Segunda semana do 50.º Festival Sesc Melhores Filmes

A segunda semana da 50ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes traz diversos destaques, entre os filmes mais votados, inéditos, faixa histórica e a Homenagem a Zezé Motta, com a presença da atriz, no dia 17, para apresentar a sessão aberta ao público do longa premiado "Xica da Silva", de Cacá Diegues. 

Realizado pelo Sesc São Paulo, o Festival Sesc Melhores Filmes segue até 24 de abril, oferecendo no CineSesc e na plataforma Sesc Digital uma programação com filmes nacionais e estrangeiros que foram destaques em 2023, além de encontros e atividades com realizadores e pensadores do cinema.  

A Sessão Especial nesta semana exibe o inédito A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora, uma coprodução Brasil e Portugal, que acompanha, ao longo de décadas a luta do povo indígena Krahô contra os fazendeiros invasores de suas terras. 

A Faixa Histórica, que traz com clássicos do cinema brasileiro restaurados que foram premiados nas cinco décadas do festival, tem Pixote: A Lei Do Mais Fraco, de Hector Babenco, Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert e Terra Estrangeira, de Walter Salles e Daniela Thomas. 

Em Conversas, que acontece no saguão do CineSesc gratuitamente no dia 16, das 19h30 às 20h30, o tema do bate-papo é Cinema em Tempos de Inteligência Artificial, com Raquel Lemos e Tania Viana e mediado por Renato Gonçalves. 

O CineClubinho exibe no dia 14, gratuitamente, a animação brasileira Perlimps!, de Alê Abreu (dia 14). Antes da sessão, às 14h, acontece no saguão do CineSesc a atividade Pequena Cinemato-Gráfica: Fazendo um cartaz analógico do seu filme, com Anike Laurita , que convida crianças e adultos para uma experiencia lúdica que perpassa o universo do cinema de animação: fazer um cartaz analógico do seu próprio filme. 

A semana termina com a Homenagem a Zezé Motta, que estará presente para apresentar a exibição de Xica da Silva, de Cacá Diegues, em cópia restaurada. A sessão gratuita é dia 17/04, às 20h30, com distribuição de ingressos a partir das 19h30. 

Criado em 1974, o Festival Sesc Melhores Filmes é o primeiro festival de cinema de São Paulo. Ele oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade. Em 50 anos de realização, o festival já exibiu centenas de longas-metragens brasileiros e estrangeiros. Em 2010, inovou ao ser o primeiro evento do gênero a disponibilizar sua programação com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, Libras e legendagem descritiva para assegurar a amplitude da ação do Sesc na atenção aos diversos públicos. 

Os ingressos para as sessões do 50º Festival Sesc Melhores Filmes têm valor único de R$10,00. Já as exibições da Faixa Histórica, CineClubinho e Sessões Especiais, com apresentação e debates, são gratuitas, com retirada de ingresso 1h antes na bilheteria do CineSesc. Até o fim do festival, em 24 de abril, são 13 atividades e filmes, incluindo o encerramento, em 24/04, A Batalha da Rua Maria Antônia, de Vera Egito. Além das sessões na plataforma Sesc Digital, que também recebe programação do Melhores, com a disponibilização gratuita de nove títulos. 

### 50º Festival Sesc Melhores Filmes ###

www.sescsp.org.br/melhoresfilmes

Programação de 11 a 17 de abril

Nenhum comentário:

Canal Brasil reexibe episódios de "O Papel da Vida", conduzidos por Marina Person

“ O Papel da Vida ”, programa apresentado por Marina Person durante 2 anos no Canal Brasil, terá alguns episódios reprisados a partir de seg...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba