Crítica Filme "A Redenção - A História Real de Bonhoeffer" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “A Redenção - A História Real de Bonhoeffer” sob a direção do cineasta Todd Komarnicki, que também dirigiu “Amor e Guerra” de 2003.

Dietrich Bonhoeffer (Jonas Dassler), um pastor luterano e teólogo, é um homem de fé inabalável, pregando o amor e a paz.

No entanto, quando o regime de Adolf Hitler (Marc Bessant) inicia sua campanha genocida, Bonhoeffer se vê diante de um dilema moral impossível: continuar sua missão de pregar o evangelho ou lutar ativamente contra o regime que está destruindo a humanidade?

Envolvido em uma conspiração para assassinar Hitler, Bonhoeffer se torna um dos principais membros de um grupo de resistência, que, embora envolvido com a fé cristã, enfrenta o dilema de recorrer à violência para derrotar o mal.

À medida que a trama se desenrola, Bonhoeffer é forçado a confrontar sua própria moralidade. Ele precisa decidir entre manter sua integridade religiosa e suas convicções pessoais ou arriscar tudo, inclusive sua vida, para salvar milhões de judeus e acabar com o regime de Hitler.

O diretor Todd Komarnicki conta a história de Bonhoeffer desde sua infância. Ele nos mostra como era a sua vida quando pequeno, quando acontecia a primeira guerra mundial e um de seus irmãos foi para o front.

Isso é bastante interessante, pois ele nos mostra como era o ambiente familiar e mundial da época, os quais formaram a personalidade desse personagem da vida real, que, como eu, acredito que muitos não conheciam.

Dietrich Bonhoeffer (1906/1945) foi um teólogo, filósofo, pastor luterano, membro da resistência alemã antinazista e membro fundador da Igreja Confessante, ala da igreja evangélica contrária à política nazista.

Gostei muito de conhecer uma história de alemães, dentro da Alemanha, lutando contra os nazistas. Sei que existem muitas, mas, elas não são mostradas o suficiente, então esse filme é um verdadeiro oásis.

O longa é muito bem feito, mas, não tem uma boa montagem. Como ele não segue uma linha do tempo sequencial, em alguns momentos, ficou difícil criar uma ligação com o personagem, pois, ele já aparecia inserido em alguma trama, e a plateia ainda não tinha conhecimento do fato, então, não criava uma empatia maior com ele.

Mas, tirando esse problema, e conseguindo entender para onde a história caminhava, ficou tudo certo.

Conhecer outros pontos de vistas é essencial para entendermos a história da humanidade. 

E esse filme “A Redenção - A História Real de Bonhoeffer” nos dá novos olhares sobre um dos maiores genocídios da história. 

E é muito importante que todos assistam e fiquem atentos, para que algo parecido, nunca mais aconteça. Recomendo.

 

Nenhum comentário:

SING SING Tem Trailer Oficial Divulgado

A Diamond Films acaba de lançar o trailer oficial de SING SING, de Greg Kwedar. Inspirado em histórias reais sobre resiliência, humanidade e...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba