Quem é Joaquim da Costa Ribeiro, Que Tem sua História Contada em TERMODIELÉTRICO

TERMODIELÉTRICO é o primeiro longa dirigido por Ana Costa Ribeiro. Nele, somos convidados a conhecer um pouco mais sobre a história de sua família e, mais precisamente, de seu avô. Por meio de fotos e filmes de época, a cineasta transporta o espectador para o século passado para contar a importância de seu familiar na história da física mundial. Com passagens pelo Festival do Rio e pela Mostra de Cinema em São Paulo, o longa teve sua première mundial no IDFA, na Holanda, na Envision Competition (mostra dedicada a filmes com experimentação de linguagem) e conta com distribuição da Embaúba Filmes.

Para a comunidade física, o nome Joaquim da Costa Ribeiro é bastante conhecido, ele é o descobridor do fenômeno termodielétrico – processo que revela a geração de correntes elétricas associadas à mudança de estado físico de certos materiais. Este termo dá nome ao filme.

QUEM FOI ESSA IMPORTANTE FIGURA?

Carioca, Joaquim da Costa Ribeiro foi formado em engenharia pela Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1928. Logo após conseguir seu diploma, foi trabalhar como pesquisador no Instituto Nacional de Pesquisa, além de lecionar em outros lugares.

Ao longo dos anos, Costa Ribeiro foi estudando novas maneiras de medir a radioatividade dos materiais, em especial nos minerais brasileiros a partir da década de 40. Seu principal foco nos estudos era a produção de eletretos (sólidos que possuem eletricidade por natureza).

Foi, durante suas pesquisas e estudos que o físico percebeu que a corrente elétrica era desnecessária para um eletreto, afinal, eles possuem eletricidade por natureza, não havendo necessidade de serem estimulados. E como ele percebeu isso? A partir da solidificação do material, após ser derretido no aquecimento. Assim, ele descobriu que a mudança de estado físico por si só é capaz de eletrificar um material. 

E assim foi descoberto o fenômeno TERMODIELÉTRICO em 1944.

Por sua contribuição, Costa Ribeiro recebeu diversas honrarias em sua vida, como o Prêmio Einstein, da Academia Brasileira de Ciências, em 1953; foi o primeiro delegado do Brasil junto ao Comitê Consultivo das Nações Unidas para aplicações pacíficas de energia nuclear; foi um dos fundadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; e recebeu o nome de um prêmio, o Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro, da Sociedade Brasileira de Física, por suas diversas contribuições à física e à ciência.

Ana Costa Ribeiro, sua neta, nos convida a partir do filme, a adentrar na vida profissional e pessoal desta importante figura, por meio de arquivos de fotos e vídeos pessoais e públicos. TERMODIELÉTRICO conta com distribuição da Embaúba Filmes e estreia dia 10 de outubro nos cinemas.

Nenhum comentário:

Estrela de "A Hora da Estrela", Marcélia Catarxo Revisita Universo Lírico de Clarice Lispector em LISPECTORANTE

Inspirado no universo literário da escritora Clarice Lispector, LISPECTORANTE chega aos cinemas em 8 de maio, narrando a história de uma art...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba