MELODIA - NO CORAÇÃO DO BRASIL

“A história dele é atemporal, não para de se repetir no Brasil”,  analisa a diretora. “Um cara preto, do morro do Rio de Janeiro, vindo de uma família extremamente humilde, que sonhou viver da arte e foi atrás. Resistiu, foi íntegro quanto ao que acreditava e bateu de frente com quem achou que precisava. Sua história deixa muito para inspirar as pessoas, especialmente as novas gerações.”

É justamente esta história que Dorgan, Palumbo e o roteirista Joaquim Castro revisitam em LUIZ MELODIA - NO CORAÇÃO DO BRASIL. Propondo uma viagem sonora e visual pela carreira do cantor e compositor, repleta de arquivos inéditos e raros, o filme oferece a chance do artista, que por anos foi taxado de "maldito", contar sua própria trajetória. Assim, mais do que manter viva sua memória e sua obra, o documentário retoma o espírito do artista, que não teve medo de abraçar sua liberdade musical, mesmo quando isso significou desafiar as normas da indústria ou da própria cultura brasileira.

Por isso, durante os sete anos da confecção de LUIZ MELODIA - NO CORAÇÃO DO BRASIL, foi importante para a equipe que as escolhas criativas do doc refletissem o espírito do cantor. “Quando a gente sai do convencional – de fazer um filme engessado, cronológico e que recorre sempre a depoimentos – e o traz contando sua própria história e amarra tudo com uma montagem poética, fluida e muito musical, a gente reflete o artista que ele foi”, explica Dorgan. “De certa forma, o filme tem o DNA dele. Tem a nossa visão e a nossa escuta, mas tem o DNA dele.”

Descrito pela cineasta como uma espécie de reencontro entre Melodia e seus fãs, LUIZ MELODIA - NO CORAÇÃO DO BRASIL chega aos cinemas em 16 de janeiro, com distribuição da Embaúba Filmes.  


Sinopse

O documentário musical “Luiz Melodia - No Coração do Brasil” narrado todo em primeira pessoa, busca dar voz ao artista, que ao abraçar sua liberdade musical e originalidade, desafiou muitas normas no mercado fonográfico e cultural brasileiro. Esculpido com materiais raros e inéditos de arquivo, reflete a importância cultural de seu legado e da cena musical ao qual contribuiu ativamente a partir dos anos 70.

Ficha Técnica

Direção:

ALESSANDRA DORGAN

Direção Musical:

PATRICIA PALUMBO

Empresa Produtora:

BIGBONSAI

Empresa Coprodutora:

MUK PRODUÇÕES, PLATE FILMES

Roteiro

ALESSANDRA DORGAN, PATRICIA PALUMBO, JOAQUIM CASTRO

Pesquisa:

CAMILA CAMARGO

Produção:

CAMILA NUNES, DANIEL GAGGINI, DEBORAH OSBORN, FELIPE BRISO

Produção Executiva:

CAMILA NUNES, DANIEL GAGGINI

Montagem e Desenho de Som:

JOAQUIM CASTRO

Produtores Associados:

Jane Reis e Temporal Filmes

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Aqui" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Aqui”, dirigido pelo cineasta Robert Zemeckis, que também dirigiu, nada mais, nada menos que “Forrest Gu...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba